Entramos na semana decisiva da campanha eleitoral e nessa semana a nossa série sobre eleições relembra como foram as eleições presidenciais de 2010.
O segundo mandato de Lula na presidência ficou marcado pela crise financeira mundial que abateu o mundo em 2008, crise que segundo ele não passava de marolinha, assim o Brasil atravessou incólume pela tempestade. O cenário para 2010 se desenhava com PT e PSDB novamente dividindo a atenção.
Dilma Rousseff chegou ao governo Lula como ministra das Minas e Energia e em 2005 com a queda de José Dirceu assumiu a Casa Civil, daí foi a escolhida por Lula para ser candidata do PT tendo como vice Michel Temer, o PSDB apostou em José Serra que havia sido derrotado em 2002, Marina Silva que deixou o PT e foi para o Partido Verde, já Ciro Gomes não conseguiu ser candidato pois vinha de baixo desempenho nas pesquisas e o PSB desistiu da pré-candidatura. Houve debates na Band, Record e Globo além do primeiro debate via internet promovido pelo portal UOL e pela Folha de S.Paulo e os quatro mais bem colocados participaram das contendas.
Lista dos candidatos à eleição de 2010
- Dilma Rousseff (PT)
- Zé Maria (PSTU)
- Ivan Pinheiro (PCB)
- José Maria Eymael (PSDC)
- Levy Fidélix (PRTB)
- Rui Costa Pimenta (PCO)
- Marina Silva (PV)
- José Serra (PSDB)
- Plínio de Arruda Sampaio (PSOL)
O primeiro turno realizado em 3 de outubro colocou Dilma e Serra no segundo turno e veio questões espinhosas como as declarações de Dilma sobre a descriminalização do aborto e um polêmico caso envolvendo José Serra com a tal bolinha de papel. E veio o segundo turno em 31 de outubro e pela primeira vez a mulher chegava à presidência. Dilma Rousseff venceu o pleito com 56% dos votos contra 44% de Serra mantendo o PT no poder.
Aqui como os jornais e revistas noticiaram a eleição de Dilma.
A série prossegue na quarta feira com a eleição de 2014.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.