Dando prosseguimento à série especial sobre os esportes do programa olímpico dos jogos olímpicos Tóquio 2020 hoje é dia de falarmos do badminton.
* Postagem originalmente publicada em 2016 com adaptações em 2021
O badminton é um jogo que tem sua origem na Inglaterra no século XIX, pois surgiu através de militares da Índia que instalaram uma rede como forma de diversão e deu início ao esporte que foi batizado por conta da Badminton House, residência do Duque de Beaufort. Conhecido popularmente como peteca é um jogo disputado ou individualmente ou em duplas. As regras são as seguintes: As partidas são disputadas em melhor de três games de 21 pontos e vence quem ganhar dois. Caso houver empate de 20 a 20 leva quem abrir dois pontos de vantagem e caso empate em 29 a 29 vence quem chegar ao 30º ponto.
A peteca e a raquete
No badminton as raquetes tem maior comprimento e aro menor ao que são usadas no tênis e o seu design permite que os jogadores possam executar movimentos rápidos e precisos. As raquetes medem 67 cm e pesam entre 85 a 110 g. A peteca pesa entre 4 e 5,5 g e é feita de material sintético. Nos Jogos Olímpicos são usadas 16 penas de ganso e os golpes chegam a atingir 400 km/h.
A quadra
O campo onde o badminton é jogado tem medida de 13, 40 metros de comprimento com larguras variáveis de 5,18 m nos jogos de simples e 6,10 metros nos jogos de duplas.
Movimentos e golpes
- Clear: O movimento é feito quando um jogador lança a bola para o alto com o objetivo de fazê - la cair de forma vertical;
- Drop: O golpe tem como objetivo encurtar a trajetória da peteca deixando bem próximo à rede;
- Smash: Cortada potente em que a peteca é lançada numa velocidade impressionante deixando desnorteado o adversário.
O local de competições
O Musashino Forest Sports Plaza tem capacidade para 10 mil espectadores, mas terá presença restrita de público. Além das partidas de badminton receberá as provas de esgrima do pentatlo moderno.
O Brasil nos jogos
Ygor Coelho de 24 anos vai pra sua segunda olimpíada da carreira e em Lima foi campeão pan americano. A representante feminina é Fabiana Silva que no Rio foi reserva e agora tem a chance de representar o país na modalidade.
Amanhã o basquete.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.