Retrospectiva 2018: Crimes, tragédias urbanas e intervenções no retrato do Brasil de 2018

A Retrospectiva 2018 segue e hoje vamos falar dos principais assuntos do cotidiano nacional.

Segue o inferno nas prisões

Resultado de imagem para rebelião no Complexo Penitenciário de Aparecida de Goiânia

Novas rebeliões deixaram o sistema penitenciário brasileiro em polvorosa

O ano começou com a mesma história de 2017: crise no sistema prisional brasileiro. Logo no primeiro dia do ano estoura uma rebelião no Complexo Penitenciário de Aparecida de Goiânia com o saldo de 9 mortes, 14 feridos e mais de uma centena de foragidos. Outra rebelião ocorre no dia 5. Ainda em janeiro outra rebelião acontece, desta vez no Ceará.

Os crimes de nosso trânsito


Carro invade o Calçadão em Copacabana e mata duas pessoas. Motorista virou réu e responde a processo em liberdade

No dia 18 de janeiro em Copacabana Antonio Anaquim dirigia seu carro quando perde o controle e invade o calçadão da praia e atropelou 18 pessoas. Duas pessoas morreram, dentre elas um bebê de apenas 8 meses de idade. Ele se tornaria réu no caso.





Queda de parte da pista do viaduto do Eixão de Brasília e de viaduto da Marginal Pinheiros mostra a falta de manutenção de nossas rodovias e pistas

No final da manhã do dia 6 de fevereiro desaba parte da pista do viaduto do Eixão Sul no centro de Brasília. O viaduto localizado na Galeria dos Estados teve sua estrutura comprometida e acabou desabando. Não houve vítimas, mas algumas pessoas tiveram danos materiais. A pista passou boa parte do ano interditada. E em novembro foi a vez de uma das pistas do viaduto da Marginal Pinheiros ceder.

O Rio sob intervenção

Resultado de imagem para O Rio sob intervenção

Forças Armadas atuam em área dominada pelo tráfico: intervenção federal não obtém os resultados esperados para reduzir a insegurança no Rio

Num verdadeiro caos administrativo o Rio de Janeiro se tornou alvo de uma intervenção federal decretada pelo governo e pela primeira vez desde a instauração da Constituição de 1988 um presidente decretou intervenção federal através de medida provisória, o que motivou o adiamento da Reforma da Previdência. O general Walter Braga Neto é nomeado interventor. Mal completou um mês o assassinato da vereadora Marielle Franco abala o Rio e mesmo com a intervenção federal a violência segue dando as caras no Rio que só neste ano teve mais de 1400 pessoas mortas por policiais e os PMs mortos chegaram à 80. E em outro caso de intervenção no apagar das luzes o governo Temer decretou em dezembro intervenção federal em Roraima motivada pela falta de segurança. O governador eleito Antônio Denarium é nomeado interventor.

Tragédia e morte em edifício em chamas

Resultado de imagem para Tragédia e morte em edifício em chamas



Prédio que foi sede da PF foi consumido pelo fogo e sete pessoas morreram na tragédia

Na madrugada do dia 1º de maio pegou fogo o edifício Wilton Paes de Almeida no centro de São Paulo. O fogo começou por volta da 1h30 e se espalhou rapidamente. O motivo do incêndio foi uma briga de casal escutada por vizinhos seguido da explosão de uma panela de pressão. A ocupação era irregular e bombeiros trabalharam durante a madrugada para conter o fogo, mas o prédio desabou. Ao todo 7 pessoas morreram e duas ficaram desaparecidas.

Sem torneiras secas: Brasília livre do racionamento

Brasília livre do racionamento. Neste ano de 2018 a capital se livrou do racionamento de água graças à população. Os reservatórios voltaram aos mesmos níveis de 2016 graças às chuvas de novembro que estabilizaram os níveis.

