A série especial do Blog de knunes que revisita eleições presidenciais do passado traz hoje a eleição presidencial de 2006.
A eleição de 2006 é realizada em meio á reorganização das forças políticas. O primeiro mandato de Lula vinha sendo marcado por frases de efeito e pouca ação, ao mesmo tempo revelou - se a outra face do PT que era escondida do povo. Em junho de 2005 uma entrevista de Roberto Jefferson à Renata Lo Prete publicada na Folha de S.Paulo deu origem ao escândalo do mensalão, uma série de práticas feitas acusando o PT de pagar a vários deputados R$ 30 mil e o mentor do esquema era José Dirceu que era ministro chefe da Casa Civil.
A série de denúncias desmoralizou o PT no qual muitos achavam ser ético, mas era um partido igual aos outros e durante o ano de 2005 ocorriam fatos pitorescos como o flagra de dinheiro na cueca e a dança do mensalão protagonizada pela deputada Angela Guadagnin. Assim o cenário para a eleição de 2006 se desenhou e Lula foi o candidato do PT, o PSDB apostou em Geraldo Alckmin que apostou em bater forte no PT por conta da corrupção e a resposta do partido foi nos programas sociais e no crescimento da economia.
Mas no meio disso tudo surgiu uma imagem emblemática: a divulgação da foto de uma pilha de dinheiro no valor de R$ 1,7 milhão que foi usado para comprar um dossiê contra os tucanos intermediada por Gedimar Passos e Valdebran Padilha.
Lista dos candidatos à eleição presidencial de 2006
- Cristovam Buarque (PDT)
- Luís Inácio Lula da Silva (PT)
- Luciano Bivar (PSL)
- José Maria Eymael (PSDC)
- Ana Maria Rangel (PRP)
- Geraldo Alckmin (PSDB)
- Heloísa Helena (PSOL)
- Rui Costa Pimenta (PCO) chegou a lançar candidatura, mas foi indeferida
No dia 1º de outubro foi realizada a votação em primeiro turno e Lula venceu com Alckmin obtendo 41%. O que se viu nos dias que se seguiram ao segundo turno foi a queda de votos do tucano e no segundo turno 58 milhões de votos deram a Lula o segundo mandato e Alckmin acabou perdendo votos. Hoje os dois adversários são companheiros de chapa na eleição presidencial de 2022.
Aqui as manchetes dos jornais e revistas sobre a reeleição de Lula.
Na segunda vamos relembrar a eleição de 2010 e a chegada ao poder de uma mulher.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.