A semana termina com o Congresso tendo novos presidentes e na Ásia militares tomam o poder em Mianmar.
1 - Novos comandantes no Congresso: No começo da semana foram eleitos os novos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. No Senado Rodrigo Pacheco (DEM - MG) foi eleito em primeiro turno recebendo o apoio do presidente Jair Bolsonaro e de dez partidos, na Cãmara o vencedor foi Arthur Lira (PP- AL). Os dois novos presidentes apresentaram medidas consideradas prioritárias como o auxílio financeiro para a população pobre e a aceleração da vacinação através de um documento que ambos assinaram além de preverem a aprovação da reforma tributária em seis meses.
2 - O mundo contra a Covid: Nesta semana foi aprovada medida provisória que estabelece prazo de cinco dias para que a Anvisa autorize o uso emergencial de imunizantes que tenham o aval internacional e com isso retira a obrigatoriedade da realização dos testes da fase 3 em voluntários brasileiros. Ao mesmo tempo chega neste sábado o primeiro lote de insumos para a produção pela Fiocruz da vacina da Oxford/AstraZeneca que teve eficácia de 76% depois da aplicação da primeira dose e o Instituto Butantan recebeu mais de 5 mil litros de insumos para produzir mais de 8,6 milhões de doses da CoronaVac. Até agora no Brasil mais de 3 milhões de pessoas foram vacinadas e a vacinação segue em ritmo lento pois nesta semana começaram a vacinação em pessoas idosas acima dos 90 anos. No Mundo os países da Europa deverão se unir para acelerar a vacinação. No Brasil a pandemia já matou mais de 230 mil pessoas e o número de casos passa de 9 milhões.
3 - Tragédia de Brumadinho: Nesta semana o governo de Minas Gerais e a Vale do Rio Doce assinaram um acordo de R$ 37 bilhões para reparação dos danos provocados pelo desastre que matou 270 pessoas há dois anos. O acordo saiu depois de quatro meses de negociações e 200 horas de reuniões.
4 - Golpe em Mianmar: Uma junta militar derubou o governo eleito do país e várias lideranças entre elas a líder civil Aung San suu Kyi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz. Os militares assumiram o poder e a comunidade internacional condenou o golpe. O presidente dos EUA Joe Biden pediu pressão internacional contra o golpe.
5 - Fim de uma era na Amazon: O CEO Jeff Bezos deixaroa o comando da empresa no máximo até o terceiro trimestre deste ano. Bezos continuará na companhia exercendo o cargo de presidente executivo. Andy Jassy que comanda a Amazon Web Services, braço da empresa no armazenamento de dados assumirá o posto de líder.
Imagem da semana:
O britânico Tom Moore morreu no começo desta semana. Moore se tornou símbolo da luta contra a Covid por arrecadar mais de 30 milhões de libras pro sistema de saúde britânico e o feito mereceu condecoração da Rainha Elizabeth.
O quadro retorna sábado que vem.
Olá, tudo bem? PP e DEM no comando do Congresso Nacional. ARENA vive. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir