O Mês em Resumo: Mundo em tensão com conflito entre EUA e Irã, alerta com o coronavírus, águas que matam e contaminam e tragédia no esporte com a perda de Kobe Bryant

O quadro O Mês em Resumo, o primeiro de 2020 traz os principais fatos que marcaram o mês de janeiro.



Mal o ano começa e o mundo vive dias de tensão. No dia 3 um bombardeio aéreo americano mata o general iraniano Qasem Soleimani que viajava em comboio perto do Aeroporto de Bagdá e elevou a crise entre EUA e Irã. Cinco dias depois o Irã lança mísseis contra duas bases americanas no Iraque como retaliação aos ataques. No mesmo dia um míssil atinge acidentalmente um avião da companhia Ukranian Airlines matando todos os 176 passageiros. 


Depois da ameaça de uma nova guerra o mundo entra em estado de alerta com o avanço do coronavírus (2019 n-Cov) vinda da China, precisamente na província de Wuhan, o epicentro do surto. A OMS decreta no dia 30 alerta de emergência global pois a doença se alastra no mundo e causa estragos na economia com queda nas bolsas. Vinte países já registraram casos e 170 pessoas morreram desde o começo da epidemia. O Brasil registra 9 casos da doença até aqui, mas todos suspeitos.


Na Austrália os incêndios florestais matam 29 pessoas e mais de 1 bilhão de animais nas regiões de Queensland e Nova Gales do Sul.


Aqui no Brasil o ano começa com mais uma tragédia das chuvas. No Espírito Santo 10 pessoas morrem nos temporais e em Minas Gerais as chuvas matam 55 pessoas em dois fortes temporais que atingem Belo Horizonte e a região metropolitana. Este é o janeiro mais chuvoso no estado em 110 anos. 


No Rio de Janeiro a população sofre com a água contaminada da Cedae. O líquido com gosto terroso causado pela substância geosmina deixa a cidade em polvorosa e dias depois a empresa passa a usar carvão ativado para limpar a água que vai pras casas dos moradores.


Em Minas um dos lotes de cerveja da Backer causa quatro mortes. Os lotes da cerveja Belorizontina foram contaminados pela substância dietilenoglicol e levou 28 pessoas aos hospitais por contaminação. Das 4 mortes confirmadas uma tinha a substância em seu sangue. 



Roberto Alvim é demitido da secretaria de Cultura depois que em vídeo faz referências de cunho nazista usadas por Joseph Goebbels, ministro da propaganda do nazismo. Para o lugar de Alvim o presidente Jair Bolsonaro convida a atriz Regina Duarte que aceita o convite. 

Em mais uma trapalhada na educação uma série de falhas no Enem com notas erradas mina cada vez mais a credibilidade do exame. Quase 6 mil candidatos se sentiram prejudicados pelo erro. E como se não bastasse a justiça suspende as inscrições nos programas Sisu, Prouni e Fies. 


No dia 19 75 presos escapam da penitenciária de Pedro Juan Caballero no Paraguai, a maioria membros do PCC. Parte dos presos foi recapturada e Marcola, líder da facção criminosa deixou a prisão em Brasília por um dia para exames. 



Tragédia no esporte: O ex- jogador de basquete Kobe Bryant morre no dia 26 em acidente de helicóptero em Calabasas, na Califórnia aos 41 anos. Kobe, a filha Gianna de 13 e outros sete tripulantes morreram na queda da aeronave. Considerado por muitos o Michael Jordan do século XXI Kobe foi cinco vezes campeão na NBA pelo Los Angeles Lakers, única equipe a defender em 20 anos de carreira. As causas do acidente ainda são desconhecidas.


O baterista da banda Rush Neil Peart morre no dia 7 aos 67 anos vitimado por um câncer no cérebro. Além de baterista era letrista e foi considerado como um dos maiores nomes do instrumento ao dominar a bateria como ninguém.


Valdir Joaquim de Moraes foi um dos maiores goleiros da história do Palmeiras especialmente na primeira Academia e se destacou na seleção. Morre no dia 11 aos 88 anos por falência múltipla de órgãos.


O ator inglês Terry Jones foi um dos integrantes do grupo de humor inglês Monty Phython e fez os papéis de um morador de rua e de mulheres de meia idade. Ele morre no dia 21 aos 77 anos vítima de uma rara demência.


Um dos jornalistas esportivos de destaque na imprensa brasileira Sérgio Noronha, ou seu Nonô começou carreira cobrindo a Copa do Mundo de 1950 e trabalhou em vários veículos tanto na imprensa escrita como na falada. Passou por veículos como Jornal do Brasil, Rádio Tupi, TVE e Rede Globo em duas passagens. Sofria desde 2015 com o Mal de Alzheimer e no dia 24 sofre uma parada cardíaca falecendo aos 87 anos. 


O ex- político Ibsen Pinheiro foi vereador e deputado estadual no Rio Grande do Sul, depois foi eleito deputado federal e em 1992 como presidente da Câmara dos Deputados conduziu o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello, depois cai em desgraça na CPI do Orçamento quando não conseguiu explicar a origem de US$ 1 milhão e acabou sendo cassado, depois de oito anos tentou voltar à Câmara mas não se elegeu, dois anos depois é eleito vereador e em 2006 voltou ao Congresso e em 2014 foi eleito deputado estadual mais uma vez. No dia 24 uma parada cardiorrespiratória mata Ibsen Pinheiro aos 84 anos.

Outras mortes do mês: Paulo Gonçalves (12 de janeiro), piloto português de moto, vítima do rali Dakar, Luiz Vieira (16 de janeiro), cantor e compositor e autor de mais de 500 canções, Antônio de Queiroz Galvão (19 de janeiro), empresário e proprietário do Grupo Queiroz Galvão, Rob Resenbrink (24 de janeiro), ex- jogador da seleção da Holanda nas Copas do Mundo de 1974 e 1978, Tunai (26 de janeiro), cantor e compositor que teve como seu maior sucesso Frisson e John Andretti (30 de janeiro), piloto com passagens na Fórmula Indy e NASCAR.

O quadro volta em fevereiro.

Postar um comentário

0 Comentários