Top 5 Especial: O inferno de Lula: da liberdade à prisão

Hoje o Top 5 é especial e vai falar do possível fim político do ex- presidente Lula que agora está preso na sua pior semana de sua vida. Lembrando que sempre que um fato relevante acontecer haverá sempre edições especiais do quadro.



1 - Derrotado no STF; Depois de 13 dias Lula teve seu pedido de habeas corpus negado pelos ministros do Supremo pelo placar de 6 x 5. O voto da ministra Rosa Weber foi decisivo pra derrota. E a defesa ainda tentou um novo pedido de habeas corpus, mas o pedido foi negado pelo ministro Edson Fachin.

2 - Mandado expedido: No final da tarde de quinta o juiz Sérgio Moro expediu a ordem de prisão contra Lula. O ofício foi feito em 22 minutos e Moro deu prazo para que Lula se apresentasse á sede da Polícia Federal em Curitiba.

Resultado de imagem para um fotógrafo do Estado foi atingido por ovos

3 - Hostilidades gerais: Após a decretação da ordem de prisão houve um festival de hostilidades contra órgãos da imprensa. Em Brasília o carro da reportagem do Correio Braziliense foi alvo de apedrejamento por manifestantes e teve o vidro quebrado. Um fotógrafo da agência Reuters ficou levemente ferido. Em São Paulo houve um ato covarde contra um popular na sede do Instituto Lula e o fotógrafo Nilton Fukuda do jornal O Estado de S. Paulo foi atacado com ovos, ontem os alvos foram a Rádio Band News e a Band. Hoje foi a vez da repórter Joana Treptow da Band ser vítima dos manifestantes ao ser atacada enquanto fazia um link ao vivo e uma equipe da Rede Globo foi expulsa do Aeroporto de Congonhas. Ontem militantes do MST jogaram tinta vermelha num ato estúpido e ignóbil contra o apartamento da presidente do STF Cármem Lúcia. Até quando o Brasil vai ver essas cenas?


4- A resistência no bunker: A sede do Sindicato dos Metalúrgicos em São Paulo virou o bunker de Lula. Ele não se apresentou no prazo e somente hoje após discursar e decidir que iria se entregar Lula saiu do bunker ovacionado. No seu discurso ele atacou os procuradores, Sérgio Moro e a Rede Globo.

Lula chega à sede da PF, em São Paulo. Foto: Felipe Rau/Estadão

5 - Rumo à Curitiba: No começo da noite deste sábado Lula se entrega á Polícia Federal e já era considerado preso depois de quase 26 horas do fim do prazo. Neste momento ele se encaminha ao Aeroporto de Congonhas onde embarca para a sede da PF em Curitiba. Lembrando que Lula foi condenado em segunda instância por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do tripléx do Guarujá.

Imagem da semana

Lula deixa o Sindicato dos Metalúrgicos a pé Foto: STRINGER / REUTERS

Para a maioria dos brasileiros que sonham com o fim da corrupção a foto da entrega do ex- presidente Lula sendo preso pode significar para o Brasil o começo da derrota da impunidade.

Semana que vem o quadro volta ao normal.

Postar um comentário

0 Comentários