O Mês em Resumo: Lula vai pra cadeia, mundo em tensão com ataque na Síria e encontro das Coreias

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de abril.



Luís Inácio Lula da Silva, de operário a ex- presidente agora preso. Condenado em janeiro à 12 anos de prisão pelo TRF -4 em segunda instância por corrupção no caso do tripléx do Guarujá perde no STF. A tentativa da defesa de um habeas corpus foi derrotada na madrugada do dia 5 por 6 votos a 5. O voto decisivo foi da ministra Rosa Weber. Na tarde do dia 5 o juiz Sérgio Moro manda expedir ordem de prisão só que Lula se refugiou na sede do Sindicato dos Metalúrgicos no ABC paulista e resistiu até o sábado, 7 de abril. Nesse dia fez discurso atacando Moro, os desembargadores e a imprensa, em especial à Rede Globo e a revista Veja, depois se entregou 26 horas depois do prazo dado por Moro, fez exame de corpo de delito no Aeroporto de Congonhas e embarcou para Curitiba onde chegou no final da noite daquele dia. Depois da prisão o STF retira das mãos de Moro trechos das delações da Odebrecht no caso do tripléx e duas pessoas são atingidas por tiros em ataque à um acampamento nas proximidades de onde Lula está preso. A imprensa sofre vários ataques durante o período da decretação até a prisão de Lula onde jornalistas foram agredidos por simpatizantes que veem nos veículos de comunicação os culpados no golpe. 

Resultado de imagem para O senador Aécio Neves se torna réu na Lava Jato.

O senador Aécio Neves se torna réu na Lava Jato. A Primeira Turma do Supremo aceita por unanimidade as denúncias de corrupção passiva e obstrução de justiça. E o presidente Michel Temer volta a ser alvo de uma nova denúncia, desta vez ele é alvo de investigação sobre propinas para assinatura de decreto para o setor portuário. 

Resultado de imagem para Joaquim Barbosa, pré candidato pelo PSB é apontado como a grande surpresa na primeira pesquisa eleitoral

O ex- ministro do Supremo Joaquim Barbosa, pré candidato pelo PSB é apontado como a grande surpresa na primeira pesquisa eleitoral feita pelo Datafolha onde aparece com 10% dos votos ficando à frente de Geraldo Alckmin e Ciro Gomes. 

Um forte tremor de terra vindo da Bolívia veio para o Brasil. Prédios em São Paulo e Brasília sofreram pequenos abalos na manhã do dia 2 e as edificações foram evacuadas. 



Resultado de imagem para ataque autorizado por Donald Trump à Síria

No mundo tensão com o ataque autorizado por Donald Trump à Síria. O ataque foi motivado devido a um ataque com armas químicas ocorrido no dia 7 em Douma em que 70 pessoas morreram. Os alvos eram bases militares do ditador Bashar al Assad. O ataque teve apoio da França e do Reino Unido.


Em Toronto o terror ataca novamente. Alex Minassian usa uma van como arma e atropela quem estava no caminho e dez pessoas morreram. Ele acabou sendo preso.


Cuba vira uma página da história. Depois de quase 60 anos a família Castro que governava com mãos de ferro sai de cena. Raúl Castro passa a presidência para Miguel Díaz - Canel que prometeu manter diálogo com todos os países, mas que não permitirá a entrada do capitalismo à ilha.

Resultado de imagem para A família real aumenta com a chegada de Louis Arthur Charles

A família real aumenta com a chegada de Louis Arthur Charles, o terceiro filho da duquesa de Cambridge Kate Middleton e do Príncipe William. Louis é o quinto na linha de sucessão do trono inglês.

Resultado de imagem para Os líderes Kim Jong- un e Moon Jae - in se encontram para discutir a desnuclearização da Coreia do Norte

Um encontro histórico pela paz. Os líderes Kim Jong- un e Mon Jae - in se encontram para discutir a desnuclearização da Coreia do Norte e o fim da guerra entre as Coreias mais de 60 anos depois.

