Como está o panorama nas disputas de governador nos 26 estados e no DF

Alheio à disputa presidencial a corrida nos governos dos 26 estados e no Distrito Federal também chama a atenção dos eleitores. Aqui vamos traçar um panorama das disputas pela cadeira de governador.

Região Norte: No Acre o favoritismo está para Gladison Cameli do PP, no Amapá o atual governador Waldez Góes (PDT) e João Capiberibe (PSB) disputam a preferência do eleitor, no Amazonas a disputa está acirrada entre o atual governador Amazonino Mendes (PDT) e Wilson Lima (PSC), no Pará o candidato Helder Barbalho está disparado na ponta, em Rondônia Expedito Júnior do PSDB está na frente, em Roraima José de Anchieta Júnior (PSDB) e Antônio Denarium (PSL) disputam a preferência do eleitorado e no Tocantins Mauro Carlesse (PHS) pode ser eleito já em primeiro turno.

O senador Renan Calheiros e o governador de Alagoas, Renan Filho, ambos do MDB

Região Nordeste: Em Alagoas tudo caminha para uma das vitórias mais fáceis da eleição. Renan Filho tem mais de 80% dos votos e deverá ser eleito já em primeiro turno, na Bahia o PT deverá fazer o governador no estado pois Rui Costa lidera com certa folga a campanha, no Ceará Camilo Santana deverá ser eleito, no Maranhão Flávio Dino do PC do B lidera com certa folga sobre Roseana Sarney, na Paraíba João Azevedo Lins Filho ultrapassou Zé Maranhão e assumiu a ponta, em Pernambuco Paulo Câmara caminha pra ser reeleito no estado, no Piauí o PT deverá ter o terceiro governador na região pois Wellington Dias tem tudo pra ser reeleito no estado, no Rio Grande do Norte Fátima Bezerra do PT tem tudo pra ser reeleita no estado e em Sergipe Valadares Filho lidera mas Belivaldo está tecnicamente empatado com o candidato adversário e a eleição pode ir pro segundo turno.

Região Centro Oeste: Em Goiás o senador Ronaldo Caiado tem enorme vantagem e deve ser eleito pelo estado, no Mato Grosso o DEM deve fazer outro governador, Mauro Mendes e no Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja lidera com folga.

João Doria Foto: Dida Sampaio

Região Sudeste: Renato Casagrande tem tudo pra ser eleito com folga no Espírito Santo pois tem mais de 50% segundo a última pesquisa, em Minas Gerais Antonio Anastasia lidera enquanto Fernando Pimentel segue logo atrás. A disputa no Rio de Janeiro deve ser intensa e sem Anthony Garotinho que foi barrado no TSE a disputa deverá ser entre o senador Romário do Podemos e o ex- prefeito Eduardo Paes que lidera tanto no Datafolha tanto no Ibope e em São Paulo o ex- prefeito João Doria lidera e a disputa pela segunda vaga fica intensa entre Paulo Skaf (MDB) e Márcio França (PSB).

Região Sul: No Paraná Ratinho Júnior do PSD lidera com folga e deve ganhar em primeiro turno, no Rio Grande do Sul que tradicionalmente não reelege governador o atual governador José Ivo Sartori está tecnicamente empatado com Eduardo Leite do PSDB e em Santa Catarina Mauro Mariani do MDB lidera apertado.

Ibaneis lidera corrida para governo do Distrito Federal, segundo pesquisa Ibope

A eleição no Distrito Federal é marcada pela ascensão fulminante de Ibaneis Rocha do MDB que saltou de 2% no começo da campanha e lidera no Datafolha enquanto no Ibope há um empate técnico entre o emedebista e a candidata do Pros Eliana Pedrosa. O atual governador Rodrigo Rollemberg sofre com as altas taxas de rejeição e dificilmente estará no segundo turno, já o PT amarga as últimas posições com Júlio Miragaya. 

Postar um comentário

0 Comentários