Top 5 Especial: O Brasil depois da eleição

Hoje o Top 5 é especial pois faremos um balanço do primeiro turno das eleições.

Os candidatos a presidente Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) — Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil e Andre Penner/AP

1 - A guerra do segundo turno: Jair Bolsonaro (PSL) x Fernando Haddad (PT) vão disputar o segundo turno e a campanha já começou com os ânimos à flor da pele. Atos de violência seguem por todo o país. No dia seguinte à votação em Salvador foi assassinado Moa do Katendê. Ele levou 12 facadas durante uma discussão por ser eleitor do PT. O assassino se diz eleitor de Bolsonaro. Ontem começou a propaganda eleitoral e no primeiro programa os dois candidatos fizeram ataques mútuos. A ONU já condenou os atos de violência. Na terça durante um show em São Paulo o ex- Pink Floyd Roger Waters exibiu no telão Bolsonaro através da hashtag #elenão. 



2 - Renovação geral: A eleição de 2018 pode ser o divisor de águas para a renovação política. Clãs foram varridos das urnas como a família Sarney no Maranhão. Caciques políticos como Romero Jucá, Roberto Requião e Eunício Oliveira sequer foram eleitos senadores assim como a ex- presidente Dilma Rousseff que foi humilhada pelo povo de Minas. Das 54 vagas disponíveis na eleição para o Senado apenas 8 conseguiram se reeleger e 46 foram eleitos numa renovação de 85%. 

Resultado de imagem para Eduardo Bolsonaro

3 - O nanico que ficou forte: De apenas um deputado na eleição passada o PSL impulsionado pela onda conservadora será a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados passando para 52. É do PSL o detentor do novo recorde de votação para deputado federal. Eduardo Bolsonaro obteve em São Paulo mais de 1,8 milhão de votos superando Enéas Carneiro que em 2002 obteve mais de 1,5 milhão.


4 - A queda dos tucanos: Tudo parecia favorável para Geraldo Alckmin emplacar: tempo de TV, coligação forte e amplo financiamento de campanha, mas tudo deu errado. Alckmin obteve a pior votação de um candidato do PSDB em todos os tempos e passou longe do segundo turno. O partido rachou e João Dória que disputa o segundo turno em São Paulo acusou Alckmin de traição e na quarta o ex- governador de Goiás Marconi Perillo ficou 24 horas detido pela Polícia Federal pelo envolvimento por pagamento de propinas. 

Resultado de imagem para A candidata que desidratou:

5 - A candidata que desidratou: Marina Silva foi uma decepção completa. Depois de obter 22 milhões de votos na eleição passada a candidata da Rede foi engolida por João Amoêdo e Cabo Daciolo ficando num obscuro oitavo lugar com apenas 1 milhão de votos. O seu partido (Rede) corre o sério risco de ser extinto pois foi um dos 21 partidos que caíram na cláusula de barreira. 

Semana que vem o Top 5 volta com sua edição normal

Postar um comentário

0 Comentários