Semana em Resumo: Novos presidentes no Congresso e golpe militar em Mianmar

Kleber Nunes
By -
1

A semana termina com o Congresso tendo novos presidentes e na Ásia militares tomam o poder em Mianmar. 


1 - Novos comandantes no Congresso: No começo da semana foram eleitos os novos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. No Senado Rodrigo Pacheco (DEM - MG) foi eleito em primeiro turno recebendo o apoio do presidente Jair Bolsonaro e de dez partidos, na Cãmara o vencedor foi Arthur Lira (PP- AL). Os dois novos presidentes apresentaram medidas consideradas prioritárias como o auxílio financeiro para a população pobre e a aceleração da vacinação através de um documento que ambos assinaram além de preverem a aprovação da reforma tributária em seis meses.

2 - O mundo contra a Covid: Nesta semana foi aprovada medida provisória que estabelece prazo de cinco dias para que a Anvisa autorize o uso emergencial de imunizantes que tenham o aval internacional e com isso retira a obrigatoriedade da realização dos testes da fase 3 em voluntários brasileiros. Ao mesmo tempo chega neste sábado o primeiro lote de insumos para a produção pela Fiocruz da vacina da Oxford/AstraZeneca que teve eficácia de 76% depois da aplicação da primeira dose e o Instituto Butantan recebeu mais de 5 mil litros de insumos para produzir mais de 8,6 milhões de doses da CoronaVac. Até agora no Brasil mais de 3 milhões de pessoas foram vacinadas e a vacinação segue em ritmo lento pois nesta semana começaram a vacinação em pessoas idosas acima dos 90 anos. No Mundo os países da Europa deverão se unir para acelerar a vacinação. No Brasil a pandemia já matou mais de 230 mil pessoas e o número de casos passa de 9 milhões.

3 - Tragédia de Brumadinho: Nesta semana o governo de Minas Gerais e a Vale do Rio Doce assinaram  um acordo de R$ 37 bilhões para reparação dos danos provocados pelo desastre que matou 270 pessoas há dois anos. O acordo saiu depois de quatro meses de negociações e 200 horas de reuniões.

4 - Golpe em Mianmar: Uma junta militar derubou o governo eleito do país e várias lideranças entre elas a líder civil Aung San suu Kyi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz. Os militares assumiram o poder e a comunidade internacional condenou o golpe. O presidente dos EUA Joe Biden pediu pressão internacional contra o golpe.

5 - Fim de uma era na Amazon: O CEO Jeff Bezos deixaroa o comando da empresa no máximo até o terceiro trimestre deste ano. Bezos continuará na companhia exercendo o cargo de presidente executivo. Andy Jassy que comanda a Amazon Web Services, braço da empresa no armazenamento de dados assumirá o posto de líder.

Imagem da semana:

O britânico Tom Moore morreu no começo desta semana. Moore se tornou símbolo da luta contra a Covid por arrecadar mais de 30 milhões de libras pro sistema de saúde britânico e o feito mereceu condecoração da Rainha Elizabeth. 

O quadro retorna sábado que vem.

Postar um comentário

1Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

  1. Olá, tudo bem? PP e DEM no comando do Congresso Nacional. ARENA vive. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
Postar um comentário
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!