O Mês em Resumo: A nova crise institucional, carnaval fora de época, Brasil conhecendo adversários na Copa e o adeus a dois ícones brasilienses

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos do mês de abril.

A mais nova crise envolvendo o governo e o Supremo agita o cenário politico. O deputado Daniel Silveira, bolsonarista foi condenado a 8 anos e 9 meses pelos ataques ao Supremo , no dia seguinte Bolsonaro resolve perdoar o deputado concedendo indulto. 

No cenário eleitoral abril marcou as saídas de candidatos e a discussão de quem será candidato na terceira via, mas o União Brasil anunciou a pré candidatura de Luciano Bivar a presidente. Já Sérgio Moro sofreu mais um revés pois a Comissão de Direitos Humanos da ONU considerou que o ex presidente Lula foi injustiçado e não teve julgamento justo sendo afastado da disputa eleitoral de 2018.

O Palácio do Planalto decide impor sigilo de 100 anos guardando informações sigilosas das reuniões de pastores no Ministério da Educação.

O aplicativo de mensagem Twitter foi comprado pelo bilionário Elon Musk por US$ 44 bilhões. 

O jornalista da TV Globo Gabriel Luiz sofre tentativa de latrocínio por dois bandidos que deram 10 facadas. O crime aconteceu no Setor Sudoeste de Brasília. Os dois foram presos. Outro caso policial no mês foi em Guarapuava no Paraná pois bandidos de uma quadrilha de assaltantes tocou o terror e os tiroteios deixaram vários feridos. 

O governo decreta o fim da emergência pública de saúde que vigorava desde fevereiro de 2020 antes do estouro da pandemia de Covid-19. A média de mortes cai pra menos de 100 mortes e a média de casos cai pra 10 mil.


Nos Estados Unidos o terror voltou a assombrar a cidade de Nova York. No dia 12 um atirador abre fogo contra passageiros do metrô ferindo 29 pessoas. No dia seguinte o suspeito é preso e identificado. Frank James de 62 anos possui várias passagens criminais.

A guerra na Ucrânia prossegue e no mês ficam marcados o massacre em Bucha e a derrubada do navio de guerra Moskou.

Emmanuel Macron é reeleito presidente da França em disputa acirrada contra Marine Le Pen.


A TV Globo promove mudanças na programação matutina. Fátima Bernardes deixa o Encontro e assume o The Voice e no seu lugar assumem Patrícia Poeta e Manoel Soares. Maria Beltrão passa a comandar o É de Casa e no seu lugar no Estúdio i da GloboNews a jornalista política Andréia Sadi e no fim do mês dois jornalistas deixam a emissora: Carlos Tramontina e Chico Pinheiro.


Depois de dois anos voltaram os desfiles de carnaval e mesmo fora de época. No Rio de Janeiro a campeã é a Acadêmicos do Grande Rio que conquista pela primeira vez o carnaval carioca com um desfile exaltando Exu. Em São Paulo a Mancha Verde leva pela segunda vez o carnaval paulista com um enredo sobre a influência de Iemanjá e a tradicional Vai Vai é novamente rebaixada. Ao mesmo tempo os desfiles ficaram marcados por uma tragédia no Rio. A menina Raquel de 11 anos morre depois de ter a perna amputada por causa de um carro alegórico da escola de samba Em Cima da Hora da Série Ouro.


O Brasil conhece os primeiros adversários na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar que será disputada em novembro. O time de Tite integra o Grupo G e terá duas seleções que jogaram com o Brasil na Copa de 2018 na Rússia. A estreia será contra a Sérvia dia 24 de novembro,  no dia 28 enfrentaremos a Suíça e no dia 2 de dezembro enfrentaremos Camarões com quem já enfrentamos nas Copas de 1994 e 2014. O mundial será aberto dia 21 de novembro com Holanda e Senegal.






O mês marca também os campeões nos estados. O Brasiliense é campeão candango pela 11ª vez, o Fortaleza vence no Ceará e a Copa do Nordeste, o Atlético Mineiro vence em Minas, o Grêmio ganha o Gaúcho, em São Paulo o Palmeiras reverte a desvantagem e goleia o São Paulo e no Rio de Janeiro o Fluminense impede o tetracampeonato seguido do Flamengo ganhando o título depois de 10 anos.

A escritora Lygia Fagundes Telles foi conhecida como a dama da literatura brasileira e suas obras caracterizaram temas universais como o amor, o medo e a fantasia. Um de seus livros, Ciranda de Pedra ganhou duas versões de novela na Rede Globo em 1981 e 2008. A escritora morre no dia 3 de abril aos 103 anos.

O jurista Dalmo Dallari foi professor pela USP e foi autor de vários livros dentre os quais se destaca A teoria do Estado. Dalmo Dallari morre aos 90 anos no dia 8 de abril.

Um dos maiores jogadores de futebol da história da Colômbia Freddy Rincón fez parte da melhor geração colombiana de jogadores junto de Higuita e Valderrama disputando três Copas do Mundo. Jogou em vários clubes como o América de Cáli,  Napoli e Real Madrid. No Brasil jogou no Santos, Cruzeiro, mas foi ídolo no Palmeiras onde foi campeão paulista no super ataque de 1996 e principalmente no Corinthians onde conquistou dois títulos brasileiros seguidos e o primeiro título do mundial de clubes da FIFA. Na madrugada do dia 11 sofre um acidente de carro, sofre ferimentos gravíssimos e não resiste morrendo no dia 13 aos 55 anos.

Newton Cruz foi um símbolo da repressão na ditadura militar no Brasil e entre 1977 e 1983 foi chefe do SNI - Serviço Nacional de Informação sendo suspeito de estar envolvido no atentado ao Riocentro em 1981 e na morte do jornalista Alexandre Von Baumgarten em 1982. Em 83 agrediu o jornalista Honório Dantas. Foi candidato ao governo do Rio de Janeiro em 1994 e a Câmara dos Deputados em 1998. Newton Cruz morre no dia 15 aos 97 anos.

A atriz Suzana Faini foi bailarina mas se destacou na televisão onde fez várias novelas dentre as quais as duas versões de Selva de Pedra e Irmãos Coragem, Pai Herói, Salve Jorge e Espelho da Vida. O papel de maior destaque foi a vilã Cleide em Top Model. A atriz morre no dia 25 por complicações do Mal de Parkinson aos 89 anos.


A história de Brasília perde no mês do aniversário de 62 anos dois ícones:  o diretor teatral uruguaio radicado em Brasília Hugo Rodas, um dos mais versáteis artistas do teatro brasileiro (13 de abril) e Mariane Perreti (25 de abril), artista plástica pernambucana que criou os vitrais da Catedral de Brasília.

Esse foi um mês pra lá de complicado. Apesar do blog completar 15 anos passei por enorme dificuldade pois sem internet no PC que tá obsoleto e com vírus e sem antena de WI- FI tive de fazer as postagens no celular. Espero que a partir de maio eu possa sair de vez dessa fase terrível.

E ainda cabe um adendo. Esta a postagem de número 10.000. São dez mil posts desde 2011 aqui no Blogger. Mais uma vez o meu muito obrigado pela confiança.

E cheio de esperança digo que o quadro retorna mês que vem.

Postar um comentário

0 Comentários