Top 5: As primeiras trapalhadas no Senado e país conta os mortos de Brumadinho

Na semana em que o país conta os mortos do desastre em Brumadinho nossos políticos começaram cedo a aprontar numa eleição atrapalhada para a presidência do Senado.

Bombeiros carregam o corpo de uma das vítimas da tragédia Douglas Magno / AFP


1 - Brumadinho: A tragédia mineira chega ao oitavo dia de buscas e o saldo vai aumentando: 121 pessoas morreram e mais de 220 estão desaparecidos. Ontem foram divulgadas imagens que mostram o exato momento em que a barragem se rompeu. A lama veio de forma avassaladora e destruiu o que vinha pela frente. Um outro vídeo mostra a lama invadindo a área administrativa da Vale e num dos frames aparecem dois carros que escaparam do tsunami de lama e todos sobreviveram. O Corpo de Bombeiros informou que não há previsão para encerrar as buscas. A Vale anunciou nesta semana que fará doações que variam de R$ 15 até 50 mil aos afetados pela tragédia e que também irá desativar as barragens.


2 - Novo Congresso: Tomaram posse os senadores e deputados eleitos para a nova legislatura. Depois da posse vieram as eleições para a composição das mesas. Na Câmara Federal Rodrigo Maia se reelegeu sem sustos, já a eleição do Senado foi o verdadeiro festival de trapalhadas, primeiro o adiamento e a determinação do ministro Dias Toffoli de que o voto seria aberto, depois uma confusão na contagem dos votos, pois teve dois votos para o mesmo candidato, em seguida Renan Calheiros decidiu retirar sua candidatura, o que foi uma grande derrota e depois de tantas trapalhadas finalmente foi eleito o presidente da casa, Davi Alcolumbre (DEM - AP) que ficou com 42 votos.


3 - Presidente internado: O presidente Jair Bolsonaro passou a usar uma sonda devido ao quadro de vômitos e nauseas apresentado neste sábado. Bolsonaro se submeteu à uma cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia e segue internado sem dor ou febre e ainda levou ma bronca dos médicos por que fez uma reunião por videoconferência e foi proibido de ver TV.

Militantes organizam um protesto em Caracas em apoio aos pedidos do presidente interino autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, por eleições antecipadas. A manifestação ocorreu no dia que marca a comemoração simbólica de 20 anos do governo chavista FEDERICO PARRA / AFP

4 - Venezuela: O impasse político segue na Venezuela, pois neste sábado um membro da cúpula militar do país admitiu Juan Guaidó como presidente legítimo. O general de divisão Francisco Esteban Yanez declarou que Guaidó é o presidente interino e não reconhece mais Nicolás Maduro. Desde o começo do ano os Estados Unidos e mais 19 países incluindo o Brasil não aceitam mais Maduro como presidente, por outro lado o Irã reconhece Maduro presidente. Neste sábado opositores tomaram as ruas de Caracas e os governistas também foram às ruas para celebrar os 20 anos do governo de Hugo Chávez. 


5 - João de Deus: O filho do médium, Sandro Teixeira foi preso nesta semana acusado de coagir autoridades e corrupção ativa. O pai está preso desde dezembro do ano passado, acusado de cometer crimes sexuais.

Imagem da semana


A popuçllação de Brumadinho fez uma vigília em memória dos mortos numa série de homenagens às vítimas do descaso, da incompetência e da falta de amor à vida por parte da Vale. Que a empresa seja punida com rigor para que nunca mais aconteçam cenas lamentáveis.

O quadro retorna semana que vem.

Postar um comentário

0 Comentários