Cruzeiro é rebaixado pela primeira vez e Santos carimba faixa do Flamengo

Depois de quase 9 meses terminou neste domingo o Brasileirão de 2019 e o torcedor do Cruzeiro sofre com a maior mancha de sua história quase centenária com o rebaixamento inédito, já o Santos dá uma carimbada legal no campeão e fica com o vice. 

CRUZEIRO É REBAIXADO, CAI O GIGANTE CABULOSO

Felipe Correa/Ag. O Dia, Fernando Moreno/AGIF e Agência i7

Foto: (FELIPE CORREIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO)



O dia 8 de dezembro de 2019 entra pra história do Cruzeiro Esporte Clube como o mais negro dos dias. Pela primeira vez o clube mineiro vai jogar a Série B num ano desastroso dentro e fora de campo. A equipe precisava vencer o Palmeiras no Mineirão, mas acabou perdendo para o Verdão com os gols de Zé Rafael e Dudu. O jogo foi encerrado antes mesmo do apito final por falta de segurança com a revolta dos torcedores que jogaram bombas, quebraram cadeiras e deixaram feridos. 

O resultado final é reflexo da incompetência de dirigentes que fizeram o que fez e de jogadores que armaram panelinhas pra derrubar técnicos seguindo à risca a cartilha do rebaixamento. Um dia a conta chega, e chegou bem pesada. O ano da Raposa até que começou bem ganhando o estadual invicto e vinha bem na Libertadores, mas foi só o Brasileirão começar pra vir à tona e desmascarar o que estava por trás da máscara. Investigações da Polícia Civil reveladas pelo Fantástico da TV Globo iniciaram a derrocada, foi quando surgiu a denúncia de que empresas de fachada eram usadas para transações irregulares de jogadores gerando a bomba relógio da instabilidade. Na sequência vieram os maus resultados e os desastres na troca de técnicos: Mano Menezes saiu depois da queda na Copa do Brasil, entrou Rogério Ceni, mas ele foi engolido por Thiago Neves e cia, veio Abel Braga que mostrou ser incapaz de salvar o time do buraco e Adilson Batista tentou o impossível, mas acabou afundando. Que o Cruzeiro é gigante isso já sabemos, mas que agora seja gigante e que jogue a Série B com dignidade porque os incompetentes passam, fica o clube e sua história.

SANTOS CARIMBA FAIXA DO CAMPEÃO

Ricardo Moreira/BP Filmes

Foto: (Ricardo Moreira/BP Filmes)

O Santos conseguiu parar o Flamengo e foi uma carimbada bem legal na faixa de campeão. O Peixe de Jorge Sampaoli deu uma aula de futebol fazendo o time de Jorge Jesus provar do próprio veneno. Jogando com intensidade o Santos apilcou uma sonora goleada de 4 x 0 impondo a pior derrota do Fla no ano e com Sanchez desequilibrando. O uruguaio comandou a goleada santista marcando dois gols, Marinho e seu mini míssil aleatório e Sasha fecharam o placar acabando com 28 jogos de invencibilidade rubro negra. Apesar da pancada o Flamengo termina quebrando quase todos os recordes, menos o de menor número de derrotas igualando as 4 que o São Paulo de 2006 e o Palmeiras do ano passado teve nas suas campanhas vitoriosas. Já o Santos com os 74 pontos que convenhamos é campanha de campeão por muitas temporadas tá de parabéns e se Sampaoli não ficar deixou sua marca nesse campeonato com o vice. 

Antonio Scorza/Ag. O Globo, Wesley Santos/Press Digital, Felipe Nyland/Gazeta de Alagoas e Renato Pizzutto/BP Filmes


Foto: (Felipe Nyland/ Gazeta de Alagoas)

Foto: (Wesley Santos/Agência PressDigital)

Foto: (Renato Pizzutto/BP Filmes)

Agora os demais jogos da rodada. O único 0 x 0 foi entre Avaí e Athlético Paranaense. O Avaí se despediu com a terceira pior campanha da história dos pontos corridos com 20 times e o Furacão termina na quinta posição, no Serra Dourada o Goiás venceu o Grêmio de virada por 3 x 2 e terminou o campeonato na décima posição, quando era apontado como um dos rebaixados, mas fez um segundo turno digno de elogios, já o Imortal chegou na quarta posição. No Maracanã mais de 67 mil pessoas lotaram o estádio, mas a Chapecoense rebaixada esfriou os ânimos vascaínos empatando no apagar das luzes. Yago Pikachu marcou de pênalti, mas Vini Locatelli empatou frustrando a torcida. No Nilton Santos o Ceará arrancou um empate suado com o Botafogo e permanece na primeira divisão. Marcos Vinícius fez o gol dos cariocas e Thiago Galhardo cobrando pênalti empatou o jogo pro Vozão que chegou aos 39 pontos escapando da queda, já o Fogão ficou sem a vaga na Copa Sul Americana que ficou com o Fluminense que venceu o Corinthians fora de casa com dois gols do garoto Evanílson. O São Paulo se despediu vencendo o rebaixado CSA por 2 x 1, o Internacional se despediu vencendo de virada o Atlético Mineiro com gol no fim marcado por Victor Cuesta e Zé Ricardo deixa o clube que espera o argentino Coudet e o Fortaleza, também de virada venceu o Bahia por 2 x 1 terminando em nono num grande trabalho de Rogério Ceni que mesmo tendo cometido o erro de ir pro Cruzeiro tem o time nas mãos.

Depois de 38 rodadas veja como ficou a classificação final do Brasileirão de 2019:

- Campeão: Flamengo. Com 90 pontos conquistados o Flamengo de 2019 comandado pelo Mister Jorge Jesus entra pra história, mesmo com a pancada que levou no fim. O rubro negro detém recordes que entram pra história: maior número de pontos, maior número de vitórias, maior número de gols e maior artilheiro em uma só edição de campeonato brasileiro no formato de pontos corridos com 20 clubes (Gabigol com 25 gols marcados)
- Vice - campeão: Santos: 74 pontos numa pontuação digna de campeão pros comandados de Jorge Sampaoli
- Terceiro colocado: Palmeiras: Mesmo investindo tanto não conseguiu os títulos
- Na fase de grupos da Libertadores: Grêmio, Athlético Paranaense e São Paulo;
- Na pré Libertadores: Corinthians e Internacional
- Na Copa Sul Americana: Fortaleza, Goiás, Bahia, Vasco, Atlético Mineiro e Fluminense
- Livres: Botafogo e Ceará;
- Rebaixados: Cruzeiro, CSA, Chapecoense e Avaí. Ano que vem entram Bragantino, Sport, Coritiba e Atlético Goianiense.

A partir de amanhã o futebol brasileiro exceto o Flamengo que vai pro mundial de clubes entra de férias e no começo de janeiro de 2020 o futebol retorna com os estaduais. A cobertura do Brasileirão 2019 termina aqui, mas amanhã tem premiações da Bola de Prata e da CBF com acompanhamento do blog.

Postar um comentário

1 Comentários

Kleber Nunes disse…
O Mineirão ficou totalmente depredado com cadeiras arrancadas por arruaceiros travestidos de torcedores que fizeram essa barbárie. 30 pessoas foram atendidas e nada justifica a revolta feita por vândalos. O Cruzeiro começará a Série B do ano que vem com uma punição, ou joga de portões fechados ou perde mandos de campo porque isso não pode ficar assim.