Resultado de imagem para campeão foi o Sobradinho que depois de 32 anos voltou a erguer o troféu







Resultado de imagem para Botafogo conquista o estadual depois de vencer o Vasco nos pênaltis

Os campeonatos estaduais terminaram em abril. Em Brasília o campeão foi o Sobradinho que depois de 32 anos voltou a erguer o troféu, na Bahia o campeão foi o Bahia, o Náutico levou o estadual de Pernambuco, no Paraná deu Atlético, em Santa Catarina o campeão foi o Figueirense, o Cruzeiro leva o título mineiro, o Grêmio fica com o título gaúcho, em São Paulo num jogo polêmico o Corinthians conquista o bicampeonato consecutivo depois de vencer o Palmeiras nos pênaltis e no Rio de Janeiro o Botafogo conquista o estadual depois de vencer o Vasco nos pênaltis.



Relatório final divulgado aponta que foi mesmo falta de combustível a causa do acidente com o avião da Chapecoense em novembro de 2016 que matou 71 pessoas. O piloto avisou que o avião tinha problemas quando faltavam 40 minutos para o voo chegar em Medellín. 



O ex- presidente da CBF Marco Polo del Nero é banido do futebol para sempre. A entidade decide punir com o mais duro castigo pelo seu envolvimento por corrupção.

Escândalo na ginástica. Reportagem do Fantástico revela que o ex- técnico da seleção de ginástica Fernando de Carvalho Lopes cometeu vários abusos sexuais contra 42 atletas num caso semelhante ao ocorrido nos Estados Unidos com o ex- médico da seleção americana Larry Nassar. Ele foi afastado às vésperas da Rio 2016 e nega todas as acusações.

Resultado de imagem para Winnie Mandela

Ativista pelos dieitos humanos, Winnie Mandela lutou contra o apartheid e junto de Nelson Mandela combateu o regime de segregação racial na África do Sul até a libertação de Mandela em 1990, seis anos depois se divorciou. Winnie Mandela morre no dia 2 aos 81 anos.

Resultado de imagem para Dona Ivone Lara

Dona Ivone Lara era a Grande Dama do samba e rompeu barreiras para chegar aonde chegou. Foi compositora no Império Serrano e gravou vários discos. Suas composições foram gravadas por nomes como Clara Nunes, Maria Bethânia, Roberto Ribeiro e outros. Seu maior sucesso foi Sonho meu, gravada por Gal Costa e Maria Bethânia. A sambista morre no dia 16 aos 96 anos vitimada por uma insificiência cardiorrespiratória.

Resultado de imagem para Nelson Pereira dos Santos

O cineasta Nelson Pereira dos Santos foi precursor do movimento do Cinema Novo e dirigiu Vidas Secas, da obra de Graciliano Ramos e Rio 40 Graus. Nelson Pereira dos Santos morre no dia 21 aos 89 anos vitimado por cãncer no fígado.

Resultado de imagem para Agildo Ribeiro

Conhecido como capitão do riso Agildo Ribeiro fez muita gente rir em seis décadas de carreira. Seus bordões e personagens caíram na boca do povo além de parcerias memoráveis ao lado de grandes nomes do humor nacional como Paulo Silvino e Jô Soares. Na manhã do dia 28 o humorista se sentiu mal e morreu por problemas cardíacos aos 86 anos.







Resultado de imagem para Paulo Barboza

Resultado de imagem para Henri Michel

Outros mortos do mês: Milos Forman (14 de abril), cineasta tcheco, diretor de filmes que ganharam o Oscar como Amadeus e Estranho no Ninho, Vittorio Taviani (15 de abril), diretor italiano, Paulo Barboza (16 de abril), radialista que fez sucesso em São Paulo onde passou pelas rádios Globo, Record, América, Tupi e Capital, Barbara Bush (17 de abril), ex- primeira dama no governo de George Bush e mãe de George W. Bush, Paul Singer (16 de abril) economista e um dos fundadores do PT, Avcii (20 de abril) DJ sueco e autor do hit wake Up em 2013, Waldyr Santanna (20 de abril), foi o primeiro a dublar Homer Simpson no desenho dos Simpsons e Henri Michel (24 de abril), técnico francês que dirigiu a equipe francesa na Copa de 1986 e que eliminou o Brasil nas quartas de final daquela Copa.

Em maio tem mais resumo mensal.

Postar um comentário

0 Comentários