A história das eleições na redemocratização: Lula lá, na quarta tentativa a vitória em 2002

Kleber Nunes
By -
0

Dando continuidade à série especial que relembra eleições presidenciais passadas chegamos à eleição de 2002, a primeira do século XXI.

O segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso começou com uma grave crise econômica que culminou em crise cambial no começo de 1999 resultando em queda de vários indicadores econômicos. O presidente teve de fazer uma ruptura na política cambial quando o Real foi desvalorizado e o Banco Central adota a livre flutuação do dólar.  


Além da crise cambial o governo de FHC II enfrentou uma grave crise no setor de energia, nos tempos do apagão em 2001. A crise obrigou os brasileiros a racionarem o consumo de energia. O cenário internacional se agravou com a crise na Argentina e principalmente nos atentados de 11 de setembro quando aviões foram sequestrados e atingiram as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York.


 

Havia uma certa desconfiança de investidores que temiam por uma vitória de um candidato de esquerda e isso ficou concreto quando Lula subia nas pesquisas e o Risco Brasil também subia. Para acalmar o mercado Lula tomou uma medida radical ao divulgar a Carta aos Brasileiros se comprometendo a não tomar medidas que causassem pânico no mercado caso fosse vencedor na eleição. E para ampliar o leque escolhe como vice o empresário José Alencar que constrói uma sólida aliança. Era o Lula paz e amor deixando de lado a imagem radical que sempre o caracterizou.


 

A campanha eleitoral foi agitada. No início despontou a candidatura de Roseana Sarney, então governadora do Maranhão, mas a candidatura foi implodida depois de operação da Polícia Federal que apurou esquemas suspeitos de corrupção na empresa Lunus de seu marido Jorge Murad. Sem Roseana o cenário foi se desenhando e vieram as candidaturas de Ciro Gomes, Anthony Garotinho e José Serra para serem o contraponto à candidatura de Lula que depois de três tentativas frustradas partiria para a quarta chance de chegar ao poder.

Nos jingles mensagens de esperança e mudança. Depois da ausência de debates em 98 houve vários debates em 2002 na Band, Record e Globo e pela primeira vez os principais candidatos à presidente foram sabatinados na bancada do Jornal Nacional por William Bonner e Fátima Bernardes, o que seria tradição no principal telejornal do país. 

Lista de candidatos à eleição presidencial de 2002

  • Luís Inácio Lula da Silva (PT)
  • Zé Maria (PSTU)
  • Ciro Gomes (PPS)
  • Rui Costa Pimenta (PCO)
  • Anthony Garotinho (PSB)
  • José Serra (PSDB)


O primeiro turno foi realizado em 6 de outubro e Lula obteve 40 milhões de votos, mas não o suficiente pra liquidar a parada em primeiro turno em função dos votos de Ciro e Garotinho. No segundo turno a campanha ganha tons de drama quando a atriz Regina Duarte apareceu no programa do candidato José Serra dizendo ter medo do que aconteceria no Brasil se Lula vencesse. Ciro e Garotinho aderiram à campanha de Lula assim como figuras expressivas da sociedade. No dia 27 de outubro que foi o aniversário Lula ganhou seu maior presente até então. O voto de mais de 52 milhões de brasileiros (61%) deu a Lula a oportunidade de finalmente subir ao poder. O Partido dos Trabalhadores alcançava um novo status e Lula entrava pra história como o primeiro presidente eleito vindo do povo na maior votação já alcançada na história das eleições modernas no Brasil.

Em 2002 passava por um momento difícil na minha vida pois havia perdido minha coleção de revistas e depois da Copa vinha a eleição e fui trabalhar na campanha pedindo votos para o candidato Mauro Martinelli que se candidatava à deputado federal, já meus irmãos fizeram campanha pro Pedro Passos que era amigo de meu falecido tio Luizinho e era candidato a deputado distrital. Ter participado da campanha em 2002 foi bem legal, pois pude participar de vários bandeiraços, cafés da manhã, visitas e panfletagens e cheguei a fazer figuração no horário político do candidato que infelizmente não se elegeu. 











Aqui as manchetes de jornais e revistas que trouxeram esse momento histórico na democracia.

A série prossegue nesta sexta com a eleição presidencial de 2006.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!