A semana que termina tem como destaques o temor no Afeganistão com a volta do Talibã ao poder e o triste destino de um ídolo sertanejo que virou alvo da PF por declarações infelizes contra a democracia.
1 - Talibãs no poder: Após tomarem Cabul, a capital do Afeganistão o regime talibã voltou ao poder depois de 20 anos. O grupo extremista prometeu fazer um governo moderado, mas a moderação ficou nas palavras. Falaram em anistia às mulheres só que elas voltaram a usar a burca cobrindo o rosto, mas eles resolveram impor de novo a sharia, a lei islâmica declarando o país como emirado islâmico inexistindo a possibilidade de democracia e nas manifestações ocorridas teve violência com dezenas de mortos. Enquanto isso dezenas, centenas, milhares de afegãos em desespero fogem do país buscando refúgio e uma das cenas chocou o mundo no aeroporto de Cabul. A volta do talibã ao poder é uma mácula na gestão do presidente americano Joe Biden, pois as tropas americanas deverão sair do país até o fim deste mês, pois no governo de George W. Bush eles retiraram os talibãs, mas cometeram erros que lembram os equívocos cometidos na guerra do Vietnã e eles não aprenderam a lição.
2 - Um artista no limbo: Sérgio Reis, cantor e ídolo da música sertaneja no passado se revelou esta semana ser um antidemocrata. Um áudio vazado nas redes sociais (sempre elas) no começo da semana manchou definitivamente a carreira dele e na gravação ele defendia a paralisação dos caminhoneiros para pressionar o Senado a afastar os ministros do STF. Ele terminou a semana sendo alvo de buscas e apreensão pela Polícia Federal por incitar contra a democracia, da mesma forma o deputado bolsonarista Otoni de Paula (PSC-RJ).
3 - Bolsonaro x STF: O presidente Jair Bolsonaro enviou na noite de ontem pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes, mas a tramitação do processo depende do presidente do Senado Rodrigo Pacheco que já afirmou não ser recomendável. Para o ex- ministro Celso de Mello o pedido de impeachment é uma ofensa à democracia. Semana passada o presidente disse em declarações divulgadas pela imprensa que pediria o impeachment dos ministros do STF, o que convenhamos é uma excrescência.
4 - O inferno do Haiti: Uma semana depois do terremoto que matou mais de 2 mil pessoas as coisas só pioraram com a chegada do ciclone Grace que alagou ruas e destelhou casas. O país sofre com uma sucessão de desastres naturais em meio à denúncias de corrupção.
5 - O ritmo da vacinação: A vacinação contra a Covid-19 avança no Brasil e já tem cidade que já vacinou toda população adulta, caso de São Paulo que nesta semana flexibilizou as regras sanitárias de distanciamento. Cidades começam a vacinar a população adolescente, dentre elas Brasília. Por outro lado cresce a expectativa de se haverá ou não a aplicação da terceira dose de reforço contra o coronavírus em função do crescimento da variante Delta. Já são mais de 25% da população (120 milhões) que completou sua imunização com duas doses ou com vacina de dose única. O país tem mais de 573 mil mortos desde o começo da pandemia com média móvel de mortes na casa das 820. A vacinação está acelerando, portanto vamos todos se cuidar, manter o distanciamento e tomar a vacina, por favor!
Imagem da semana
Não poderia ser outra senão a cena que chocou o mundo nesta semana. A foto onde milhares de afegãos lotam um avião cargueiro americano fugindo do talibã. Com a volta dos extremistas ao poder no Afeganistão um retrocesso estará em curso e mostra que as cicatrizes do 11 de setembro de 2001 nunca serão completamente curadas.
Semana que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.