O Mês em Resumo: Bolsonaro é o novo presidente, mundo em choque com morte de jornalista árabe, Hamilton é penta na F1 e o adeus à Aznavour e Gil Gomes

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos do mês de outubro.

Resultado de imagem para Jair Messias Bolsonaro o novo presidente da república.

Após uma campanha tensa com ataques e fake news o voto de mais de 57 milhões de brasileiros elegeu o capitão da reserva e deputado federal por 7 mandatos Jair Messias Bolsonaro o novo presidente da república. Bolsonaro venceu a eleição no segundo turno contra Fernando Haddad do PT. Com uma campanha mais voltada pras redes sociais Bolsonaro levou o nanico PSL ao poder, liderou todas as pesquisas e confirmou o favoritismo nas urnas. Durante a campanha no segundo turno inúmeros atos de violência foram registrados, um vídeo foi divulgado onde Eduardo Bolsonaro falou em fechar o Supremo e uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo revelou que um grupo de empresários usou o aplicativo WhatsApp para fazer ataques ao PT. No discurso após a vitória pediu a união dos brasileiros e jura que irá cumprir a Constituição. Logo após a vitória começou a trabalhar na transição e já anunciou que reduzirá os ministérios pela metade. O Ministério da Economia deverá ser mesmo comandado por Paulo Guedes, a Casa Civil com o deputado Onyx Lorenzoni e o General Augusto Heleno como ministro da Defesa. 


Resultado de imagem para Romeu Zema (Novo) venceu com a maior margem de diferença


A onda conservadora elegeu 12 governadores incluindo os três maiores colégios eleitorais do país. Surpresas apareceram: no Rio de Janeiro o ex- juiz Wilson Witzel (PSC) saiu do fundão pra vencer no segundo turno, em Minas Romeu Zema (Novo) venceu com a maior margem de diferença. No Rio Grande do Sul o mais jovem governador a governar o estado será Eduardo Leite. Em São Paulo numa eleição acirrada João Dória mantém o PSDB no poder e o partido vai pro sétimo mandato de governo no Palácio dos Bandeirantes. O PT é o partido que terá mais governadores com quatro estados na Região Nordeste. Fátima Bezerra é a única mulher que foi eleita governadora no Rio Grande do Norte.


A mesma onda conservadora varreu do mapa políticos e caciques tradicionais nas disputas no Senado e na Câmara. No Senado nomes como o presidente da casa Eunício Oliveira, Romero Jucá, Eduardo Suplicy e Roberto Requião foram reprovados nas urnas. Em Minas a ex- presidente Dilma Rousseff que liderava as pesquisas foi humilhada e ficou de fora do Senado. Na Câmara dos Deputados a onda conservadora também tirou de cena vários políticos, já outros que estão envolvidos em processos como Aécio Neves se elegeram. Eduardo Bolsonaro se tornou o deputado federal mais votado da história com a marca de mais de 1,8 milhão de votos sendo eleito por São Paulo. Na composição do Congresso o PT segue com a maior bancada seguido do PSL que de 1 deputado eleito em 2014 passa a ter 52. No Senado a maior bancada é do MDB. 


Em Brasília a eleição foi vencida pelo advogado Ibaneis Rocha, um neófito. Ele saiu de 2% no início da campanha e arrancou pra vencer com folga no segundo turno. O candidato do MDB é o primeiro governador nascido no DF e venceu Rodrigo Rollemberg que não conseguiu se reeleger pelas altas taxas de rejeição. No Senado foram eleitos Leila do Vôlei e Izalci Lucas, na Câmara dos Deputados as mulheres é que mandam com 5 vagas sendo a mais votada Flávia Arruda. Na Câmara Distrital dos 24 eleitos, 16 serão estreantes numa renovação de dois terços. O mais votado foi Martins Machado.


Encontrado nos escombros do incêndio do Museu Nacional o crânio de Luzia, o mais antigo fóssil das Américas. 80% dos fragmentos foram encontrados.

