Personagens das Copas: Leônidas da Silva

A série Personagens das Copas traz hoje Leônidas da Silva.

Resultado de imagem para Leônidas da Silva

Resultado de imagem para Leônidas da Silva

Conhecido como Diamante Negro, Leônidas da Silva foi o primeiro craque brasileiro a brilhar em uma Copa do Mundo. Jogou os mundiais de 1934 e 1938. Na Copa de 34 sua participação foi breve de apenas um jogo, pois o Brasil caiu diante da Espanha e Leônidas fez o gol brasileiro na breve campanha na Itália. Quatro anos depois na França liderou o Brasil em sua primeira grande campanha em Copas. Logo na estreia uma vitória dramática contra a Polônia por 6 x 5 e marcou três vezes, depois fez um no jogo contra a Tchecoslováquia, dois dias depois no jogo de desempate marcou de novo e o Brasil chegava à semifinal pela primeira vez. Só que o técnico Ademar Pimenta decidiu poupá - lo, como o futebol não permitia substituições o Brasil perdeu da Itália e restou a decisão do terceiro lugar contra a Suécia e Leônidas fez dois terminando como artilheiro do mundial com 7 gols. Além de ser artilheiro imortalizou a bicicleta, um dos lances mais plásticos do futebol. Leônidas morreu em janeiro de 2004.

Breve histórico da Copa do Mundo de 1938 - disputada entre 4 e 19 de junho nas cidades de Antibes, Bordeaux, Le havre, Lille, Paris com dois estádios, Reims, Strasburgo, Lyon, Marsehla e Toulouse.
  • Campeã: Itália - campanha de quatro jogos e quatro vitórias
  • Vice - campeã: Hungria
  • Brasil: pela primeira vez leva um time competitivo e chega pela primeira vez à uma semifinal de Copa. Termina em terceiro lugar depois de derrotar a Suécia.
  • Países participantes: 16
  • Gols: 84 - média de 4,67 por jogo
  • Jogos: 18
A Copa do Mundo foi paralisada devido à Segunda Guerra Mundial e não tivemos os mundiais de 1942 e 1946 voltando em 1950. Falando em Copa de 50 nosso próximo personagem na terça feira lembrará de Ghiggia, um dos que conseguiram calar o Gigante do Maracanã.

Postar um comentário

0 Comentários