O Mês em Resumo: Ministro da Educação cai após escândalo de gabinete paralelo, guerra completa um mês sem solução e o tapa da polêmica no Oscar

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos do mês de março.


Escândalo no Ministério da Educação. No dia 18 o jornal O Estado de S.Paulo revela a existência de um gabinete paralelo na pasta onde pastores controlavam a agenda e as verbas do MEC, quatro dias depois a Folha de S.Paulo divulga áudios revelando que o MEC priorizava pastores a pedido do presidente Jair Bolsonaro. Na gravação os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura negociam com os municípios a liberação de verbas do FNDE para obras em creches e escolas. A situação de Milton Ribeiro ficaria insustentável no dia 28 quando o Estadão publicou reportagem em que bíblias com sua foto eram distribuídas aos pastores. Milton Ribeiro pediu demissão no mesmo dia sendo o quarto ministro da área a deixar o governo.

No dia 10 a Petrobras anuncia aumento de 19% no preço dos combustíveis, 25% no diesel e 16% no gás de cozinha, efeitos da guerra na Ucrânia. Esse aumento provoca desgaste entre Joaquim Luna e Silva e o presidente Jair Bolsonaro e no mesmo dia da saída de Milton Ribeiro demite Luna e Silva e quem assume o posto é Adriano Pires.

O aplicativo Telegram teve suas operações suspensas na tarde do dia 18 por determinação do ministro do Supremo Alexandre de Moraes. Segundo a determinação do ministro o aplicativo descumpriu ordens judiciais relativas à disseminação de fake news. O fundador do aplicativo, o russo Pavel Durov pediu desculpas e dois dias depois o aplicativo atende as exigências e volta a funcionar.


O festival de música Lollapalooza foi motivo de censura judicial vinda do PL, isso porque um ato da cantora Pablo Vittar com a bandeira do PT levou o partido a entrar com ação no TSE alegando propaganda fora do prazo eleitoral. O ato revoltou os artistas que participaram do festival com mensagens dizendo Fora Bolsonaro.

O deputado bolsonarista Daniel Teixeira desafia o Supremo e inicialmente recusa a usar tornozeleira eletrônica por determinação de Alexandre de Moraes, pois ele é réu numa ação em que ele é investigado por participar de atos antidemocráticos e ataques à instituições públicas. Já Arthur do Val desistiu de ser candidato em São Paulo devido à declarações sexistas sobre as mulheres ucranianas. Do Val deixou o Podemos.


O tabuleiro eleitoral começou a se mover. O ex- juiz Sérgio Moro desiste de concorrer à presidência ao se filiar ao União Brasil deixando o Podemos, João Dória em meio à especulações resiste e anuncia que vai concorrer à presidência pelo PSDB, já Eduardo Leite decidiu ficar no partido depois de assédio do PSD de Gilberto Kassab e Geraldo Alckmin filia - se ao PSB abrindo a possibilidade de formar chapa como vice de Lula.

O dólar sai da faixa dos R$ 5 e cai pra sua menor cotação em 9 meses. Ainda na economia a Taxa Selic sobe para 11,75% e o PIB de 2021 subiu 4,6%.

A pandemia de Covid-19 completa 2 anos e o Brasil começa a tirar as máscaras que deixam de ter seu uso obrigatório suspenso em 9 capitais e no DF sejam em ambientes abertos e fechados. A média móvel de casos e mortes vem caindo apesar do avanço da ômicron. O presidente chega a ameaçar anunciar o fim da pandemia, mas desiste da ideia.

Um mês depois a chuva volta a matar em Petrópolis. Cinco pessoas morreram em um novo temporal na noite do dia 20. No temporal do dia 15 de fevereiro morreram 233 pessoas.


A guerra na Ucrânia completa 1 mês e as tropas russas encontram dificuldades para avançar até Kiev. Por outro lado várias cidades sofrem com ataques e uma delas é Mariupol, cidade que está praticamente destruída e ao mesmo tempo milhares de refugiados tentam fugir da guerra entre eles um grupo de brasileiros que retornam ao país. Várias tentativas de cessar fogo são buscadas, mas todas terminam em fracasso.


