Dando sequência à série especial sobre as conquistas olímpicas do Brasil em 100 anos de participação olímpica destacaremos hoje as conquistas do vôlei tanto na quadra como na praia.
12 anos depois nos Jogos de Atenas o Brasil conquistou o bicampeonato olímpico no vôlei com uma nova geração de vencedores capitaneada por Giba, Nalbert, Ricardinho, Serginho e cia. Um time imbatível comandado por Bernardinho que ganhou tudo que disputou naquele ciclo olímpico: um mundial, três Ligas Mundiais e uma Copa do Mundo. O auge desse esquadrão foi a final da Olimpíada na capital grega diante da Itália e o Brasil venceu por 3 sets a 1.
Voltando aos homens a equipe de Bernardinho manteve a hegemonia até 2008 quando perdeu pros Estados Unidos ficando com a prata em Pequim, quatro anos depois em Londres tomou a virada da Rússia e novamente ficou com a prata. Na Rio 2016 o terceiro ouro olímpico veio na base da superação. O Brasil vinha de duas derrotas seguidas e precisava vencer a França pra seguir vivo. O Brasil venceu os franceses e partiu embalado pra decidir o ouro e novamente a Itália na final. O Maracananzinho ficou pequeno para um show brasileiro e tricampeonato garantido com um 3 x 0 na final. Era o tricampeonato olímpico com jogadores como Lucão, Lipe, Lucarelli e Wallace, o melhor atacante do torneio. Foi o último título de Bernardinho que deixou o comando da seleção depois da Olimpíada.
O vôlei de praia fez sua estreia olímpica em Atlanta 1996. E logo em Atlanta o Brasil ganhava a primeira medalha de ouro olímpica e numa final brasileira. Jacqueline Silva e Sandra Pires conquistaram o ouro olímpico vencendo na final Adriana e Mônica.
Os outros ouros do vôlei de praia vieram nas duplas masculinas. Em Atenas 2004 a dupla Ricardo e Emanuel conquistava o ouro em cima da dupla espanhola Bosma e Herrera. E na Rio 2016 foi a vez de Alison e Bruno Schmidt ganharem o ouro diante da dupla italiana Nicolai e Lupo na quadra lotada na praia de Copacabana em plena madrugada. Dois anos depois do ouro a dupla se separou.
A série prossegue no dia 6 de julho com os campeões solitários de outros esportes.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.