O Mês em Resumo: Mais um candidato fora da disputa eleitoral, crime bárbaro em Sergipe, o sofrimento americano com dois tiroteios e o mês de adeus a Milton Gonçalves, Vangelis e Breno Silveira

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos do mês de maio.


O tabuleiro eleitoral voltou a se mover em maio e mais um postulante desiste da disputa. O ex- governador de São Paulo João Doria desiste de ser candidato pelo PSDB. Doria se sentiu pressionado pela cúpula tucana que firma acordo para formar com o MDB e Cidadania o bloco e decidem pela candidatura da senadora Simone Tebet e nesta terça o União Brasil lançou a pré candidatura de Luciano Bivar. Enquanto isso o TSE reforça que o Brasil terá eleições limpas e seguras depois de uma série de ataques promovidos por milícias digitais.


O ex- presidente Lula oficializa sua pré candidatura pelo PT e dias depois se casa com a advogada Rosângela da Silva, a Janja.

40 dias depois de tomar posse José Mauro Coelho deixa a presidência da Petrobras desgastado pelos sucessivos aumentos no preço de combustível. É o quarto presidente a deixar o cargo no governo Bolsonaro.


Em Umbaúba, a 100 quilômetros de Aracaju um crime choca o país. Genivaldo de Jesus Santos sofria de esquizofrenia e foi parado por policiais porque estava sem capacete. Ele foi imobilizado e depois torturado no porta malas onde acabaria morrendo por inalar gás lacrimogêneo como se estivesse em uma câmara de gás. 

As chuvas castigam Pernambuco e o estado registra 106 mortos pelas tempestades. Esta é a maior tragédia causada pelas chuvas desde 1975.


Na Vila Cruzeiro 23 pessoas morrem na segunda operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro. A OAB suspeita de que houve tortura e execução durante a operação.


Os Estados Unidos sofrem com dois ataques a tiros num intervalo de 10 dias. No dia 14 em Buffalo um homem branco descarrega seu fuzil AR-15 e mata 10 pessoas em um supermercado, dez dias depois em Uvalde no estado do Texas Salvador Ramos matou a tiros 19 crianças e duas professoras em um novo tiroteio.

O Brasil sofre com uma onda de frio que derruba temperaturas em vários estados do país. Em Brasília foi registrada a menor temperatura da história: 1,4º na região do Gama. 

O mundo começa a se preocupar com uma nova epidemia de um vírus vindo dos macacos. A varíola dos macacos tem mais de 200 casos registrados em 20 países e deixa a OMS em estado de alerta. 


Pela 14ª vez o Real Madrid conquista a Champions League derrotando o Liverpool com gol marcado pelo atacante brasileiro Vinícius Júnior. 

O cantor Aleksandro morre em acidente na rodovia Régis Bittencourt no dia 7 de maio. Ele fazia dupla com Conrado e o ônibus que a equipe viajava tombou na estrada. Eles estava a caminho de um show no interior paulista.

Alberico de Sousa Cruz fez história na TV Globo, sem antes passar por outros órgãos de imprensa. Chegou à emissora em 1980 onde foi editor regional em Minas, três anos depois virou diretor de telejornais comunitários e em 1987 diretor de telejornais de rede. Assumiu em 1990 o cargo de diretor de jornalismo da emissora e em sua gestão acompanhou grandes coberturas como a Guerra do Golfo, a Eco 92 e outros fatos. Após deixar a emissora em 1995 se torna sócio de um canal regional e em 1999 assumiu a direção nacional de jornalismo da Rede TV! onde ficou até se aposentar em 2002. Diagnosticado com leucemia morre no dia 10 aos 84 anos por complicações da doença.

 

O cineasta Breno Silveira participou de muitos filmes na retomada do cinema nacional a partir de 1995. Começou carreira como diretor de fotografia e em 2005 dirigiu o filme Dois filhos de Francisco que conta a trajetória da dupla Zezé di Camargo e Luciano que levou mais de 5 milhões de pessoas. Enquanto estava nas filmagens do filme Dona Vitória sofre um infarto fulminante morrendo no dia 14 aos 58 anos.

 

O músico grego Vangelis se notabilizou por criar trilhas sonoras de filmes dentre as quais se destacam a de Carruagens de Fogo, de 1981, na qual ganhou o Oscar de melhor canção original, Blade Runner e 1492: A Conquista do paraíso. Vangelis morre no dia 17 aos 79 anos.

O ator americano Ray Liotta se destacou pelo seu personagem em Os Bons Companheiros, filme de 1990 dirigido por Martin Scorcese no papel do mafioso Henry Hill e em 2005 ganha o Emmy por sua atuação na série ER. Ray Liotta morre no dia 26 enquanto dormia na República Dominicana quando participava das gravações do filme Dangerous Waters.

 

Um dos mais importantes atores negros do país Milton Gonçalves desempenhou com sucesso seu talento no teatro, cinema e televisão. Dentre os papéis de destaque estão Braz Canoeiro na primeira versão de Irmãos Coragem em 1970, Zelão das Asas em O Bem Amado e Pai José em Sinhá Moça, atuação na qual foi indicado ao Emmy e ainda apresentou o prêmio ao lado da atriz americana Susan Sarandon. Seu último trabalho foi no especial de fim de ano Quando a magia acontece em 2019. Milton Gonçalves havia sofrido um AVC em 2020 e morre no dia 30 aos 88 anos por complicações causadas pelo AVC.

O mês de maio encerra com uma excelente notícia para mim pois consegui um emprego e começo a trabalhar semana que vem. Com isso digo que o quadro retorna mês que vem.

Postar um comentário

0 Comentários