O Mês em Resumo: Joe Biden vence eleição americana, Amapá sofre com os apagões, Hamilton é hepta na F1 e mês de adeus à Tom Veiga, Fernando Vannucci e Maradona

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de novembro.




No dia 3 os americanos foram às urnas para escolher o novo presidente e depois de quatro dias de suspense o veredito: O democrata Joe Biden superou os 270 delegados necessários para se eleger e vence a eleição. Ele que foi vice de Barack Obama se torna o 46º presidente eleito da história. O presidente Donald Trump se torna o terceiro presidente no pós guerra a fracassar na tentativa de reeleição. O momento é histórico pois teremos a primeira mulher negra a ser vice presidente eleita na mesma chapa, a senadora Kamala Harris. Joe Biden no discurso da vitória disse que vai pacificar e unir o país e cria uma força tarefa no combate à covid - 19. Trump demora dias para reconhecer a derrota e fracassa nas tentativas jurídicas para reverter o resultado e a maioria dos líderes mundiais reconhece Biden eleito exceto o Brasil pois até agora nada do presidente Jair Bolsonaro reconhecer a eleição de Joe Biden.




Aqui no Brasil tivemos as eleições municipais disputadas em dois turnos. No primeiro turno a totalização demorou horas pois os super computadores do TSE sofreram ataques de hackers que causaram falhas, mas no segundo turno não houve falhas e a totalização foi bem rápida. O eleitorado deu nas urnas a resposta ao extremismo e o radicalismo elegendo políticos experientes. Em São Paulo deu Bruno Covas, no Rio de Janeiro Eduardo Paes deu uma surra em Marcelo Crivella, em Belo Horizonte Alexandre Kalil foi reeleito, em Porto Alegre deu Sebastião Melo, em Salvador deu Bruno Reis e em Recife João Campos se elegeu prefeito numa disputa familiar com a prima Marília Arraes. O PT pela primeira vez desde a redemocratização não levou nenhuma prefeitura nas capitais.


Em julgamento virtual a jovem Mariana Ferrer é atacada e humilhada pelo advogado André de Castro Aranha que foi absolvido no caso em que ela foi estuprada e segundo os juízes foi um estupro culposo. Houve inúmeros protestos em várias partes do país.



Um crime bárbaro choca o país na véspera do dia da Consciência negra. João Alberto Freitas, um homem negro de 40 anos é espancado até a morte por dois seguranças que trabalhavam no supermercado Carrefour em Porto Alegre. Ele acabou morrendo por asfixia segundo o laudo técnico da polícia. O ato gerou protestos por todo o país e em São Paulo uma das unidades do supermercado foi alvo de vandalismo pelos manifestantes. 


O estado do Amapá passa 22 dias às escuras, principalmente na capital Macapá. No período a capital sofre dois apagões que deixam sem luz milhares de moradores. A energia retorna com a instalação de um transformador que substituiu o que foi danificado por um incêndio. 


Segue a luta da ciência por uma vacina eficaz contra a Covid-19 e neste mês saíram novos resultados: primeiro a Pfizer divulga os resultados dos testes da vacina que alcançam eficácia de 90%, depois a Moderna divulga o resultado dos testes que apontam eficácia de 95% e a vacina de Oxford em parceria com a Astra Zeneca atinge 95% de eficácia em pessoas idosas. Enquanto isso a Anvisa suspende por três dias os testes da Coronavac devido à morte de um voluntário. A vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan é retomada. Enquanto isso o Brasil volta a conviver com o aumento no número de casos e mortes pela pandemia ao mesmo tempo que uma declaração infeliz do presidente chamando o Brasil como país de maricas e uma comemoração de vitória contra o governador de São Paulo João Dória revoltam a população e na Europa a segunda onda faz com que em alguns países seja decretado o lockdown. 



Um casal e um bebê de 1 ano morrem no deslizamento de uma falésia na praia de Pipa no Rio Grande do Norte. A praia é um dos pontos turísticos mais visitados do Nordeste brasileiro.



No Peru três presidentes em uma semana. Martin Vizcarra sofre impeachment do congresso por incapacidade moral e é substituído por Manuel Merino que fica apenas 5 dias no cargo e quem assume o poder é Francisco Sagasti.


Os destaques da economia: Começa a vigorar o pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos e a taxa de desemprego cresce e chega a 14% e com isso o contingente de desempregados sobe pra 14 milhões.





