O Mês em Resumo: Lula volta a ser condenado, motorista assassino em Copacabana e mês de adeus à Cony, Bocuse e Dolores O'Riordan

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de janeiro, o primeiro de 2018.


Uma derrota histórica para o ex- presidente Lula. No dia 24 três juízes da oitava turma do TRF 4ª Região em decisão unânime confirmaram a condenação do ex- presidente Lula em segunda instância no caso do tripléx do Guarujá e aumentaram para 12 anos e 1 mês a pena imposta por Sérgio Moro em julho do ano passado. Lula vai recorrer e tentar se lançar candidato à sucessão em outubro apesar de estar enquadrado na lei da Ficha Limpa. Ele ficou impedido de viajar para fora do Brasil e teve rejeitado um pedido de habeas corpus.


O STF impediu por quatro vezes que Cristiane Brasil tomasse posse no Ministério do Trabalho. Escolhida pelo presidente Temer ela foi condenada por dívidas trabalhistas.


Quatro vice presidentes da Caixa Econômica Federal foram afastados por Temer devido à denúncias de corrupção. Todos os quatro são alvos de operações da Procuradoria por estarem envolvidos nos grupos de Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima, ambos presos e acusados de desvio no banco estatal.



De novo a história se repetiu. Logo no primeiro dia do ano uma rebelião em um presídio de Goiânia nove presos foram mortos e 14 ficaram feridos numa disputa de poder entre facções rivais. No dia 27 14 pessoas morreram em um ataque de criminosos em Fortaleza. No Rio uma aluna da PUC foi baleada, mas ficou fora de perigo. No dia 13 em tentativa de assalto Michelle Ramos da Silva foi baleada e o filho nasceu às pressas. Por milagres os dois escaparam com vida.




No dia 18 dois casos de trânsito abalaram o país. Em Brasília as vítimas foram um casal de idosos que foram atropelados por uma motorista que vinha em alta velocidade. Ela segue em recuperação e será julgada em breve e em Copacabana o motorista Antônio Anaquim alegou ter tido ataque epiléptico que ocasionou a morte de um bebê de oito meses e ferindo 17 pessoas.


Aumenta a incidência de casos da febre amarela e o governo inicia a vacinação fracionada no Rio, em São Paulo e na Bahia. Oito pessoas morreram este mês e vários macacos foram encontrados mortos.

Pela primeira vez na história a inflação fica abaixo do piso da meta. O IPCA registrou 2,95%, mas nem tudo foi notícia boa. O desemprego continua e 2017 fechou com 11 milhões de desempregados e a agência Standard and Pools rebaixou a nota do país que passou para BB- em grau especulativo e os motivos apontados foram a instabilidade política e a demora no ajuste fiscal.


Nos Estados Unidos uma descoberta escabrosa: um casal mantinha em cativeiro 13 filhos com idades entre 2 a 29 anos. Todos encontrados em condições subumanas e deploráveis. A filha de 17 anos conseguiu fugir e chamou a polícia.


O Flamengo conquista a Copa São Paulo pela quarta vez na história ao vencer o São Paulo na decisão por 1 x 0.


Escritor e jornalista Carlos Heitor Cony foi crítico ferrenho do governo de João Goulart e da ditadura militar. Na sua obra ele escreveu romances, contos e crônicas além de escrever para órgãos da imprensa brasileira. Carlos Heitor Cony morre no dia 5 em decorrência de falência múltipla de órgãos aos 91 anos de idade.


O chef de cozinha francês Paul Bocuse foi o maior divulgador da cozinha francesa no mundo e seus restaurantes eram conhecidos pela altíssima qualidade e trouxe a nouvelle cuisine (nova cozinha) com a adoção de ingredientes frescos de alta qualidade. No dia 20 ele se foi aos 91 anos.


A irlandesa Dolores O' Riordan fez sucesso com o grupo The Cranberries nos anos 90 e estava em carreira solo. Ela acabou falecendo de forma inesperada no dia 15 aos 45 anos e dentre seus maiores sucessos as músicas Linger e Zombie.





Outras mortes do mês: Marco Mora (3 de janeiro), ex- diretor de esportes da Rede Globo, Henrique César (8 de janeiro), ator de várias novelas pelas redes Tupi, Excelsior, SBT, Manchete, Band, Record e Globo, Dan Gurney (14 de janeiro), criador do flap aerodinâmico e da tradição de estourar a champanhe no pódio após as vitórias, Desirré Vignoli (21 de janeiro), atriz que atuou em várias novelas dentre elas Que Rei sou eu? e foi casada com o ator Luiz Gustavo, Sandra Mattera (27 de janeiro), ex- chacrete nos programas de auditório de Chacrinha nas décadas de 60 e 70 e Mort Walker (27 de janeiro), cartunista criador do Recruta Zero e teve suas tiras em quadrinhos publicadas em jornais do mundo inteiro.

Janeiro foi pra conta e que venha fevereiro quando o quadro retorna com o resumo dos fatos do mês.

Postar um comentário

0 Comentários