A semana que passou teve novos capítulos da crise no ENEM e a Europa voltando a ficar em alerta por conta do aumento de casos de Covid.
1 - Crise do ENEM: Ás vésperas do exame o presidente Jair Bolsonaro fez declarações sobre o exame e disse que as questões do ENEM tem a cara do governo, mas depois afirmou não ter visto as questões deste ano. Este é mais um capítulo na crise do exame desde a demissão de 37 servidores do Inep.
2 - Doses de reforço contra Covid: O Ministério da Saúde anunciou que todos os brasileiros a partir de 18 anos deverão tomar a dose de reforço, mesmo depois de completar o ciclo vacinal e o prazo passa de seis para cinco meses. Isso vale para quem tomou duas doses da Pfizer (eu tomei duas doses da Pfizer) e Moderna/AstraZeneca ou a dose única da Janssen
3 - A Europa em alerta: Já no continente europeu a pandemia de Covid-19 faz com que alguns países voltem a adotar medidas restritivas, caso da Áustria que voltou a adotar lockdown total e a Holanda que por sua vez enfrenta uma onda de protestos em razão do decreto devido ao aumento de casos. A Organização Mundial de Saúde vê com preocupação o aumento no número de casos de Covid-19 na Europa e se as estimativas estiverem certas o continente poderá ter meio milhão de mortos até fevereiro.
4 - Enfim preso: Steve Bannon, ex - estrategista de Donald Trump se entregou ao FBI no começo desta semana. Ele ficou detido por poucas horas e liberado depois. Bannon não prestou depoimento numa comissão parlamentar que investiga a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro.
5 - Milagre da ciência: Uma argentina de 30 anos pode ter sido a segunda pessoa no mundo a se infectar e curar do vírus HIV sem precisar de tratamento especial. Segundo pesquisa publicada por um estudo ela mantém uma carga viral indetectável do vírus da Aids que ainda não tem cura e já são 40 anos que a ciência busca uma vacina para conter o outrora mal do século.
Imagem da semana
Dois meses depois de terem feito uma viagem espacial os turistas da Inspiration 4 de Elon Musk divulgaram fotos em alta resolução do passeio histórico e a imagem de um deles focalizando o planeta Terra correu o mundo.
Semana que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.