Retrospectiva 2021: O conturbado começo da era Biden, a volta do talibã no Afeganistão e o cenário mundial no ano

Kleber Nunes
By -
0

Seguimos com a Retrospectiva de 2021 destacando o noticiário internacional. 2021 marcou o começo do governo de Joe Biden, até aqui um governo de poucas ações e que teve sua maior derrota com o retorno ao poder dos talibãs no medieval Afeganistão.

Invasão no Capitólio



Invasão de correligionários de Trump ao Capitólio acaba com cinco mortes e Trump não evitou a certificação de que perdeu a eleição para Joe Biden

Mal 2021 começou e no dia 6 de janeiro a sede do Congresso norte americano foi alvo de uma invasão liderada por partidários do então presidente Donald Trump que protestaram contra o resultado da eleição presidencial de 2020 em que Joe Biden foi eleito e o objetivo da invasão era impedir a certificação da vitória do democrata. Baseado numa alegação falsa de que houve fraude na eleição os correligionários invadiram o Capitólio à força. A polícia tentou conter os manifestantes que tomaram as dependências, no fim cinco pessoas morreram. O ato acabou não dando em nada e Trump teve de aceitar a derrota e ainda foi banido das redes sociais, um mês depois sofreu o segundo processo de impeachment, mas foi absolvido no Senado.

Começa o governo Biden


Joe Biden toma posse e inicia governo que até aqui ainda não disse a que veio

Joe Biden tomou posse na Casa Branca numa cerimônia simples em 20 de janeiro sem a presença de Trump e num discurso apaziguador deu esperança ao mundo. Passado quase um ano o governo Biden peca em vários aspectos, num deles fracassou na ocupação do Afeganistão que voltou ao regime talibã

Agitação e golpes 


Aun Sang Suu Kyi foi deposta e presa pelos militares que tomaram o poder em Mianmar

Em cinco países 2021 foi ano que ocorreram golpes de estado que mudaram os rumos dessas nações. Em Mianmar o exército usou a força e deteve a líder do governo civil Aung San Suu Kyi e depois de dez anos de um governo civil os militares voltaram ao poder. Os protestos violentos deixaram ao todo mais de 1000 mortos e centenas de feridos e Aung San pode ser condenada a vários anos de prisão. Houve também golpes de estado no Máli, no Sudão e na Guiné.



Assassinato do presidente e novo terremoto sacudiram ainda mais o pobre Haiti

O Haiti, país mais miserável da América Central há muito tempo vive uma crise sem fim e em 2021 se agravou em 7 de julho com o assassinato do presidente Jovenei Moise por mercenários vindos da Colômbia. O crime abalou o país que ainda teve um outro terremoto que matou mais de 2 mil pessoas em agosto. O terremoto teve a mesma magnitude daquele ocorrido em 2010. 


Protestos em Cuba incendiaram Havana em julho e os americanos voltaram a aplicar sanções

Em Cuba voltaram os protestos contra o regime comunista. Os protestos tiveram como motivação a péssima situação econômica do país agravada pela escassez de alimentos e pelo agravamento da pandemia na ilha. Os protestos duraram seis dias e foram marcados por atos de vandalismo, tumultos e saques a lojas estatais e o país acabou tendo novas sanções impostas pelos Estados Unidos mesmo depois da renúncia de Raúl Castro do cargo de primeiro secretário do Partido Comunista.

Assassino de George Floyd é condenado


Condenação do ex- policial que matou George Floyd é uma vitória da justiça

Um ano depois da morte do negro George Floyd em Minneapolis a justiça foi feita com a condenação do ex- policial Derek Chauvin a 22 anos de prisão. Chauvin foi condenado em três crimes de homicídio. George Floyd morreu em maio de 2020 quando foi imobilizado por Chauvin que pressionou o pescoço por 9 minutos e o crime gerou uma onda de protestos por todo o mundo contra o racismo.

Navio encalha no Mediterrâneo

Ever Given, navio que bloqueia o Canal de Suez, volta a flutuar

Navio Ever Given encalha e causa prejuízo nas rotas comerciais marítimas

Em março o navio Ever Given ficou encalhado no Canal de Suez no mar Mediterrâneo e ficou seis dias parado bloqueando as rotas marítimas comerciais na região. O navio teve de ser içado e depois seguiu sua rota.

A guerra interminável no Oriente Médio



Na interminável guerra em Israel mísseis do Hamas voltaram a rasgar os céus de Tel Aviv

Em 2021 voltaram a crescer as tensões no Oriente Médio. No começo de maio recomeçaram os conflitos em Jerusalém em meio à uma manifestação de apoio à famílias que seriam despejadas em favorecimento dos colonos judeus. Depois vieram novos confrontos e no dia 10 de maio mísseis disparados pelo Hamas contra Israel aumentaram a temperatura. 260 pessoas morreram nos ataques na problemática Faixa de Gaza. Os ânimos se acalmaram em junho quando Benjamin Netanyahu renunciou ao mandato de primeiro ministro depois de 12 anos e assumiu o poder as forças da direita.