Na Fórmula 1 o inglês Lewis Hamilton conquista o heptacampeonato mundial se igualando ao feito de Michael Schumacher. Ainda na Fórmula 1 um acidente assustador com o piloto Romain Grosjean no GP do Bahrein. Ele escapa das chamas depois que seu carro explode no guard rail e pega fogo. Grosjean tem apenas queimaduras. Na NASCAR o título da divisão principal ficou com Chase Elliott. Ele vence a corrida final e se sagra campeão igualando o feito de seu pai, Bill Elliott. 



Ele era um papagaio que virou grande companhia para a apresentadora Ana Maria Braga, primeiro surgido na Record, depois na Globo. O papagaio cativante e simpático ganhou o carinho de todos. Por trás do carismático louro José estava o ator e manipulador Tom Veiga. Ele é encontrado morto na sua casa no dia 1º de novembro aos 47 anos.


Vanusa fez parte da jovem Guarda e se destacou depois em carreira solo onde gravou 18 discos. Chegou a atuar na TV fazendo a novela Cinderela 77 na extinta Rede Tupi e foi casada duas vezes com o diretor Augusto César Vannucci e com o cantor Antônio Marcos. Desde 2009 vinha enfrentando problemas de saúde e estava internada desde setembro quando tratava - se de uma pneumonia, chegou a ter alta, mas na madrugada do dia 8 de novembro uma insuficiência respiratória matou a cantora aos 73 anos.


Francisco Camargo, ou Seu Francisco era o pai da dupla Zezé di Camargo e Luciano e graças a ele a dupla sertaneja se tornou uma das maiores do país e o filme Dois Filhos de Francisco rendeu dividendos a ele. Seu Francisco morre no dia 24 aos 83 anos.


Alô Você! Era com esse bordão que Fernando Vannucci saudava os telespectadores. O mineiro de Uberaba fez história no jornalismo esportivo brasileiro inovando a linguagem com irreverência e humor além de bordões que caíram na boca do povo. Na Globo fez Jornal Hoje, Jornal Nacional, os Gols do Fantástico sempre revezando com Léo Batista além do Globo Esporte e Esporte Espetacular. Saiu da emissora em 1999 depois da polêmica com um biscoito e foi parar na Band, depois Record, Rede TV! e por último a Rede Brasil onde estava desde 2014. Com a saúde comprometida devido à um infarto em abril do ano passado o jornalista se sente mal e morre no dia 24 aos 69 anos.



Diego Armando Maradona é para os argentinos um mito. O Pibe D'Oro como era conhecido ganhou o mundo e desfilou nos gramados sua genialidade e chegou a ser comparado a Pelé. Jogou em clubes como Newell's Old Boys e Boca Juniors na Argentina, Barcelona e no Nápoli da Itália. Pela seleção jogou em quatro copas sendo a de 1986 a mais marcante. Naquela Copa disputada no México Maradona chegava ao auge, marcou cinco gols, dois deles contra Inglaterra entraram pra história: o primeiro, marcado com a mão, ou segundo os hermanos, La Mano de Diós e o segundo em que dribla meio time é considerado pela FIFA como o mais bonito de todas as Copas. A partir de 1991 sua carreira entra em declínio quando começa a lutar contra a dependência química, sofre várias internações até que no começo do mês sofre uma cirurgia no cérebro e menos de quinze dias depois de ter alta ele tem um infarto seguido de mal súbito e morre no dia 25 aos 60 anos de idade. O seu velório na Casa Rosada reúne multidões e o seu enterro é restrito aos familiares.

Outros mortos do mês: Lan (5 de novembro), cartunista italiano que ficou radicado no Brasil, Jonas Mello (19 de novembro), ator e dublador trabalhando em novelas de destaque nas redes Tupi, Globo e SBT, Jofran Frejat (23 de novembro), pioneiro de Brasília, foi secretário de saúde nos governos de Aimé Lamaison e Joaquim Roriz além de ter sido deputado federal por cinco mandatos e candidato ao GDF em 2014 quando perdeu no segundo turno a eleição para Rodrigo Rollemberg, João Alves Filho (24 de novembro), ex- prefeito de Aracaju e ex-governador do estado de Sergipe e David Prowse (29 de novembro), ator inglês que deu vida ao personagem Darth Vader na saga Guerra nas Estrelas.

O quadro voltará em dezembro e a Retrospectiva 2020 será a partir do dia 26 de dezembro.

Postar um comentário

1 Comentários

FABIOTV disse…
Olá, tudo bem? Novembro foi um mês intenso... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br