O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de agosto.
O mundo chama a atenção para as queimadas na Amazônia. E o presidente Jair Bolsonaro compra briga com o mundo. Uma declaração de que as ONGs eram responsáveis pelas queimadas fazem gerar milhares de protestos por todo o mundo. Relatório da NASA a agência espacial americana aponta que 2019 é o pior ano desde 2010 no número de queimadas. O G7, grupo dos países mais ricos do mundo se reúne de forma emergencial e decide enviar ajuda no valor de 20 milhões de euros, mas o governo brasileiro rejeita o acordo. Bolsonaro então bate boca nas redes sociais com o presidente francês Emmanuel Macron que é chamado de mentiroso. O governo brasileiro decide então restringir as queimadas no período de seca. As queimadas refletem no clima e no dia 19 São Paulo vê o dia virar noite.
Por aqui o governo vence o segundo round da reforma da Previdência que tem seu texto base aprovado em segundo turno na Câmara dos Deputados e agora vai para o Senado.
O deputado Alexandre Frota é expulso do PSL e se muda pro PSDB convidado por João Dória, governador de São Paulo. Frota ficou insatisfeito com os rumos tomados por Bolsonaro e decide sair do partido do governo.
O PIB brasileiro sobe 0,4% no segundo trimestre impedindo que o Brasil entrasse em recessão técnica. A recuperação da economia brasileira é lenta, mesmo assim previsões apontam para crescimento de 1% do PIB para este ano. O desemprego caiu para 11,8% no mês de julho, mas ainda somos 12 milhões de desempregados.
No Rio um sequestro de um ônibus na Ponte Rio Niterói termina com a morte do sequestrador. Na manhã do dia 20 Willian Augusto da Silva invade um ônibus com 39 passageiros e sequestra o veículo. Durante mais de 4 horas os reféns ficaram sob a mira dele que estava armado com uma arma de brinquedo. A brincadeira acabou quando ele iria negociar com os policiais quando um sniper atirador de elite do BOPE atirou e deu seis tiros no sequestrador que morreu. Assim que desceu do helicóptero o governador Wilson Witzel desceu e comemorou gerando muitos memes nas redes sociais.
Em Brasília um crime bárbaro: A advogada Letícia Curado Melo foi morta por Marinésio dos Santos Olinto, maníaco sexual. Ele a matou porque recusou ter relações sexuais. O crime foi no dia 23 e o seu corpo foi encontrado três dias depois. Marinésio confessou o crime.
Nos Estados Unidos dois tiroteios em dois dias deixou mortos mais uma vez. No dia 3 20 pessoas morreram e 26 ficaram feridas em tiroteio na cidade texana de El Paso. O atirador acabou preso, no dia seguinte na cidade de Dayton no estado de Ohio mais 9 pessoas morrem vitimadas por um outro tiroteio. E o mesmo Texas voltou a ser neste sábado alvo de um novo tiroteio, desta vez entre as cidades de Midland e Odessa. Cinco pessoas morreram dentre elas o atirador.
Nas primárias argentinas a oposição venceu e causou tumulto na economia. O dólar ultrapassou a barreira dos 4 reais e no fim do mês o governo de Maurício Macri decreta a moratória.
O jornalista Dony de Nuccio pede demissão da Rede Globo onde vinha em carreira meteórica depois que o site Notícias da TV revelou ter assinado um contrato com o Bradesco ferindo o código de ética da empresa. Sua saída causa mudanças no jornalismo da emissora: Maju Coutinho será a apresentadora única do Jornal Hoje e Sandra Annenberg assume o Globo Repórter na vaga de Sérgio Chapelin que vai se aposentar.
O Brasil bate seu recorde de medalhas numa só edição dos Jogos Pan Americanos e depois de 56 anos termina em segundo lugar geral na competição. Foram 171 medalhas conquistadas em Lima, sendo 55 de ouro.
O Figueirense se recusa a entrar em campo contra o Cuiabá em jogo válido pela Série B e em sinal de protesto não joga. Os jogadores decidiram entrar em greve protestando contra os salários atrasados. É o primeiro caso de W.O da história das competições nacionais.
O Figueirense se recusa a entrar em campo contra o Cuiabá em jogo válido pela Série B e em sinal de protesto não joga. Os jogadores decidiram entrar em greve protestando contra os salários atrasados. É o primeiro caso de W.O da história das competições nacionais.
Escritora, atriz, apresentadora e polêmica Fernanda Young fez sucesso na TV com Os Normais, escrita em 2001. Foi roteirista de outras produções como Os Aspones e mais recentemente Vade Retro. Ela também apresentou programas na TV fechada e estava se preparando para estrear uma peça teatral em São Paulo quando na noite do dia 24 ela sofre uma crise asmática e é internada para um hospital em Minas Gerais e acaba morrendo aos 49 anos.
O mês ainda teve os seguintes mortos: João Carlos Barroso (12 de agosto), ator que atuou em novelas como Roque Santeiro, Estúpido Cupido e outras, Peter Fonda (16 de agosto), ator norte americano que atuou em filmes sendo o seu grande sucesso Easy Rider, Antonio Soares Calçada (5 de agosto), ex- presidente do Vasco da Gama e um dos mais vitoriosos da história do clube, Jeffrey Epstein (10 de agosto), empresário e milionário, acusado de tráfico sexual foi encontrado morto na prisão em que estava e a suspeita é que ele cometeu suicídio, José Luis Brown (12 de agosto), ex- jogador argentino que fez gol na final da Copa do Mundo de 1986 quando a Argentina foi campeã, Roberto Gusmão (17 de agosto), ex- ministro da Indústria e Comércio no governo de José Sarney, Kito Junqueira (23 de agosto), ator com passagens por Tupi, Globo e Manchete, Nicolás Leoz (28 de agosto), ex- presidente da Conmebol e Anthoine Hubert (31 de agosto), piloto francês de Fórmula 2. Ele não resistiu á um grave acidente na prova da categoria na pista de Spa Francorchamps na Bélgica. Seu carro bateu em uma barreira de pneus e foi atingido na lateral por Juan Manuel Correa.
O quadro volta em setembro.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.