Fórmula 1 inicia temporada sob expectativa por duelo por penta, estreia do halo e sem participação do Brasil

As muitas dúvidas da Fórmula 1 que o GP da Austrália começará a responder

A espera dos aficcionados por velocidade acabou. Neste fim de semana o ronco dos motores da principal categoria do automobilismo mundial está de volta. A Fórmula 1 inicia sua nova temporada na expectativa por um novo duelo entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. Os dois tetracampeões disputam quem será pentacampeão e se igualar ao argentino Juan Manuel Fangio que foi cinco vezes campeão. Nos últimos anos os dois pilotos monopolizaram a disputa sendo que Vettel ganhou quatro títulos seguidos e Hamilton venceu três pois nos últimos quatro anos a Mercedes exerce um domínio avassalador, mas a Ferrari ressurgiu ano passado. Os finlandeses Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas não querem ser apenas escudeiros, tanto um como outro podem atrapalhar os planos dos dois. Nas outras equipes há um pequeno equilíbrio de forças. A Red Bull manteve sua dupla de pilotos formada por Max Verstappen e Daniel Ricciardo, a McLaren espera sair da rabeira e ressurgir entre as médias, o que é muito pouco para uma escuderia que um dia foi grande e conta com a parceria da Renault. Fernando Alonso espera ter um ano melhor, talvez com o tempo esgotando pois ele quer outros caminhos, a Force India terá um novo duelo explosivo entre Sergio Perez e Esteban Ocon, a Toro Rosso promete evoluir mas a dupla de pilotos formada por Brendon Hartley e Pierre Gasly peca pela inexperiência, a Renault terá Carlos Sainz e Nico Hulkenberg como pilotos, a Haas manteve a dupla Romain Grosjean e Kevin Magnussen e brigando pra ver quem será a pior estão a Williams que vem em franca decadência e terá como pilotos Lance Stroll e Sergey Sirotskin e a Sauber com Marcus Ericsson e Charles Leclerc. 

O Halo vai dificultar a identificação dos pilotos durante as corridas (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

Na parte técnica a grande mudança é a introdução do halo, a proteção de cockpit que lança sua eficácia como dúvida. O halo protege a cabeça dos pilotos e suporta até 12 toneladas e o tempo para que o piloto saia do carro passou de 5 para 7 segundos, ficam proibidas as asas em T e as barbatanas que ajudavam a limpar o ar, em relação aos motores o limite passou para três motores por corrida, as punições passam a ser mais simples, as relargadas não serão mais com os carros em movimento no esquema de fila indiana e sim parados na posição de classificação antes da interupção e em relação aos pneus a Pirelli, empresa fornecedora dos compostos da categoria aumentou o leque introduzindo os compostos hipermacio e superduro que se juntam à outras opções já existentes.

As largadas das corridas serão realizadas com 1h10min, antigamente quando as corridas são na Europa a largada era às 9 da manhã no horário de Brasília, agora por exemplo a largada será às 10:10 da manhã. A categoria estreiará um novo logotipo simbolizando o segundo ano do grupo Liberty Media.

E o Brasil? Pra quem foi tão acostumado com as vitórias nas manhãs de domingo e madrugadas e os títulos de Emerson Fittipaldi,Nélson Piquet e Ayrton Senna teremos de acostumar com a dura realidade e pela primeira vez desde 1970 o país não terá um representante sequer pra torcer. A aposentadoria de Felipe Massa simbolizou o fim de uma era, mas existe a expectativa para daqui a um ou dois anos surgirem novos pilotos para reconstruir uma história vitoriosa. O mais próximo a entrar na categoria é Sérgio Sette Câmara que disputará este ano mais um campeonato da Fórmula 2. É esperar e torcer. 21 corridas farão parte do calendário. Confira as datas das corridas que terão acompanhamento do Blog de knunes.

Calendário da temporada 2018 de Fórmula 1
EtapaPaísLocalDataHora
AustráliaAlbert Park25 de março2h
BahreinSakhir8 de abril12h10
ChinaXangai15 de abril3h10
AzerbaijãoBaku29 de abril09h10
EspanhaBarcelona13 de maio10h10
MônacoMonte-Carlo27 de maio10h10
CanadáMontreal10 de junho15h10
FrançaLe Castellet24 de junho11h10
ÁustriaSpielberg1ª de julho10h10
10ªInglaterraSilverstone8 de julho10h10
11ªAlemanhaHockenheim22 de julho10h10
12ªHungriaBudapeste29 de julho10h10
13ªBélgicaSpa-Francorchamps26 de agosto10h10
14ªItáliaMonza2 de setembro10h10
15ªCingapuraMarina Bay16 de setembro09h10
16ªRússiaSochi30 de setembro08h10
17ªJapãoSuzuka7 de outubro02h10
18ªEUAAustin21 de outubro16h10
19ªMéxicoCidade do México28 de outubro17h10
20ªBrasilSão Paulo11 de novembro15h10
21ªAbu DhabiYas Marina25 de novembro11h10

Postar um comentário

0 Comentários