Personagens das Copas: Eusébio

A série Personagens das Copas traz hoje o português Eusébio.

Resultado de imagem para português Eusébio

Imagem relacionada

Muito antes de Cristiano Ronaldo o futebol de Portugal até 1966 jamais havia chegado tão longe graças ao moçambicano Eusébio que ficou conhecido como Pantera Negra ou Pelé português. Em 745 jogos marcou 733 gols, foi o Bola de Ouro na Europa e artilheiro da Copa do Mundo de 1966 jogando por Portugal. Naquela Copa a seleção portuguesa conseguiu um brilhante terceiro lugar. Jogou no Benfica, um dos mais tradicionais clubes de Portugal e encerrou a carreira em 1980 no Buffalo Stallions. Eusébio morreu em 5 de janeiro de 2014 às vésperas de completar 72 anos.

Breve histórico da Copa do Mundo de 1966 - disputada entre 11 e 30 de julho nas cidades de Londres (dois estádios: White City e Wembley), Liverpool, Birmingham, Manchester, Sheffield, Sunderland e Middlesbrough.
  • Campeã: Inglaterra. Pela primeira e única vez o English Team chegava ao inédito titulo mundial com uma polêmica na final contra a Alemanha. O lance do gol de Hurst, o terceiro gerou enorme polêmica pois a bola não entrou, mas o juiz deu gol. Os ingleses fizeram uma campanha de cinco vitórias e um empate.
  • Vice - campeã: Alemanha
  • Brasil: Antes da Copa havia a expectativa do tri, mas a preparação foi uma das mais confusas da história. Uma série de erros culminou na pífia campanha em gramados ingleses. O time sequer passou da primeira fase e acabou sendo eliminado com derrotas para a Hungria e Portugal. 44 jogadores foram convocados e o resultado foi catastrófico.
  • Países participantes: 16
  • Gols: 89 - média de 2,78 por jogo
  • Jogos: 32
  • Artilheiro: Eusébio (Portugal) - 9 gols.
A série prossegue no sábado com a fantástica seleção brasileira de 70. Um time de outra dimensão que nos dava o tri no México.

Postar um comentário

0 Comentários