O Mês em Resumo: Morrem Pelé e Bento XVI, Lula monta o governo, baderna bolsonarista tumultua Brasília, Messi leva a Argentina à glória e Brasil fracassa de novo

Nossa última retrospectiva mensal traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de dezembro. 

29 de dezembro de 2022, dia que o mundo do futebol chora a morte do Rei Pelé. Aos 82 anos o atleta do século morre depois de uma longa batalha contra o câncer no cólon e por ficar um mês internado no Hospital Albert Einstein. Maior jogador da história com mais de 1200 gols marcados por Santos, seleção brasileira e Cosmos o Rei virou eterno e o maior jogador que a história do futebol já conheceu.
 
 
Hoje, 31 de dezembro morre o papa emérito Bento XVI aos 95 anos. Bento XVI sucedeu o Papa João Paulo II em 2005 e seu pontificado durou oito anos renunciando em 2013 devido à idade avançada sendo substituído pelo Papa Francisco se tornando papa emérito. 
 

Luís Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin são diplomados e aptos a tomar posse como presidente e vice-presidente. A cerimônia foi no dia 12 no TSE. Lula voltou a se emocionar assim como foi em 2002 e exaltou a defesa veemente da democracia. Na mesma cerimônia o presidente do TSE Alexandre de Moraes deu o recado aqueles que tentam atrapalhar o processo prometendo punir com rigor quem se ousa a atrapalhar a democracia.

Só que horas depois da diplomação os bolsonaristas resolveram botar o terror. A prisão do líder indígena José Acácio Xavante foi o combustível para a ação vandalista dos bolsonaristas que transformaram Brasília numa praça de guerra com veículos incendiados e prédios depredados. No dia 15 a Polícia Federal determina a prisão de quatro pessoas acusadas de organizar os atos antidemocráticos e no dia 29 sete pessoas ligadas ao radicalismo são presas.

Na véspera de Natal um artefato foi detectado nas imediações do Aeroporto de Brasília e os militares detectaram presença de explosivos, horas depois a polícia localizou George Washington de Sousa, empresário paraense que estava em Brasília e participava dos atos antidemocráticos e no apartamento onde mora foi encontrado um arsenal com armas de alto calibre. O bolsonarista disse em depoimento que iria explodir o artefato para causar o caos em Brasília e por conta disso a segurança da posse de Lula teve de ser reforçada. Jair Bolsonaro que está à poucas horas de deixar o poder criticou os atos em live condenando a ação terrorista. Bolsonaro deixou o país e não passará a faixa presidencial.

O presidente eleito Lula monta a equipe que irá compor o ministério. Na área econômica Fernando Haddad será ministro da Fazenda, Aloísio Mercadante será presidente do BNDES, Camilo Santana será o ministro da educação, Nísia Trindade será ministra da saúde, Alexandre Padilha será ministro das relações internacionais, Geraldo Alckmin será além de vice-presidente ministro da Indústria e Comércio, Margareth Menezes será ministra da Cultura, Wellington Dias, ministro do desenvolvimento social, Luiz Marinho no trabalho, Ana Moser será ministra dos esportes, Simone Tebet assume a pasta do planejamento e Marina Silva volta a ser ministra do meio ambiente.

Aprovada a lei das estatais flexibilizando restrições para que políticos sejam nomeados para assumir cargos na presidência de estatais e a mudança abre caminho para a nomeação de Aloísio Mercadante. No dia 19 o orçamento secreto foi derrubado por maioria dos ministros do Supremo por 6 x 5. A PEC da transição foi aprovada no Congresso e ampliará o teto de gastos por 1 ano, com isso o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família será mantido. 

Depois de seis anos o ex-governador do Rio Sérgio Cabral é transferido pro regime de prisão domiciliar. Condenado a 425 anos pela Lava Jato ele passa a cumprir a pena em um apartamento pois ele era o último político preso pela operação Lava Jato.

O bilionário Elon Musk deixará de ser o CEO do Twitter, dias depois de suspender contas de jornalistas que o criticavam. Musk desde que assumiu o controle do aplicativo de mensagens tem adotado medidas polêmicas.

Tragédia em Ceilândia: três pessoas morrem eletrocutadas devido à queda de um cabo de alta tensão da Neoenergia. Sophia Emanuelly (5 anos), Kelvin Michel (14 anos) e Karina Madureira (17 anos) sofreram a descarga e não resistiram. Diante de inúmeros pedidos feitos para trocar o fio a empresa só trocou depois da tragédia. E em outra tragédia envolvendo familiares cinco pessoas morreram afogadas no Rio Tietê ao cair de um poço.

No Peru a tentativa de golpe imposta por Pedro Castillo termina em fracasso. Ao dissolver o Congresso e decretar estado de exceção acaba ficando isolado. Os parlamentares decidem destituí-lo do cargo e determinaram sua prisão. A vice, Dina Boluarte assume o poder e enfrenta uma série de protestos levando a decretar estado de emergência por 30 dias e o Congresso decidiu antecipar para abril de 2024 a eleição presidencial.

Na Argentina a vice-presidente Cristina Kirchner é condenada a 6 anos de prisão por desvio de dinheiro público, mas ela não deverá ser presa.

