Top 5: Uma semana agitada com apagão, discussão no STF, renúncia de presidente no Peru e crise afetando o Facebook

A semana que passou foi agitada e teve de tudo: apagão, discussão e adiamento no Supremo, presidente renunciando no Peru e crise no Facebook.


Resultado de imagem para rede social foi notícia esta semana por conta do escândalo do vazamento de dados cometido pela empresa Cambridge Analytica.

1 - Facebook em colapso: A rede social foi notícia esta semana por conta do escândalo do vazamento de dados cometido pela empresa Cambridge Analytica. A empresa usou os dados de 50 milhões de usuários para fins eleitoreiros e que foram determinantes para a eleição de Donald Trump na eleição presidencial americana de 2016. Por conta disto o site perdeu em dois dias US$ 50 milhões e durante a semana US$ 235 bilhões. O dono Mark Zuckerberg teve de se explicar, mas segundo analistas acabou não convencendo. O site é alvo fácil para a proliferação das chamadas fake news, as notícias falsas, falando em fake news o site tirou do ar uma página e dois perfis que nos últimos dias disseminaram fake news contra a vereadora carioca Marielle Franco, assassinada no dia 14. Reportagens divulgadas no jornal O Globo desmascararam os farsantes.

Resultado de imagem para O STF adiou para o dia 4 de abril a conclusão do julgamento do pedido de habeas corpus preventivo do ex- presidente Lula

Resultado de imagem para discussão de baixo nível entre os ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes

2 - Justiça falha: O STF adiou para o dia 4 de abril a conclusão do julgamento do pedido de habeas corpus preventivo do ex- presidente Lula e ao mesmo tempo assistiu a uma discussão de baixo nível entre os ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes. Barroso chamou Mendes de horrível e disse que mistura o mal com pitadas de psicopatia.


3 - Apagão elétrico: Na quarta feira os estados das regiões Norte e Nordeste tiveram um apagão que durou 4 horas e afetou 70 milhões de pessoas. O apagão foi causado por uma falha em uma das linhas de transmissão recém inauguradas na usina de Belo Monte. E em alguns estados das outras regiões houve picos de energia. 


4 - Novo presidente no Peru: Pedro Pablo Kucyznski renunciou à presidência do país pouco antes de enfrentar um segundo processo de impeachment devido ao suposto envolvimento dele no esquema de propina da construtora Odebrecht. Além disso ele alegou ter baixa governabilidade devido ao boicote de parlamentares peruanos e por suposta compra de votos. Martin Vizcarra que era vice já tomou posse e já há pressão para antecipar as eleições presidenciais no país. No seu discurso de posse ele prometeu combater a corrupção e unir politicamente o país. 


5 - Sequestro e drama na França: Um sequestro que durou 4 horas causou a morte de quatro pessoas, dentre elas o atirador Lakdim, nascido no Marrocos. Neste sábado o policial que participou do resgate também morreu. O atirador que era ligado ao Estado Islâmico fez reféns em duas cidades do interior da França e acabou morto à tiros.

Imagem da semana

Marcada para o meio-dia deste sábado, a chamada de Marcha Por Nossas Vidas já reúne cerca de uma hora antes uma multidão da capital americana Foto: AFP

Washington foi tomada neste sábado por milhares de pessoas na marcha pelo controle de armas. Manifestações em 40 países são esperadas. O ato foi organizado por estudantes depois do massacre de 17 estudantes ocorrido mês passado na Flórida.

Sábado que vem tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários