Semana em Resumo: Nova briga pela vacina, Trump segue sem reconhecer derrota e Amapá segue na penumbra

A semana termina com nova polêmica envolvendo a vacina que está sendo desenvolvida, o caos que segue no Amapá e Trump seguindo não admitir a derrota na eleição americana.

1 - Briga pela vacina: No começo da semana o Instituto Butantan suspendeu os terstes da Coronavac devido à morte de um voluntário que participou dos testes. Na quarta a Anvisa autorizou a retomada dos testes. O voluntário que morreu segundo a polícia cometeu suicídio que antes foi declarado como evento adverso grave. Enquanto isso a Pfizer e a BioNTech divulgaram os resultados dos testes e a resposta foi animadora: a taxa de eficácia chegou a 92% na fase 3. A outra polêmica envolveu mais uma vez o presidente Jair Bolsonaro que em um evento na terça feira voltou a minimizar a pandemia afirmando que o Brasil tinha de deixar de ser um país de maricas, pois o país já tem mais de 164 mil mortos, antes voltou a provocar o governador de São Paulo João Dória dizendo que havia ganho mais uma quando os testes foram suspensos. Quero ver até onde vai a irresponsabilidade desse presidente?

2 - Europa em segunda onda: Seguem as medidas de restrição nos países europeus para conter a segunda onda de coronavírus. A Itália se tornou nesta semana o décimo país do mundo a ultrapassar 1 milhão de casos. E nesta semana o grupo que publica o dicionário Collins disse que a palavra lockdown foi a palavra do ano, claro. Lockdown é a medida restritiva mais adotada pelos governos do mundo todo para limitar a disseminação da doença, coisa que deveriam fazer aqui no Brasil já que temos um presidente irresponsável que segue negando a pandemia.


3 - EUA pós eleição: Donald Trump ainda segue não admitindo que perdeu o pleito para Joe Biden e reapareceu no meio desta semana para afirmar que houve fraude na eleição, mas as autoridades eleitorais americanas não apontaram indícios de fraude. Falando nisso Joe Biden ratificou a vitória no estado da Geórgia e segundo projeções ele obteve 306 delegados, 36 a mais pra ser eleito no Colégio Eleitoral, a mesma quantidade que deu a vitória à Trump quatro anos atrás. Enquanto isso a China  e a Grã Bretanha reconheceram Biden como novo presidente, só no Brasil que até agora Bolsonaro não reconheceu, mas o vice Hamilton Mourão já admitiu que Biden venceu a eleição ainda mais depois que Bolsonaro disse que o uso de pólvora quando a diplomacia e a saliva não serão suficientes para lidar com a ameaça de sofrer as sanções comerciais devido às queimadas e ao desmatamento da região da Amazônia. Biden criou uma força tarefa contra a Covid e na equipe teremos uma brasileira. 

4 - Novo presidente no Peru: O país tem sue terceiro presidente em quatro anos. O presidente do Congresso Manuel Merino assumiu o comando do país depois que Martin Vizcarra sofreu impeachment por incapacidade moral. Merino ficará no poder até 2021 quando novas eleições serão realizadas. Antes Pedro Pablo Kuczynski renunciou em 2018 em meio à crise e depois assumiu Vizcarra.

5 - Amapá às escuras: Já são 12 dias que o estado segue em estado de penumbra e pelo jeito vai levar mais duas semanas pra solucionar a crise energética. Nesta semana teve protestos, rodízio de energia e o adiamento das eleições pra 13 de dezembro. O laudo preliminar descartou a hipótese de que um raio causou o incêndio na subestação danificando três transformadores.

Imagem da semana

Na última quinta feira foi comemorado o Dia Nacional do Pantanal, mas este ano nem teve motivos pois o bioma teve o pior ano da história em matéria de queimadas e a imagem mostra como os animais da região sofreram com o absurdo recorde de queimadas.

Semana que vem o quadro retorna.

Postar um comentário

0 Comentários