Retrospectiva 2019: As 10 frases que marcaram o ano

A Retrospectiva 2019 está de volta depois da pausa pro Natal. Agora entramos nos últimos dias do ano e nessa reta final hoje vamos destacar as dez frases de maior impacto no ano.

Pra começar uma frase de esperança, dita pelo bombeiro Leonardo Farah que trabalhou na equipe de buscas das vítimas de Brumadinho.

"A gente está resgatando sonhos e histórias"

A Doce Veruska, viúva de Ricardo Boechat, morto em acidente de helicóptero em fevereiro fez a seguinte declaração:

"Meu marido era o ateu que mais praticava o mandamento mais importante de todos, que era o amor ao próximo, porque sempre se preocupou com todo mundo, sempre teve coragem."

Nesse ano o MEC teve dois ministros, um pior que outro e Abraham Weintraub, o substituto de Ricardo Vélez durante audiência na Comissão de Educação do Senado desmentia os motivos do corte de verbas na área.

"Não houve corte, não há corte. Vou repetir: não há corte, há contingenciamento. Se a economia tiver um crescimento – e nem é 'recuperar' porque estamos em um marasmo a perder de vista – mas se tivermos crescimento econômico com a aprovação da nova Previdência, é só o que falta."

Durante discurso em comissão antes da aprovação da reforma da previdência o ministro da Fazenda Paulo Guedes deu a seguinte declaração.

"O buraco da Previdência virou um buraco negro fiscal que ameaça engolir o Brasil."

Agora vem três frases que deram o que falar neste ano. A primeira foi dita por Damares Alves logo no começo do governo.

"É uma nova era no Brasil: menino veste azul e menina veste rosa"

Durante o carnaval o presidente Jair Bolsonaro divulgou um vídeo nas redes sociais com pornografia e perguntou:

"O que é golden shower?"

Dante Mantovani, presidente da Funarte fez em dezembro uma polêmica declaração que deixou roqueiros zangados.

"O rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto.'

Preso desde 2016 o ex- governador do Rio Sérgio Cabral soltou essa pérola:

"Apego a poder, dinheiro... É um vício"

Mais uma do presidente: Questionado sobre as manifestações dos estudantes contra o contingenciamento de verbas ele ironizou o movimento dizendo o seguinte:

"É natural, é natural. Agora... A maioria ali é militante. É militante. Não tem nada na cabeça. Se perguntar 7 x 8, não sabe. Se perguntar a fórmula da água, não sabe. Não sabe nada. São uns idiotas úteis, uns imbecis que estão sendo utilizados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo de muitas universidades federais do Brasil."

E pra terminar uma outra polêmica no ano. Questionado pela jornalista Leda Nagle o deputado Eduardo Bolsonaro se diz saudosista da ditadura e radicalizou com esta declaração:

"Se a esquerda radicalizar a esse ponto, a gente vai precisar ter uma resposta. E uma resposta pode ser via um novo AI-5.'

E ainda tem um bônus. A palavra que simboliza o governo Bolsonaro até agora, talkey!

A Retrospectiva segue nesta sexta feira com as pessoas de destaque no ano.

Postar um comentário

0 Comentários