A volta de doenças assusta a população

Resultado de imagem para surto de sarampo no brasil 2018

Vacinação para conter o retorno do sarampo não atinge o objetivo e causa preocupação nas autoridades

Em 2018 doenças que no passado estavam erradicadas voltaram com força e preocuparam a população. Houve surtos de pólio, malária e sarampo além de uma nova epidemia de gripe levando a população a vacinar, mas a campanha não atinge o objetivo. 

Daniel, Vitória, Juliane: os crimes que chamaram a atenção do país


Resultado de imagem para assassinato do jogador de futebol Daniel

Vitória saiu para andar de patins e não voltou mais sendo morta por engano e Daniel foi vítima de um crime passional: retratos da onda de violência do Brasil

Dentre os crimes misteriosos que agitraram o ano destacam- se dois: o assassinato da menina Vitória Gabrielly de 12 anos que havia desaparecido em 8 de junho e encontrado oito dias depois em Araçariguama no interior de São Paulo. Depois de quase um mês de investigação a polícia concluiu o inquérito e prendeu três pessoas. No inquérito Vitória foi assassinada por engano pois ela foi sequestrada e desapareceu quando saiu de casa para andar de patins. Ao sequestrar a menina os assassinos acabaram confundindo com a irmã de um rapaz que tinha dívida por tráfico de drogas. No laudo do IML Vitória tentou se defender do agressor, mas sofreu estranguilamento e teve morte mecânica. Um outro crime que intrigou a polícia foi o assassinato do jogador de futebol Daniel Correa de 24 anos. Ele foi encontrado morto no dia 28 de outubro depois de uma festa de aniversário na área rural de São José dos Pinhais e seu corpo foi mutilado. Daniel teve passagens por Botafogo, Cruzeiro e São Paulo e estava emprestado ao Coritiba. O autor do crime foi o empresário Edison Brites que confessou o crime. Ao todo sete pessoas suspeitas foram presas e se tornaram réus no processo. No depoimento à Polícia o empresário disse que encontrou o jogador no seu quarto tentando estuprar sua mulher e decidiu matá-lo. Em 20 de outubro a jovem Rayane Paulino Alves de 16 anos desapareceu e só foi encontrada 8 dias depois, morta. O segurança Michel Flor da Silva confessou o crime e disse que a moça surtou e acabou sendo estuprada e morta. E em agosto a PM Juliane foi sequestrada e morta na favela de Paraisópolis. Ela havia desaparecido após ter se identificado como policial em um bar. Os assassinos a sequestraram e depois executaram colocando o corpo no porta malas do carro em que foi encontrado.

Campinas em luto com tragédia na igreja

Resultado de imagem para Campinas em luto com tragédia na igreja




Uma das vítimas agoniza e o atirador que invadiu a igreja são conduzidos ao IML na tragédia que abalou a cidade de Campinas

Na tarde do dia 11 de dezembro em Campinas um atirador invadiu uma igreja e abriu fogo contra os fiéis. Ele entrou armado e disparou 20 vezes ferindo quatro e matando cinco se suicidando depois. Dados do Atlas da Violência revelaram que nos últimos 11 anos mais de 550 mil pessoas morreram assassinadas no país e que só em 2017 mais de 63 mil homicídios foram cometidos. 

Cirurgias da morte: os açougueiros da beleza

Resultado de imagem para Lilian Calixto Denis César Barros Furtado, o Doutor Bumbum


Lilian Calixto foi vítima de procedimentos estéticos criminosos nas mãos do Dr. Bumbum que foi preso

