Semana em Resumo: O Brasil chocado com a morte de um negro repetindo George Floyd

 A semana que termina é manchada por um assassinato revoltante e brutal que estarreceu o Brasil.


1 - Morte no supermercado: João Alberto Freitas de 40 anos fazia compras no supermercado Carrefour em Porto Alegre na última quinta feira e após um desentendimento os dois seguranças num ato covarde e abominável espancaram João Alberto até a morte. Os dois foram presos em flagrante e olaudo aponta que ele morreu por asfixia. O ato na véspera do dia da Consciência Negra chocou o país lembrando o ocorrido em maio nos Estados Unidos com a morte do negro George Floyd e gerou uma onda de repúdio entre a sociedade. Atos em várias capitais foram realizados e em São Paulo uma unidade do Carrefour foi destruída em atos de vandalismo. O Carrefour disse que foi o pior dia de sua história e em nota lamenta o caso além de iniciar investigação e tomou providências para que casos como esse não se repitam. O vice -presidente Hamilton Mourão disse que no Brasil não existe racismo, gerando revolta e o presidente Jair Bolsonaro hoje em reunião virtual dos Brics disse que são tentativas de importar para o nosso território tensões alheias à nossa história. Neste sábado o movimento Black Lives Matter (Vidas negras importam) emitiu uma nota de lamentos e o heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton se manifestou protestando e lamentando que outra vida negra foi perdida. 


2 - Amapá às escuras: Um novo apagão voltou a deixar o estado do Amapá na penumbra esta semana. O apagão ocorrido na terça é mais um capítulo na crise energética que assola o estado. 13 cidades voltaram a ficar sem luz e houve protestos. Na quinta a atual diretoria da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica foi afastada e neste sábado o presidente Bolsonaro visitou o estado e geradores termelétricos foram ativados para o restabelecimento da energia nos municípios afetados.


3 - O mundo em pandemia: Nesta semana a ciência voltou a dar um grande passo na corrida pela vacina. A Pfizer e a bioNTech anunciaram a conclusão da fase 3 de testes e os resultados apontam eficácia de 95% entre os idosos. Aqui no Brasil chegou o primeiro lote de doses da vacina Coronavac vindos da China. São 120 mil doses da vacina produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Um estudo publicado em uma revista científica aponta que a Coronavac é segura e induz resposta imune. A pandemia no Brasil voltou a ter alta no número de casos e mortes pois relatório do Imperial College de Londres mostra que o índice de contaminação é de 1,10, ou seja, para cada grupo de 100 pessoas contaminadas 110 transmitem o vírus e no mundo foi registrado um novo recorde diário de mortes na quarta feira com mais de 11.200 casos. A França ultrapassou a Rússia em número de casos e é um dos países europeus mais afetados pela segunda onda. A Covid-19 já matou no mundo mais de 1,3 milhão de pessoas e no Brasil são mais de 169 mil mortes.

4 - Instabilidade no Peru: O país teve em uma semana três presidentes, o mais novo é Francisco Rafael Sagasti de 76 anos que assumiu a presidência do país depois da renúncia de Manuel Merino que governou o país por cinco dias e não resistiu á onda de protestos que pediam sua saída. Merino havia assumido o poder depois que Martin Vizcarra sofreu impeachment por incapacidade moral. 

5 - Tragédia na praia: Um casal e o bebê de menos de 1 ano morreu soterrado por conta do deslizamento de uma falésia na Baía dos Golfinhos na praia de Pipa no Rio Grande do Norte. O Ministério Público investiga as causas do acidente. A praia de Pipa é bastante movimentada e atrai turistas de todo o Brasil e eu estive nessa praia ano passado. 

Imagem da semana

Não há justificativa pro que ocorreu no Carrefour de Porto Alegre. O Brasil não pode ficar calado e aceitar esse caso de racismo e intolerância que vitimou um negro. Chega de racismo e intolerância, é isso que eu peço!

E com minhas condolências à família de João Alberto o quadro retorna semana que vem.

Postar um comentário

0 Comentários