A série sobre os esportes olímpicos prossegue e hoje é dia dos saltos ornamentais.
* Postagem publicada em 2016 e republicada em 2021 cm adaptações
Os saltos ornamentais são o conjunto de habilidades que envolvem saltar de alturas elevadas até a água. Nas competições oficiais as disputas acontecem na plataforma de 10 metros e no trampolim de 3 metros.
Os homens saltam seis e as mulheres cinco vezes e são avaliados através dos quesitos: apresentação, aproximação, saída, execução e entrada na água. As mãos e braços alinhados acima da cabeça são as primeiras partes a entrarem na água, já na entrada em pé o atleta deve furar a água com a ponta dos dedos do pé.
Na pontuação sete juízes dão notas de 0 a 10 e nas sincronizadas são 11 os juízes. A mais alta e a mais baixa são descartadas, as restantes são somadas e multiplicadas pelo grau de dificuldade dos saltos. Os movimentos são analisados nos mínimos detalhes e qualquer falha leva o saltador a perder pontos.
A piscina tem profundidade de 5 metros e jatos d'água são lançados constantemente na superfície da piscina para agitar a superfície e orientar os atletas durante o salto.
O local de competições
O Brasil nos jogos
O país terá quatro atletas competindo, três deles na plataforma de 10 m. Ingrid Oliveira, Isaac Souza e Kawan Pereira e no trampolim de 3 m nossa representante é Luana Lira.
Amanhã o taekwondo, tiro esportivo e tiro com arco.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.