Sábado de candidaturas confirmadas na sucessão presidencial

Geraldo Alckmin e Ana Amélia durante a convenção nacional do PMDB neste sábado (4) em Brasília (Foto: Fátima Meira/FuturaPress/Estadão Conteúdo)

Alvaro Dias lança candidatura à Presidência na convenção do Podemos (Foto: Eduardo Matysiak/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Marina Silva e Eduardo Jorge participaram de convenção da Rede em Brasília (Foto: Gustavo Garcia/G1)

Jorge William/Agência O Globo/19-11-2017

Na manhã deste sábado foram confirmadas mais quatro candidaturas à sucessão de Michel Temer em convenções partidárias. A Rede confirmou a chapa encabeçada por Marina Silva que terá como vice Eduardo Jorge do PV. Esta será a terceira vez que Marina Silva tentará a cadeira de presidente: em 2010 e 2014 ficou em terceiro lugar ficando de fora do segundo turno em ambas. Marina Silva foi deputada estadual no Acre, senadora por dois mandatos e ministra do Meio Ambiente no Governo Lula até 2008, deixou o PT em 2009 migrando para o PV em 2010 e em 2014 foi vice na chapa encabeçada por Eduardo Campos, depois da morte do candidato assumiu a chapa e depois de ser derrotada apoiou o tucano Aécio Neves. O Podemos lançou oficialmente a candidatura do senador Álvaro Dias que disputará sua primeira eleição presidencial tendo como vice Paulo Rabello de Castro que seria candidato pelo PSC, mas o partido decidiu retirar a candidatura. Álvaro Dias está em seu quinto mandato como senador, começou carreira política como vereador, depois foi deputado estadual, deputado federal, governador e senador pelo estado do Paraná e em discurso afirmou se eleito convidará o juiz Sérgio Moro para ser ministro da Justiça num eventual governo. Já o PSDB lançou oficialmente a candidatura do ex- governador de São Paulo Geraldo Alckmin que é o atual presidente do partido dos tucanos tendo como vice a senadora Ana Amélia. Alckmin tentará pela segunda vez o Palácio do Planalto. Em 2006 chegou ao segundo turno mas perdeu a eleição para o ex- presidente Lula. Alckmin começou carreira como prefeito de Pindamonhangaba, cidade natal depois foi deputado estadual, deputado federal por dois mandatos consecutivos e vice governador até a morte do titular Mário Covas em 2001, depois foi reeleito em 2002, eleito de novo em 2010 e reeleito governador em 2014. O PT confirmou a candidatura do ex- presidente Lula na convenção realizada em São Paulo. O evento teve presenças de líderes e da ex- presidente Dilma Rousseff que tentará o Senado de Minas. Dilma sofreu impeachment em 2016, mas manteve os direitos políticos. Lula está preso desde abril pois foi condenado em segunda instância no caso do tripléx do Guarujá. 

Postar um comentário

0 Comentários