Gaspar Nóbrega, Jonne Roriz e Miriam Jeske/COB, Toby Melville e Thomas Peter, Reuters, Oli Scarff e Stephane de Sakunin/AFP
Acabaram os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Depois de 16 dias de medalhas emocionantes e muita disputa os jogos terminaram com uma cerimônia exaltando a esperança em dias melhores. A organização do evento trouxe momentos marcantes do evento e os porta bandeiras dos países entraram juntos e aglomerados no estádio olímpico praticamente vazio. Nossa rainha da ginástica Rebeca Andrade carregou a bandeira do Brasil com orgulho e ela ganhou a companhia do pugilista medalha de ouro Hebert Conceição. O gramado foi invadido com alegria e muitas selfies. Logo depois a música tomou conta da festa com homenagem aos habitantes de Tóquio que desta vez não tiveram contato com os atletas por conta do distanciamento social. O hino da Grécia, berço dos jogos foi tocado dando início as últimas cerimônias com as premiações da maratona masculina e feminina. Os voluntários também foram homenageados pelo trabalho na olimpíada. Depois veio a "passagem de bastão". Em Paris milhares de pessoas estiveram na Torre Eiffel assistindo ao evento. A bandeira olímpica foi passada das mãos de Yuriko Koike, governadora de Tóquio para Thomas Bach, presidente do COI e depois para Anne Hidalgo, prefeita de Paris. Após a execução da Marselhesa começou a apresentação de Paris. O vídeo trouxe atletas em pontos famosos como o Arco do Triunfo, a praça da Concórdia, a catedral de Notre Dame e a Torre Eiffel apresentando novidades como o breakdance e o BMX. Mesmo em meio à uma maldita pandemia o empenho dos atletas foram exaltados tanto por Seiko Hashimoto, presidente do Comitê Organizador dos Jogos como por Thomas Bach que declarou encerrados os jogos. Depois de 17 dias a chama olímpica foi apagada simbolizando o fim dos jogos de Tóquio.
E aqui coloco ponto final nessa cobertura especial do Blog de knunes e também do Missão Tóquio que encerra suas postagens. O espírito olímpico agora está na França, mas tem mais por aí. No blog de knunes acompanharemos as Paralimpíadas que começam daqui a 16 dias e até 26 de julho de 2024 faltam 1083 dias para o mundo se reencontrar em Paris e esperamos todos nós que essa pandemia chegue ao fim para voltarmos a ver a alegria do público celebrando a vida. Obrigado Japão e Arigatô Tóquio 2020!
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.