Top 5: O mundo tenso depois do ataque americano à Síria

O mundo acompanha com atenção a tensão evidente depois de um ataque aéreo à Síria e os possíveis desdobramentos.


Membros do Conselho de Segurança da ONU votam contra resolução da Rússia condenando ataque à Síria (Foto: Eduardo Munoz/Reuters)

Trump anuncia ataque em andamento na Síria (Foto: AP Photo/Susan Walsh)

1 - Mundo em tensão: Donald Trump acionou a máquina de guerra militar americana e ordenou o ataque aéreo à bases onde estão as armas químicas da Síria. O ataque foi uma retaliação ao covarde ataque feito pelo ditador Bashar al Assad semana passada com o uso de armas químicas. O arsenal usado foi de mais de 100 mísseis Tomahawk. O ataque contou com o apoio da França e do Reino Unido e gerou a reação da Rússia de Vladimir Putin que espera uma retaliação pois a Rússia é aliada da Síria e em reunião de emergência a ONU rejeitou o pedido russo à condenação pelos ataques. Para Trump o ataque foi missão cumprida.


2 - Tensão na fronteira: O governo de Roraima pediu ao STF que fechem as fronteiras com a Venezuela com o objetivo de impedir a entrada de imigrantes e ainda pedem mais recursos para suprir custos com a saúde e a educação. Na reunião de cúpula das Américas no Peru o presidente Michel Temer disse que fechar a fronteira é incogitável.


3 - Os movimentos da justiça: O ex- presidente Lula completou sua primeira semana preso na superintendência da Polícia Federal em Curitiba e a defesa tentará no STF reverter a prisão. Ao mesmo tempo o STF decidiu manter o ex- ministro da Fazenda Antonio Palocci preso negando o pedido de habeas corpus alegando não haver irregularidades e o pré candidato pelo PSDB Geraldo Alckmin que é suspeito de uso de caixa dois teve seu inquérito transferido do STJ para a justiça eleitoral.


4 - Golpe contra a paz: Num duro golpe contra a paz na Colômbia três jornalistas equatorianos foram sequestrados e mortos por dissidentes das Farc na fronteira com o Equador. O presidente equatoriano determinou que haverá recompensas para quem souber do paradeiro de quem cometeu o ato que é um duro golpe para a Farc, a guerrilha que durante muitos anos atormentou a Colômbia e que fez acordo de paz há dois anos.


5 - Caso Marielle Franco: Passado um mês do crime até agora ninguém foi preso e reportagem exibida pela TV Globo revelou que o carro usado no crime passou pela Barra da Tijuca depois do ato no bairro do Estácio e a Polícia identificou digitais do provável assassino. Pelo mundo houve atos e no Rio uma missa lembrou o primeiro mês do crime onde Marielle e o motorista Anderson Gomes foram mortos.

Imagem da semana

Burning candles at a vigil mourning activist Marielle Franco, one month after her murder on Ipanema beach, April 14, 2018. 
The murder of Franco, a black Brazilian activist who fought her way out of the slums to become a popular councilor, made headlines around the world. The outspoken 38-year-old, who was a critic of police brutality, an advocate for minorities and the posterchild of a new type of politics, was shot dead on March 14 in an assassination-style killing with four bullets to the head. / AFP PHOTO / CARL DE SOUZA ORG XMIT: 586

Um mês depois de sua morte Marielle Franco foi lembrada em manifestações e em uma delas velas foram acesas para lembrar o covarde crime em que até agora ningúem foi preso.

Semana que vem tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários