Top 5 Especial: A tragédia que se repete em Minas

Hoje teremos uma edição especial do Top 5 e sempre que um fato relevante chamar a atenção faremos edições especiais. Desta vez para falarmos do desastre ambiental em Brumadinho.


1 - A tragédia: No começo da tarde de ontem uma das barragens da mina Córrogo do Feijão na região de Brumadinho se rompeu e os rejeitos de minério de ferro vieram abaixo. Mais de 13 milhões de metros cúbicos de lama vieram abaixo e em questão de segundos tudo virou destruição. A lama atingiu a área administrativa da Vale e o refeitório. 


2 - Os primeiros mortos: No começo da noite de ontem o presidente da Vale anunciou que sete pessoas morreram nos deslizamentos. No começo da manhã deste sábado foi identificada a primeira vítima fatal, a médica do trabalho Marcele Porto Cangussu que havia completado 35 anos na véspera e estava no horário de trabalho quando a barragem se rompeu. Até agora foram confirmadas 14 mortes, mas o número pode aumentar pois as equipes de resgate localizaram um ônibus soterrado com todos os ocupantes mortos.


3 - A busca pelos desaparecidos: Os bombeiros estimam em 296 o número de pessoas desaparecidas pelo rompimento da barragem. Vários postos foram montados para acoler as famílias dos desaparecidos na tragédia. 

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante sobrevoo da região atingida pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho/MG. Isac Nóbrega/PR / Isac Nóbrega/PR

4 - A resposta dos governos: O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou a região ao lado do governador mineiro Romeu Zema e traçou metas além de cobrar justiça. O presidente disse também que irá oferecer recursos tecnológicos e financeiros para ajudar o estado de Minas Gerais.

Vaca presa na lama no distrito de Córrego do Feijão. Márcia Foletto / Agência O Globo

5 - A luta para sobreviver: Além das vidas humanas animais da região também sofreram com a tragédia. Vacas, cães e macacos que ficaram em áreas rurais são resgatados por equipes de veterinários. 


Rompimento da barragem 1 da Mina do Feijao, da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), Regiao Metropolitana de Belo Horizonte, deixa mais de 300 pessoas desaparecidas segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais Marcia Foletto / Marcia Foletto

Mariana, novembro de 2015: 19 pessoas morreram e a Samarco foi multada.
Brumadinho, janeiro de 2019: 14 mortes até agora e a Vale sofrerá punição? 
O Brasil não pode mais aceitar esse tipo de coisa. 

O Top 5 volta semana que vem.

Postar um comentário

0 Comentários