O que leva a pessoa a buscar um corpo mais bonito e perfeito? Em 2018 assistimos casos de pessoas que pagaram com a vida o preço da beleza à qualquer custo nas mãos de açougueiros inexperientes e inescrupulosos. No dia 15 de julho a bancária Lilian Calixto acabou sucumbindo depois de ter passado por um procedimento estético nas mãos de Denis César Barros Furtado, o Doutor Bumbum. Lilian teve embolia pulmonar. Denis acabou sendo indiciado por homicídio doloso (quando não há intenção de matar) e acabou preso junto de sua mãe. Uma semana depois três mulheres seriam vítimas de mau procedimento estético e uma delas morreu. Em outro caso surgiu outra médica com o codinome Paty Bumbum. Ela também foi presa por suspeita de envolvimento na morte de Mayara da Silva dos Santos que também passou pelo mesmo procedimento estético. No começo de dezembro em Brasília surgem denúncias de dez pacientes que ficaram com o rosto deformado pelo médico Wesley Murakami. As vítimas se submeteram ao processo de bioplastia e o resultado foi desastroso. Em todos esses procedimentos foram aplicados produtos proibidos como o PMMA que é comercializado como metacril que é usado para empinar o bumbum das mulheres e aplicado em doses exageradas pode levar o paciente à morte. 

O grito das mulheres indefesas



Resultado de imagem para um grupo de brasileiros foi acusado de cometer assédio com uma russa

Tatiane nem teve tempo de se defender e foi jogada do 4º andar e na Rússia torcedores assediam mulher e são detidos. 

Em 2018 continuaram os casos de atentados contra a mulher: em julho a advogada Tatiane Spitzner foi espancada e morta pelo próprio marido em Guarapuava no Paraná. Ela foi perseguida e agredida por 20 minutos pelo agressor Luís Felipe Mainvaller sendo encontrada morta. Ela caiu do quarto andar e as imagens das câmeras de segurança mostraram as cenas da agressão covarde. O laudo da Polícia apontou a causa da morte asfixia mecânica. Luís Felipe acabou sendo preso e virou réu por homicídio, cárcere privado e fraude processual. Durante a Copa do Mundo na Rússia um grupo de brasileiros foi acusado de cometer assédio com uma russa e acabaram sendo detidos. E em outro caso de agressão a atriz Jennifer Oliveira denunciou o então namorado Douglas Sampaio. Os dois eram namorados e Douglas acabou tendo ciúmes e agrediu Jennifer. Ele foi liberado e pagou fiança.

Cai a máscara de João de Deus





Na Casa Dom Carmo de Loyola fiéis rezam enquanto João de Deus é conduzido até a delegacia onde depõe sobre as acusações de assédio que praticamente arruinaram sua carreira

Em dezembro um médium fica contra a parede. O médium João de Deus se torna acusado de ter assediado mulheres entre 2010 e 2018. A denúncia surgiu no programa Conversa com Bial da Rede Globo e publicada no jornal O Globo. As vítimas relataram em depoimentos dramáticos como o médium agia nas mulheres indefesas, ao todo mais de 500 mulheres denunciaram o médium que acabou negando todas as acusações, mas a justiça goiana decreta no dia 14 a prisão preventiva de João de Deus baseado nas investigações da força - tarefa que apura o caso e no dia 16 se entrega à Polícia e passa a noite na delegacia.

FATO DO ANO: A História pra sempre destruída no incêndio do Museu Nacional




Falta de manutenção e incompetência foram fatores que levaram à destruição de 200 anos da história do Museu Nacional e o que sobrou do crânio do primeiro fóssil do Brasil

Na noite de 2 de setembro o país assiste impassível a destruição de um patrimônio contendo mais de 200 anos de história. O incêndio que destruiu 90% do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro  na Quinta da Boa Vista mostrou o total descaso com o patrimônio histórico do Brasil. Das mais de 20 milhões de peças que foram consumidas pelo fogo poucas se salvaram, dentre eles o crânio de Luzia, o mais antigo fóssil descoberto no Brasil. Ofogocomeçou a se espalhar logo após o fechamento do horário de visitação do Museu. Uma hora depois os bombeiros foram acionados e o fogo só foi controlado de madrugada. Os três andares do prédio foram destruídos e a Polícia segue nas investigações para apontar as causas do incêndio.

A retrospectiva segue amanhã com os destaques internacionais.

Postar um comentário

0 Comentários