O Mês em Resumo: País sofre com pandemônio na política e no aumento veloz das mortes do coronavírus

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos do mês de maio.


O Covid- 19 atinge tristes marcas no Brasil. O país ultrapassa no dia 9 a marca de 10 mil mortes e chega ao fim do mês com mais de 28 mil mortes. Os estados começam a flexibilizar a quarentena e as medidas de isolamento social ao mesmo tempo que o país se aproxima do pico e a OMS coloca a América Latina como o novo epicentro da pandemia. Em Fortaleza é decretado o lockdown, a mesma coisa em São Luís.



E em meio á pandemia cai o ministro da Saúde Nelson Teich que ficou menos de um mês na pasta. Teich decide sair porque divergiu com o presidente Bolsonaro sobre o uso da cloroquina. A polêmica seguiu dias depois quando o ex- presidente Lula falou que a natureza criou o monstro do coronavírus e o presidente em uma live disse que quem é de esquerda tome tubaína e quem é de direita toma cloroquina. A Organização Mundial de Saúde decidiu suspender o estudo da hidroxicloroquina.No mundo alguns países começam a retornar ao normal, casos de Itália e Espanha que reabrem o comércio com medidas de restrição.





Mas o mês de maio é marcado pela sucessão de agitações políticas no Brasil e na maior parte deles os atos são contra o Supremo e a imprensa. No dia 3 o fotógrafo Dida Sampaio do Estadão é agredido pelos militantes, no dia 5 no Alvorada o presidente manda calar a boca quando era questionado sobre a troca de comando na Superintendência da Polícia Federal, no dia 17 a jornalista Clarissa Oliveira da Band é atacada por manifestantes. No dia 25 vários órgãos de imprensa como a Folha de S. Paulo e o grupo Globo decidem suspender a cobertura no Palácio da Alvorada. No dia 23 o SBT Brasil não vai ao ar por decisão de Silvio Santos pela primeira vez em 15 anos. Nem mesmo William Bonner escapou da fúria insana dos bolsonaristas. Numa entrevista a Pedro Bial o âncora do Jornal Nacional disse que virou alvo de intimidação e ao mesmo tempo denunciou a fraude que seu filho recebeu o auxílio emergencial do governo.



A temperatura política subiu no dia 22 quando o ministro Celso de Mello divulga a íntegra da reunião ministerial em que o ex- ministro Sérgio Moro acusa o presidente de interferir na Polícia Federal. A reunião é repleta de palavrões do presidente, xingamento aos governadores João Dória e Wilson Witzel e declarações polêmicas por parte dos ministros Ricardo Salles e Abraham Weintraub. Um pouco antes no começo do mês Moro depõe na PF e diz que Bolsonaro quer apenas uma superintendência, a do Rio de Janeiro.





Falando no Rio o governador Wilson Witzel virou alvo de uma operação da Polícia Federal que apura desvio de verbas da saúde. Witzel acusou Bolsonaro de perseguição política. E ainda no Rio uma bala atirada por um policial matou o menino João Pedro durante uma operação policial.



E durou menos de três meses a passagem de Regina Duarte na Secretaria de Cultura. A atriz dá uma entrevista patética à CNN Brasil em que minimizou a tortura na ditadura e no dia 20 deixa o governo.



E a guerra entre os poderes também aumentou a temperatura. No dia 27 a Polícia Federal faz operação para conter os disseminadores de fake news. A ação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes teve como alvos de busca e apreensão blogueiros bolsonaristas como a ativista Sara Winter, o empresário Luciano Hang da Havan e parlamentares como Carla Zambelli e Bia Kicis.





No mundo o destaque fica para a morte do negro George Floyd que foi morto por um policial branco em Minneapolis. O ato gerou uma série de protestos por todo o país.



Nove anos depois do fim dos ônibus espaciais a NASA em parceria com a Space X lança o foguete Crew Dragon Demo 2 com dois astronautas tripulados com destino à Estação Espacial Internacional. Depois do lançamento ser adiado no dia 27 o lançamento é no dia 30 e foi um sucesso.





O esporte retorna aos poucos. No futebol a Alemanha é o primeiro país europeu a voltar com a bola rolando com os primeiros jogos da retomada da Bundesliga. Em junho voltam os campeonatos na Espanha, Portugal, Inglaterra e Itália. Aqui no Brasil os clubes ensaiaram retornar os treinos, mas não há definição de quando a bola volta a rolar. No automobilismo a NASCAR volta a correr com quatro corridas em dez dias.

















As perdas do mês. Aldir Blanc (4 de maio), compositor e escritor onde compôs várias músicas ao lado de artistas como João Bosco, Carlos Lyra, Wagner Tiso e autor de clássicos da MPB como Linha de Passe, De frente pro crime e O Bêbado e a Equilibrista imortalizado na voz de Elis Regina e que virou hino da anistia em 1979, Flávio Migliaccio (4 de maio), ator, produtor e diretor e teve como personagens marcantes o Tio Maneco, Shazan da dupla Shazan e Xerife com Paulo José entre tantos outros, Renato Brito Cunha (5 de maio), ex- presidente da CBB e técnico da seleção brasileira masculina de basquete que foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964, Daisy Lúcidi (7 de maio), atriz que atuou em várias novelas como Paraíso Tropical, Passione entre outras, Little Richard (9 de maio), considerado o pai do rock and roll, autor de Tutti Frutti e influente no gênero, Luiz Makouf Carvalho (16 de maio), jornalista com passagens por Estadão, Jornal da Tarde e ganhador de dois prêmios Jabuti, Oswaldo Alvarez, o Vadão (25 de maio), técnico de futebol onde treinou times como o São Paulo, Corinthians e no Mogi Mirim foi o comandante do carrossel caipira no início dos anos 90 num time que tinha Rivaldo como um dos destaques. Foi também quem descobriu Kaká quando dirigia o São Paulo e seu último trabalho foi como técnico da seleção feminina de futebol na última Copa do Mundo feminina, Murilo Melo Filho (27 de maio), jornalista que acompanhou vários presidentes brasileiros de Juscelino Kubitschek até José Sarney e trabalhou em órgãos de imprensa dentre os mais importantes a extinta revista Manchete, Gilberto Dimenstein (29 de maio), jornalista que passou pela Folha de S. Paulo, Rádio CBN e criador do portal Catraca Livre. Ganhou vários prêmios como o Esso e o Jabuti e morre devido à complicações de um câncer, Evaldo Gouveia (30 de maio), compositor cearense autor de sucessos como Sentimental demais gravado por Altemar Dutra e Somos Iguais entre outros e o ex- juiz Nicolau dos Santos Neto (31 de maio), mais conhechdo como juiz Lalau. Ele foi acusado de desviar R$ 169 milhões das obras da sede do TRT de São Paulo em 1998 e que rendeu a cassação do senador Luiz Estevão em 2000.

O quadro retorna em junho.

Postar um comentário

1 Comentários

FABIOTV disse…
Olá, tudo bem? Mês turbulento realmente... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br