A CNN promove um passaralho demitindo 120 profissionais entre jornalistas, produtores e apresentadores entre eles Monalisa Perrone, Sidney Rezende, Marcela Rahal entre outros. A emissora passa por crise econômica e as demissões em massa são pra contenção de custos. Ainda sobre televisão tivemos o decreto de Jair Bolsonaro que renova em 15 anos as concessões da Globo, SBT, Record e Band e novas saídas na Globo entre as quais a atriz Fernanda Montenegro e o jornalista Ernesto Paglia.




Depois de 36 anos a Argentina se sagra tricampeã conquistando a Copa do Mundo do Catar numa final épica contra a França de Mbappé na decisão por pênaltis. Messi faz dois gols na final e foi o líder da conquista argentina além de ser escolhido o craque da Copa do Mundo. Na volta pra casa mais de 5 milhões de argentinos lotaram o centro de Buenos Aires para saudar os campeões.




E mais uma vez o sonho do hexa para nas quartas de final ao ser eliminado pela seleção da Croácia, mais uma seleção europeia. A seleção brasileira luta por 104 minutos e marca com Neymar num golaço antológico, mas faltando quatro minutos pra acabar o jogo no segundo tempo da prorrogação num lance infeliz um erro fatal permite o contra ataque da Croácia que marca seu gol e leva o jogo a ser decidido nos pênaltis. Rodrygo e Marquinhos acabam errando suas cobranças e a Croácia vence a série indo pra semifinal e termina a Copa em terceiro lugar ao vencer o Marrocos por 2 x 1. Tite deixou o comando da seleção que termina a Copa no sétimo lugar, na pior posição desde 1990 e dias depois da eliminação é assaltado e cobrado de forma pátética pelo bandido pela eliminação. O único consolo da participação brasileira é ter o gol mais bonito da Copa e o escolhido foi o segundo gol de Richarlison, um voleio espetacular na vitória sobre a Sérvia na estreia do time.

Fora da Copa três notícias do futebol: O atacante Endrick, joia palmeirense foi vendido ao Real Madrid por R$ 393 milhões (70 milhões de euros) e se apresentará aos galáticos em 2024 quando completar 18 anos e o técnico português Vitor Pereira entra em acordo para ser técnico do Flamengo na próxima temporada. E na véspera do Natal o Grêmio acertou a contratação de Luis Suarez, atacante uruguaio que jogará por duas temporadas. 


Na Stock Car Rubens Barrichello faz história aos 50 anos conquistando seu segundo título na categoria numa decisão polêmica em Interlagos. Rubinho se beneficiou da confusão envolvendo Gabriel Casagrande que foi desclassificado e Daniel Serra que saiu da prova pra ser campeão.

Primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras Nélida Piñon morre no dia 17 aos 85 anos. Escritora que publicou mais de 20 livros que foram traduzidos em 30 países e em 1989 assumiu a cadeira de presidente da ABL.

Ator de várias novelas de sucesso na TV Globo o ator Pedro Paulo Rangel morre no dia 21 aos 74 anos devido à complicações de um enfisema pulmonar. Dentre as novelas onde atuou destaque para Gabriela (1975), Vale Tudo (1988), Pedra Sobre Pedra (1992)  e Belíssima (2005) além de ter feito parte do elenco do humorístico TV Pirata.

Diretor de novelas com passagens por Globo, Tupi e SBT Reynaldo Boury morre no dia 25 aos 90 anos. Boury dirigiu várias novelas e no canal de Silvio Santos foi diretor da versão brasileira de Carrossel exibida em 2012 além de Chiquititas, Cúmplices de um resgate e As Aventuras de Poliana.


Dois ex-pilotos franceses de Fórmula 1 morreram em dezembro: no dia 4 morria Patrick Tambay que competiu entre 1977 e 1986 vencendo duas corridas pela Ferrari e no dia 23 Philippe Streiff morre aos 67 anos e em 1989 sofreu um acidente grave durante testes pro GP Brasil que era disputado em Jacarepaguá e acabou ficando tetraplégico. 

Jornalista com passagens por emissoras como Manchete, SBT, Record, TV Brasília onde foi apresentador do Brasília Alerta e do Canal de Debate e Band onde era diretor de jornalismo em Brasília desde 2011 Sérgio Amaral morre no dia 7 aos 66 anos depois de travar uma luta contra o câncer há cinco anos.  





 

Outras mortes de dezembro: Márcia Manfredini (5 de dezembro), atriz que fez várias novelas e um dos papéis de destaque foi o de Abigail em A Grande Família, Kirstie Alley (5 de dezembro), atriz norte americana que fez filmes de sucesso como Olha quem está falando e Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, Monsenhor Jonas Abib (13 de dezembro), fundador da comunidade católica Canção Nova e dedicou sua vida à evangelização dos jovens, Isaías Raw (13 de dezembro), médico, pesquisador e ex-diretor do Instituto Butantan, Jair Bala (27 de dezembro), ex-jogador de futebol que foi ídolo no América Mineiro, Vivienne Westwood (29 de dezembro), estilista britânica que ajudou a difundir a moda punk na Inglaterra nos anos 1980 e Barbara Walters (30 de dezembro), primeira âncora feminina dos telejornais da televisão dos Estados Unidos pela rede ABC onde foi também correspondente internacional.

O quadro volta em janeiro de 2023.

Postar um comentário

0 Comentários