Resultado de imagem para A suposta médica Danielle Cardoso Cândido, conhecida como Dani Bumbum se entregou à Polícia

Um novo caso de morte em procedimentos estéticos foi registrado no Rio de Janeiro. A microempresária Fernanda Assis morreu depois de passar por um procedimento estético no bumbum através da aplicação de metacril, substância proibida. A suposta médica Danielle Cardoso Cândido, conhecida como Dani Bumbum se entregou à Polícia. 

Resultado de imagem para O jornalista Jamal Khashoggi foi morto em uma briga no Consulado da Arábia Saudita em Istambul na Turquia

O jornalista Jamal Khassogi foi morto em uma briga no Consulado da Arábia Saudita em Istambul na Turquia. Diante da pressão internacional o governo saudita confirmou a morte de Khassogi que era um crítico feroz do regime saudita.



Nos Estados Unidos uma série de 12 pacotes de cartas bomba foram enviados à políticos do Partido Democrata como Hillary Clinton e o ex- presidente Barack Obama além do ator Robert de Niro. O suspeito de enviar essas bombas foi preso pelo FBI. No dia seguinte à prisão de Cesar Sayoc que é apoiador de Donald Trump um atirador invade uma sinagoga na Pensilvânia e mata 11 pessoas.


O Cruzeiro é hexacampeão da Copa do Brasil vencendo na decisão o Corinthians. O time mineiro conquista pela primeira vez o bicampeonato consecutivo, feito inédito na história e se isola como o maior vencedor do torneio em 30 anos.



Lewis Hamilton se iguala à Fangio e Schumacher conquistando o pentacampeonato da Fórmula 1. Hamilton chega em quarto lugar no GP do México coroando a conquista. Na Moto GP o espanhol Marc Marquez é penta com a vitória no Japão. Nos últimos seis anos Marquez levou cinco troféus.

Charles Aznavour durante apresentação em Paris, em dezembro de 2017 — Foto: Eric FEFERBERG / AFP

O cantor e compositor francês Charles Aznavour em mais de 80 anos de carreira vendeu mais de 100 milhões de discos e seu maior sucesso foi She e era conhecido em seu país como o Frank Sinatra da França. Aznavour morre no dia 1º aos 94 anos.

Resultado de imagem para Montserrat Caballé

A soprano espanhola Montserrat Caballé era considerada uma das últimas representantes divas da ópera no século 20 e ganhou um Grammy em 1991. Dividiu palcos com todos os grandes artistas e gravou um álbum com Freddie Mercury da banda Queen. Montserrat Caballé morre no dia 6 aos 85 anos.

Resultado de imagem para Zíbia Gasparetto

Escritora de livros voltados para o espiritismo Zíbia Gasparetto vendeu 18 milhões de livros e escreveu 58 obras. Lutando contra um câncer no pâncreas a escritora morre no dia 10 aos 92 anos cinco meses depois da morte de seu filho Luiz Gasparetto.


Gil Gomes fez escola na crônica policial, mas começou no esporte e depois passou pro jornalismo policial onde fez sucesso no rádio mas foi nos anos 90 no Aqui Agora pelo SBT que seu estilo de dramatizar as histórias e o gesto característico com as mãos que foi muito imitado pelos humoristas conquistou o público. Afastado desde 2005 devido ao Mal de Parkinson tentou voltar à TV em 2016. Gil Gomes morreu no dia 16 aos 78 anos.


Resultado de imagem para Guga de Oliveira

Resultado de imagem para Paul Allen



Outras mortes do mês: Scott Wilson (7 de outubro), ator que participou do seriado The Walking Dead, Guga de Oliveira (14 de outubro), diretor de TV, irmão de Boni Oliveira e um dos criadores do Fantástico, Paul Allen (15 de outubro), co- fundador da Microsoft junto de Bill Gates, Affonso Heliodoro (20 de outubro), ex- secretário do ex- presidente JK e um dos pioneiros de Brasília, Gilberto Benetton (23 de outubro), um dos fundadores da marca de moda Benetton e João W.Nery (26 de outubro), primeiro homem trans a ser operado no Brasil.

O quadro volta em novembro.

Postar um comentário

0 Comentários