A semana que passou fica marcada pelo desaparecimento de um jornalista inglês e um indigenista e move a sociedade.
1 - Desaparecimento na Amazônia: O jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Araújo estão desaparecidos desde o começo da semana. Os dois foram até o Vale do Javari fazer uma reportagem investigativa e misteriosamente desapareceram. A área é reduto de garimpo ilegal e tráfico de drogas. A justiça prendeu um suspeito depois que foram encontrados vestígios de sangue na lancha. O garimpeiro Amarildo da Costa Pereira, conhecido como Pelado foi visto por ribeirinhos. O caso mobilizou a sociedade que exige uma investigação rigorosa do caso. Houve protestos em Londres e em Los Angeles o presidente Jair Bolsonaro disse que os dois fizeram uma aventura, o que gerou mais revolta. A ONU fez duras críticas ao governo brasileiro e as buscas já vão pro sexto dia.
2 - Varíola dos macacos: O Brasil teve nesta semana o primeiro caso confirmado da varíola dos macacos. Um morador de São Paulo de 41 anos viajou até a Europa e foi contaminado com a doença. Ele está isolado desde segunda feira no Instituto Emílio Ribas e vem se recuperando.
3 - Caso retomado: 30 anos depois um exame de DNA confirmou que era mesmo de Leandro Bossi, uma das crianças que desapareceram misteriosamente em Guaratuba no ano de 1992. O caso chocou o país na época e na mesma época outra criança, Evandro Caetano também desapareceu.
4 - Um país de famintos: Um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar aponta que de 2020 para 2022 o número de pessoas famintas dobrou saltando de 14 milhões para 33 milhões, tristemente regredindo para os anos 90. A pandemia de Covid-19 agravou os índices e ao mesmo tempo a pobreza e a miséria também ajudaram no aumento de famintos.
5 - Sem mandato: O STF decidiu não devolver os mandatos a dois deputados aliados de Jair Bolsonaro: Valdevan Novenya e Fernando Francischini haviam sido cassados pelo TSE, mas decisão do ministro Kássio Nunes Marques reverteu, só que não. Por 3 votos a 2 o Supremo decidiu que os mandatos sejam cassados e ponto.
Imagem da semana
A pergunta que não quer calar: Onde estão Bruno e Dom? O Brasil e o mundo espera uma resposta clara a esse desaparecimento que macula mais uma vez a credibilidade do país lá fora.
Semana que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.