A semana termina e as instituições demonstram força contra os ataques ao processo eleitoral e o blefe de Elon Musk no processo de compra do Twitter
1 - Integridade das eleições: Diante do festival de ataques promovidos pelas milícias digitais e de uma série de questionamentos do ministério da defesa sobre o processo eleitoral o TSE e o Supremo decidiram reagir. Primeiro o presidente do TSE Edson Fachin disse que quem trata de eleição são as forças desarmadas e neste sábado foi a vez do ministro Alexandre de Moraes afirmar que a democracia no Brasil será garantida com eleições limpas e seguras com as urnas eletrônicas.
2 - Polêmica na compra do Twitter: O bilionário Elon Musk havia suspendido a compra do aplicativo de mensagem Twitter devido á pendências no acordo, duas horas depois publicou uma postagem dizendo que o acordo segue de pé. Musk comprou o Twitter no final de abril pela bagatela de US$ 44 bilhões.
3 - Vida dura com a inflação: O brasileiro está retrocedendo e voltando a viver duramente como nos tempos que a inflação corroía o poder de compra muito antes do Plano Real. O IPCA de abril ficou em 1,06% e no ano até agora o aumento foi de 4,29% enquanto no acumulado de 12 meses passa dos dois dígitos atingindo 12,13%. E os vilões do aumento são alimentos, bebidas e combustível.
4 - Mundo em pandemia: Os Estados Unidos passaram esta semana da triste marca de 1 milhão de mortos por Covid-19 e a Coreia do Norte que até então não havia registrado morte registrou nos últimos dias 21 mortes suspeitas num surto da doença. E no Brasil a média de mortes depois de 16 dias acima de 100 mortes volta a ter sinal de queda para menos de 100 óbitos.
5 - Tensão no Oriente Médio: Em um ataque do exército de Israel contra palestinos na Cisjordânia a jornalista da rede al - Jazeera Shiren Abu Aklew foi morta ao ser atingida por um tiro na cabeça e Israel acusa os palestinos de terem atirado na repórter. O seu funeral foi marcado por protestos e houve confronto entre policiais e manifestantes.
Imagem da semana
Nesta semana o consórcio de cientistas divulgou imagens da primeira foto de um buraco negro localizado no centro da galáxia. O buraco batizado de Sagitário A localizado a 26 mil anos luz da Terra na Via Láctea foi captado pelas lentes do supertelescópio Event Horizon Telescope.
Semana que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.