Personagens das Copas: Jules Rimet

Faltando pouco mais de 50 dias para a bola começar a rolar nos gramados da Rússia o Blog de knunes dá o pontapé inicial para a cobertura do evento apresentando uma série que vai contar de um jeito diferente a história das 20 edições da Copa do Mundo. E pra começar vamos apresentar o idealizador do torneio, o francês Jules Rimet.


O francês Jules Rimet foi o idealizador da Copa do Mundo. Terceiro presidente da história da FIFA o francês viu no sucesso do torneio olímpico de futebol a força motriz para fazer um campeonato mundial de seleções. Nascia ali a Copa do Mundo. O seu objetivo era aproximar as nações pelo esporte, mas ao mesmo tempo despertou uma paixão que se renova de quatro em quatro anos.

A primeira Copa do Mundo foi disputada em 1930 e o Uruguai foi o país sede da primeira edição. Os uruguaios seriam campeões vencendo a Argentina. O Brasil caiu na primeira fase pois perdeu para a Iugoslávia e goleou a Bolívia, mas insuficiente para seguir em frente. Jules Rimet esteve presente nos cinco primeiros mundiais e faleceu em outubro de 1956 e durante seu mandato presidindo a FIFA ampliou o número de nações filiadas de 20 para 85 e depois virou presidente honorário. A Taça que levou seu nome ficou em definitivo com o Brasil em 1970. 

Breve histórico da Copa de 1930 - disputada entre 13 e 30 de julho com todos os jogos disputados em Montevidéu em três estádios: Pocitos, Parque Central e Centenário. 
  • Campeão: Uruguai - campanha de 4 jogos e 4 vitórias com 15 gols marcados e 3 sofridos
  • Vice - campeã: Argentina. 
  • Brasil: dois jogos com uma vitória e uma derrota. 
  • Países participantes: 13
  • Gols: 70 - média de 3,89 por partida
  • Jogos: 18
  • Artilheiro: Stábile (Argentina) - 8 gols marcados.
A série prossegue na quinta com mais um personagem que fez história nas Copas, o técnico italiano Vittorio Pozzo.

Postar um comentário

0 Comentários