A semana que passou foi repleta de acontecimentos marcantes e tristes. Dois massacres chocaram o país, a CPI da Covid começou ouvindo ex- ministros da Saúde e a Colômbia explode em protestos contra o governo.
1 - A maior operação letal da história da polícia: 29 pessoas mortas nesta que foi a maior operação letal que a polícia do Rio de Janeiro já realizou. A Favela do Jacarezinho viveu na quinta feira 9 horas de terror segundo moradores que testemunharam cenas horríveis. A Polícia entrou na comunidade para combater uma denúncia de que uma quadrilha recrutava adolescentes para o tráfico. Esta operação não foi autorizada pelo STF e o ministro Edson Fachin disse que o ato foi uma execução arbitrária. Somente 3 das 29 vítimas já foram identificadas.
2 - Barbárie dentro da creche: O município de Saudades foi palco de um crime bárbaro. O jovem Fabiano Mai invadiu a creche com uma adaga e um facão e matou cinco pessoas: a professora Keli Adriane, a agente educativa Mirla Renner e três bebês de menos de um ano. O assassino está preso e levado ao hospital de Chapecó. O suspeito pela atrocidade tem perfil problemático e segundo relatos sofria bullying e daí a razão pra cometer o crime.
3 - CPI da Covid: A CPI que apura os desmandos do governo ouviu nesta semana três dos 4 ministros da saúde do governo Bolsonaro. O primeiro, Luiz Mandetta disse que o comportamento de Bolsonaro ajudou no agravamento da pandemia e que mandou uma carta alertando o presidente, já Nelson Teich disse porque saiu do governo com menos de 1 mês motivado pela série de divergências quanto ao uso da cloroquina. O atual ministro Marcelo Queiroga evitou falar de tratamento precoce e da cloroquina. Já Eduardo Pazuello adiou o seu depoimento pois alegou ter sido infectado por Covid devido a contato com assessores, mas o Estadão desmascarou e ele foi até o chefe da secretaria da Presidência Onyx Lorenzoni. Em relação á pandemia no Brasil já são quase 420 mil mortos e falta vacina. Pelo menos em 15 capitais não há doses de vacinas. E os Estados Unidos decidiram apoiar a quebra de patente das vacinas alegando urgência na vacinação.
4 - Colômbia arde em protestos: O país vem enfrentando há 10 dias uma onda de protestos que já mataram mais de 20 pessoas. O estopim para a onda de protestos foi a criação de um projeto de reforma tributária. O governo conservador de Ivan Duque está em xeque perante a comunidade colombiana.
5 - Divórcio milionário: O casal Bill e Melinda Gates anunciou a separação depois de 27 anos. O divórcio do dono da Microsoft foi anunciado no começo da semana. Juntos o casal seguirá na fundação que leva o nome dos dois. A fundação é responsável por doações filantrópicas bilionárias.
Imagem da semana
A imagem da semana traz a cena de um porta retrato caído em meio à poça de sangue de uma das prováveis vítimas da chacina de Jacarezinho, mais uma que envergonha o mundo.
Semana que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.