Um avião com 132 pessoas a bordo caiu na China e não houve sobreviventes. O Boeing 737-800 saiu de Kumming até Guanghzou, mas o avião caiu na cidade de Guangxi, no sul do país. Foram encontradas as caixas pretas que vão ajudar a investigar as causas da queda do jato.

A cantora Anitta se torna a primeira brasileira no topo da parada musical do Spotify graças à música Envolver que alcança o primeiro lugar, mas foi por poucos dias.

Na cerimônia de entrega do Oscar o ator Will Smith causou polêmica ao reagir a uma piada do comediante Chris Rock sobre a sua mulher Jada que sofre de alopecia dando um tapa no rosto de Rock. Will Smith ganharia depois o Oscar de melhor ator. O filme No ritmo do coração vence a disputa principal. Já o ator Bruce Willis decide se aposentar do cinema devido ao diagnóstico de afasia.

A Copa do Mundo ganha forma e 29 seleções se classificam pra disputa. A Itália, seleção tetracampeã mundial fracassa de novo e perde da Macedônia do Norte e pela segunda Copa seguida não vai jogar o mundial no Catar.

Galvão Bueno vai deixar de narrar na TV aberta. O narrador anuncia que fará sua despedida na Copa do Catar após 48 anos de carreira. Galvão narrou grandes momentos do esporte nacional no microfone da Globo onde está há 41 anos.

Em mais de 50 anos de carreira Orlando Brito fotografou e viu de perto o poder sendo um dos ícones do fotojornalismo brasileiro. Da ditadura à redemocratização o fotógrafo foi testemunha ocular da história fotografando posses presidenciais de Costa e Silva até Bolsonaro e passou pelo jornal O Globo, pela revista Veja onde foi autor de 113 capas e criou a agência de notícias Obrito News além de escrever seis livros e ganhar vários prêmios de fotografia. Orlando Brito morre no dia 11 aos 72 anos por complicações de uma cirurgia de intestino.

William Hurt foi um dos atores mais versáteis de Hollywood e atuou em filmes da Marvel, mas ele é mais lembrado pela sua atuação em O Beijo da Mulher Aranha, uma co-produção Brasil - EUA dirigida por Hector Babenco e que deu a ele o Oscar de melhor ator em 1985. William Hurt morre no dia 13 aos 71 anos por complicações do câncer na próstata.

Madeleine Albright fez história ao se tornar a primeira mulher nos Estados Unidos a ser nomeada Secretária de estado no governo de Bill Clinton. Madeleine morre no dia 23 aos 84 anos.

O baterista Taylor Hawkins da banda Foo Fighters é encontrado morto no dia 25 em um hotel na Colômbia aos 50 anos. Hawkins entrou na banda em 1997, antes tocou na banda da cantora canadense Alanis Morrissete. A banda Foo Fighters decidiu suspender a turnê e cancelar sua apresentação no Lollapalooza.

O artista gráfico Elifas Andreato fez história na MPB por criar várias capas de discos a partir dos anos 70. Artistas como Chico Buarque, Milton Nascimento, Elis Regina, Martinho da Vila e outros foram fielmente desenhados pelo traço mágico de Elifas que morre no dia 29 aos 76 anos. 






Outras mortes do mês: Luiz Pinguelli Rosa (3 de março), físico e ex- presidente da Eletrobrás, Erno Schneider (8 de março), fotógrafo gaúcho que passou pelos jornais Correio da Manhã e O Globo e autor de uma célebre foto de Jânio Quadros com as pernas tortas que rendeu o Prêmio Esso de Fotografia em 1962, Sandra Cavalcanti (11 de março), foi deputada estadual e federal pelo Rio de Janeiro e também passou pela televisão onde atuou nas TVs Tupi, TVS e Rede Manchete, Cabo Anselmo (15 de março), ex- militar infiltrado que durante a revolta dos Marinheiros iniciou a série de eventos que culminaram com o golpe militar de 1964 que a gente deseja Ditadura Nunca Mais faz aniversário hoje, Maria Helena (20 de março), porta- bandeira histórica do carnaval carioca, seis vezes ganhadora do prêmio Estandarte de Ouro do jornal O Globo e Djenane Machado (23 de março), atriz que teve papéis de destaque dentre eles a Bebel na primeira versão da Grande Família nos anos 70.

O quadro volta em abril.

Postar um comentário

0 Comentários