Um ano repleto de eleições na América Latina



Eleição no Peru foi decidida depois de semanas de impasse e Pedro Castillo escapa de sofrer impeachment e em Honduras Xiomara Castro se torna a primeira mulher a chefiar o país

2021 foi ano intenso na América Latina com eleições presidenciais por todos os cantos. No Equador o conservador Guillermo Lasso foi eleito presidente depois de vencer o candidato do governo, no Peru a eleição presidencial foi acirrada entre o esquerdista Pedro Castillo e a candidata da direita Keiko Fujimori. A eleição só foi resolvida em julho com a vitória de Castillo mesmo sob a acusação de fraude. Castillo tomou posse em julho, mas por ser acusado de promover reuniões irregulares sofre processo de impeachment em dezembro, mas acaba escapando de ser cassado. No Chile Sebastián Piñera também sofreu impeachment, mas escapou. A eleição presidencial foi disputada entre o esquerdista Gabriel Boric contra José Kast, admirador de Augusto Pinochet e depois de um segundo turno acirrado Boric venceu a eleição colocando a esquerda no poder se tornando o mais jovem presidente a assumir o poder. Na Venezuela eleições regionais marcaram a volta da oposição à disputa, na Nicarágua Daniel Ortega foi reeleito para mais um mandato acusado de prisões e repressão a seus opositores numa eleição considerada ilegítima pela comunidade internacional e em Honduras Xiomara Castro se tornou a primeira mulher presidente do país. Xiomara é mulher de Manuel Zelaya, deposto em 2009 por um golpe de estado.

O adeus da chanceler que mudou a Alemanha

Angela Merkel deixou o poder e encerra 16 anos de liderança na Alemanha

Depois de 16 anos à frente da Alemanha chegou ao fim a era Angela Merkel no poder. A chanceler alemã ocupou o poder por quatro mandatos mostrando austeridade diante de uma das nações mais importantes do planeta e suportando graves crises. Angela Merkel foi substituída por Olaf Scholz que assume o poder em dezembro.

Talibãs retomam o poder no Afeganistão


Volta ao poder dos talibãs mergulha o Afeganistão nas trevas e milhares de afegãos deixam o país que volta ao controle dos fanáticos que usam a lei do Islã medieval

Uma das cicatrizes que o 11 de setembro de 2001 deixou na alma dos americanos jamais foi curada e em 2021 eles voltaram. Os talibãs retomaram o controle do Afeganistão após 20 anos e foi a mostra do fracasso da ocupação americana na região. Durante 20 anos de operação os americanos não conseguiram resgatar a autonomia dos afegãos dando brecha pra retomada do poder pelos fanáticos religiosos. E foi uma retomada rápida. Em apenas duas semanas o grupo radical islâmico tomou as maiores cidades até chegarem à capital Cabul em 15 de agosto. O presidente do país renunciou e os rebeldes assumiram o poder. Assim que o talibã retoma o poder o mundo assiste incrédulo a cenas de afegãos lotando aviões cargueiros americanos na tentativa desesperada de fugir do país e no embarque de um deles dois afegãos morreram. A volta do talibã ao poder traz de volta o controle do país seguindo a Sharia onde homens ficam sempre de barba e mulheres são proibidas de estudar e obrigadas a usarem a burca. Como se não bastasse a volta dos talibãs aumentou os índices de criminalidade e violência em razão da atividade de grupos terroristas como a célula do Estado Islâmico e em outubro um atentado numa mesquita matou 66 pessoas

O planeta pede socorro



Aquecimento atinge recorde e líderes criam acordo durante a COP 26 com o objetivo de combater os efeitos do aquecimento global para os próximos anos

Em 2021 o planeta voltou a gritar por socorro. Relatório da ONU divulgado em junho dizia que o aquecimento global com elevação de 1,5º acima teria efeitos irreversíveis nos sistemas humanos e ecológicos. No mesmo mês os americanos e os canadenses enfrentaram uma onda forte de calor que matou centenas de pessoas, em julho inundações na Alemanha e na Bélgica também deixaram rastros de morte e destruição com mais de 200 mortes e a agência científica do clima norte americano registrou o mês mais quente da história da Terra. No fim do ano os americanos sofreram com a onda de tornados que mataram 70 pessoas.

Por conta disto centenas de líderes se reuniram em novembro pra a COP 26, conferência do clima realizada em Glasgow na Escócia e ao final de 12 dias de encontros os líderes mundiais fizeram acordo para acelerar o combate ao aquecimento global. Só que o Acordo de Glasgow prejudica os países mais pobres do planeta que não tem suas demandas atendidas. 

Tragédia no set

Tiro acidental disparado por Alec Baldwin matou Halyna Hutchens criando clima de luto nas filmagens de Rust

No dia 21 de outubro uma tragédia abalou o cinema. Durante as filmagens de Rust na região do Novo México o ator Alec Baldwin disparou uma arma de fogo e os tiros atingiram acidentalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins que acabou morrendo. O diretor Joel Souza também se feriu. O caso chocou o cinema e o ator ficou abalado com o caso.

Uma nova era no espaço




A nova era das viagens espaciais começou com Richard Branson e depois com os astronautas da estação SpaceX de Elon Musk que tiraram as mais belas fotos da Terra vista do espaço

2021 já entra pra história como o começo de uma nova era no espaço com as primeiras viagens interplanetárias inaugurando a era do turismo espacial. O primeiro deles foi Richard Branson que viajou até o espaço com um foguete de sua empresa, em outubro Jeff Bezos da Amazon levou outras quatro pessoas dentre elas o ator William Shatner, o eterno Capitão Kirk da clássica série Jornada nas Estrelas. Elon Musk, dono da Tesla e da Space X levou quatro pessoas e passaram três dias na órbita da Terra na primeira missão sem astronautas profissionais e em novembro foram reveladas as fotos da fantástica viagem. Pelo feito Elon Musk foi escolhido pela revista americana Time como o Homem do Ano.

A retrospectiva vai seguir com os destaques da televisão em 2021.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!