A semana termina com o Brasil atingindo a triste marca de 400 mil vidas perdidas e o Rio assiste ao ocaso de mais um governador que perde o mandato acusado de corrupção.
1 - 400 mil vidas perdidas na pandemia: O Brasil atingiu nesta semana a triste marca de 400 mil mortes pela pandemia. Foram apenas 36 dias para o Brasil passar de 300 mil e chegar a mais 100 mil mortes. O mês de abril foi o mais letal com mais de 82 mil mortes. Só nos quatro primeiros meses deste ano a Covid- 19 matou mais pessoas que todo o ano passado e preocupa ainda mais o aumento de casos entre jovens, portanto são os jovens que mais sofrem porque fazem festas clandestinas e o resultado é esse aí. Quanto á CPI foram aprovados requerimentos e a comissão começará os trabalhos na próxima semana ouvindo os ministros da saúde (Luiz Mandetta, Nelson Teich, Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga). Quanto à vacinação a Anvisa rejeitou o pedido de importação da vacina russa Sputnik V que foi comprada pelos governadores do Nordeste. A entidade apontou falhas na explicação e em coletiva da OMS o ministro Marcelo Queiroga afirmou que toda a população do Brasil será totalmente vacinada até o final de 2021 (tô pagando pra ver). Enquanto isso Portugal depois de seis meses de confinamento vai reabrir a fronteira com a Espanha, pois conseguiu reduzir o número de casos e mortes e a Índia voltou a bater triste recorde no número de casos nas últimas 24 horas com mais de 400 mil novos casos de Covid.
2 - Fim da linha: Wilson Witzel se tornou o primeiro governador a sofrer processo de impeachment desde o fim da ditadura militar. Ele perdeu definitivamente o mandato em decisão unânime e ainda não exercerá nenhum cargo público por 5 anos. Witzel é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro e eleito na onda bolsonarista de 2018 rompeu com o presidente um ano depois e agora vê sua meteórica carreira política cair no limbo do esquecimento. Cláudio Castro tomou posse e agora é o governador do estado do Rio.
3 - Caso Henry: Em nova reviravolta a mãe do menino Monique Medeiros mudou a versão sobre a morte do menino. Monique em uma carta de 29 páginas acusa o Dr. Jairinho de ser muito violento, pois afirma que sofria ameaças e que o vereador entrou no quarto do menino no dia do crime.
4 - 100 dias de governo Biden: Em discurso no Congresso americano o presidente dos Estados Unidos Joe Biden disse que os americanos se vacinem e defendam o plano trilionário que ajudará o país a sair mais rapidamente da pandemia.
5 - Morte de Maradona: Relatório médico divulgado nesta semana diz que o astro argentino Diego Maradona morreu à própria sorte, abandonado pela equipe médica. O documento de 70 páginas diz que Maradona passou por um prolongado período de agonia e que o tratamento foi feito de forma inadequada e imprudente. Maradona morreu em 25 de novembro do ano passado quando se recuperava de uma cirurgia cerebral.
Imagem da semana
Na Esplanada dos Ministérios várias cruzes foram colocadas em volta do gramado do Congresso Nacional simbolizando as mais de 400 mil vidas perdidas para a Covid-19.
Sábado que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.