Foi uma semana agitada no meio político por conta da questão ecológica. O mundo chama a atenção mais uma vez para a Amazônia e as queimadas levando o debate à um bate boca.
1 - Amazônia em chamas: Tudo começou na quarta com uma declaração do presidente Jair Bolsonaro de as queimadas eram feitas por ONGs e os primeiros protestos foram registrados. Na quinta houve uma reunião de emergência sobre o tema e a Europa entrou na conversa. Na sexta a Nasa divulga relatório apontando que este ano já é o pior ano de queimadas desde 2010. O presidente da França Emannuel Macron pediu ao G7 discutir o tema em uma reunião que começou hoje e vai até a segunda na cidade francesa de Biarritz. Bolsonaro respondeu ao presidente francês dizendo que fez críticas em tom instrumentalista. O presidente brasileiro foi à TV na noite de ontem e fez um pronunciamento convocando as forças Armadas para combater os incêndios e prometeu tolerância zero. Ao mesmo tempo houve panelaços em várias cidades brasileiras. Os governadores da região amazônica pedem uma reunião com o presidente na próxima semana para discutir o tema.
2 - A volta do sarampo: A doença que já chegou a ser erradicada voltou e nesta semana 88 cidades de 11 estados registraram casos da doença. Até agora mais de 1850 casos foram registrados em todo o país.
3 - O sequestro na ponte Rio Niterói: No começo da semana um sequestrador invadiu o ônibus e fez 37 pessoas reféns. Depois de mais de 3 horas de negociações o sequestrador foi morto por tiros dados por um sniper atirador de elite do Bope. Willian Augusto da Silva teve seis perfurações. Chamou a atenção a cena em que o governador carioca Wilson Witzel ao descer do helicóptero comemorar a morte do sequestrador.
4 - Guerra comercial: Neste sábado o governo chinês afirmou que se os Estados Unidos não encerrarem as ações erradas na opinião deles vai arcar com as consequências e prejudicar o comércio mundial. O governo americano semana passada anunciou o aumento da tarifa de importação de produtos chineses e essa decisão causou pânico nas bolsas do mundo. No Brasil o dólar teve alta de 1,13% sendo vendido á R$ 4,1250.
5 - O médium abusador: João de Deus, acusado de cometer abusos sexuais deixou a prisão e fez exames pois reclamou de ter tido tonturas. O médium responde pelos crimes de abusos sexuais durante atendimentos religiosos.
Imagem da semana
Como consequência das queimadas São Paulo teve no começo desta semana uma cena curiosa: o dia virou noite devido à chegada de uma frente fria que trouxe partículas de fumaça causadas pelos incêndios florestais na Amazônia fazendo com que o céu escurecesse em plena luz do dia.
Semana que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.