O segundo Top 5 de 2020 destaca uma semana turbulenta com chuvas no Sudeste, o coronavírus se alastrando e os ingleses livres da União Europeia.
1 - Chuvas em Minas: As fortes chuvas que castigaram o estado de Minas fizeram de janeiro de 2020 o mês mais chuvoso em 110 anos segundo o Inmet. Foram 923,5 mm registrados superando a marca anterior de janeiro de 1985 com mais de 800 mm. Até agora 56 pessoas morreram e a região metropolitana de BH segue em estado de alerta.
2 - Coronavírus: A Organização Mundial de Saúde declarou nesta semana que o mundo está em estado de alerta com o coronavírus. Novos casos foram registrados em 20 países e até agora mais de 250 pessoas morreram na China, a origem da epidemia e mais de 11 mil pessoas foram infectadas em todo o mundo. No Brasil 13 casos suspeitos foram identificados.
3 - Livre da UE: O Reino Unido concluiu o Brexit depois de um processo que durou mais de 3 anos e agora deixa de fazer parte da União Europeia depois de 47 anos. Agora o país entra na fase de transição com o bloco econômico que deve durar um ano pra ser concluído.
4 - Tragédia familiar: Em São Bernardo do Campo no ABC paulista um casal e um adolescente foram encontrados dentro de um carro com os corpos carbonizados e para a polícia a principal suspeita pelo crime é Ana Flávia Gonçalves, filha do casal. Ela foi presa junto da companheira e as duas são suspeitas de terem cometido o crime num caso que lembra o caso de Suzane von Richtofen que em 2002 mandou matar os pais, falando nela foi aprovada pelo Sisu e cursará Turismo.
5 - O assessor que foi demitido duas vezes: O presidente Jair Bolsonaro demitiu no começo da semana Vicente Santini que era secretário executivo da casa Civil por ter usado um avião da FAB para ir da Suíça até a Índia. Ele foi exonerado e no mesmo dia foi contratado de novo e diante da repercussão negativa o presidente teve de recuar e tornar sem efeito a contratação. Isso gerou uma crise na pasta que vem sofrendo esvaziamento e por conta disto o ministro chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni teve que antecipar seu retorno das férias e neste sábado em reunião com Bolsonaro no Palácio da Alvorada disse que não muda nada, permanece tudo igual.
Imagem da semana
Em meio ao processo de impeachment no Senado e porque não iniciando a campanha pela reeleição o presidente Donald Trump em um evento na Casa Branca se rendeu e tirou uma selfie com um ativista sem perder a simpatia.
Semana que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.