Retrospectiva 2017: A Copa na Rússia vem aí

Passado o Natal o ano de 2017 entra em sua reta final e a Retrospectiva segue falando hoje de Copa do Mundo. Daqui a 195 dias a bola vai rolar na Rússia para a disputa da XXIª Copa do Mundo da FIFA e por isso vamos apresentar um resumo de como foi o ano pré Copa.

A longa guerra das Eliminatórias


Brasil foi o primeiro país a garantir classificação em campo e segue como único a estar presente em todas as Copas

Depois de três anos as Eliminatórias por todo o mundo chegaram ao fim em novembro quando o Peru foi o último país a carimbar seu passaporte, mas em março já tinha seleção com vaga garantida e antecipada. Na noite de 28 de março o Brasil se tornava o primeiro país a garantir em campo sua vaga para a Copa e com quatro rodadas de antecedência ao vencer de forma categórica o Paraguai por 3 x 0. Naquele momento a seleção de Tite chegava à impressionante marca de 8 vitórias consecutivas em jogos oficiais. Era a arrancada fulminante de um time que um ano antes com Dunga no comando amargava o sexto lugar na tabela e fora da zona de classificação. Um ano depois com Tite o Brasil se tornava o primeiro país do mundo a se garantir na Copa do Mundo. O Brasil terminou a eliminatória sul americana com uma impressionante campanha de 12 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota, só com Tite foram 9 vitórias seguidas e 3 empates. O Brasil ainda realizou quatro amistosos: em junho venceu a Austrália e perdeu pra Argentina, em novembro venceu o Japão e empatou sem gols com a Inglaterra.


Argentina passou por um drama, mas saiu com alívio graças à Messi que fez três contra o Equador

Com o Brasil classificado com quatro rodadas de antecipação a briga pelas outras três vagas foi até a última rodada. O Uruguai conseguiu sua classificação sem sustos, a Colômbia e a Argentina fecharam o grupo das vagas diretas. Falando nisso como sofreram os Hermanos. Como num tango desafinado a Argentina trocou de técnico saindo Edgardo Bauza e entrando Jorge Sampaoli que não quis dar uma de salvador da pátria mesmo com o time jogando mal e na sexta colocação praticamente fora. Na última rodada a equipe precisava vencer o Equador e chegou a ficar atrás, mas o craque resolveu jogar e com um hat trick Lionel Messi classificou a Argentina pra Copa. A seleção peruana ficou com a vaga da repescagem, já o Chile que havia ganhado as duas últimas edições da Copa América ficou de fora.


A seleção do Senegal volta à uma Copa depois de 16 anos

Na Ásia se classificaram as seleções do Irã, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita. A Austrália precisou jogar uma repescagem contra a Síria que viu o sonho de jogar uma Copa do Mundo morrer no jogo da volta perdendo por 2 x 1. Na África se classificaram as seleções do Senegal, da Tunísia, do Marrocos, da Nigéria e do Egito. Seleções tarimbadas como Camarões e África do Suil ficaram pelo caminho. Na Concacaf se classificaram o México, a Costa Rica e o Panamá,país estreante em Copas que eliminou os Estados Unidos que não ficavam de fora desde 1986. Honduras foi pra repescagem.


Nem o esforço de Robben levou a Holanda que fica fora da Copa depois de conquistar o terceiro lugar em 2014

Já nas eliminatórias europeias a surpresa foi a eliminação da Holanda, terceira colocada em 2014. Os holandeses ficaram de fora num grupo que tinha a França e a Suécia. A Alemanha passou invicta vencendo todos os seus jogos. Portugal precisou vencer no último jogo pra se garantir direto e jogar a Suíça pra repescagem, a Espanha despachou a Itália e nos demais grupos classificações tranquilas para a Bélgica, Sérvia, Polônia, Inglaterra e para a surpresa da última Euro, a Islândia. O menor país do mundo vai levar pra Rússia a alegria de uma torcida empolgante e contagiante.

A queda da Azzurra


O desespero de um italiano na área sueca refletiu o drama vivido pela Itália que fica fora depois de 60 anos

Em novembro ocorreram as repescagens mundiais que apontaram os últimos integrantes da Copa. Austrália e Peru precisaram vencer no jogo de volta jogando em casa e não decepcionaram. Os Socceroos eliminaram Honduras enquanto os peruanos despacharam a Nova Zelândia. Na Europa oito equipes que ficaram em segundo lugar fizeram confrontos de ida e volta onde os vencedores iriam pra Rússia. Suíça e Croácia garantiram sua classificação no jogo de ida sendo que os croatas golearam a Grécia e os helvéticos passaram pela Irlanda do Norte, na volta o empate garantiu as duas equipes. A Dinamarca precisou de uma goleada sobre a Irlanda na volta para garantir o passaporte. E a Itália? A Squadra Azzurra pagou mico e foi eliminada pela seleção da Suécia e ficou de fora. os italianos perderam o jogo de ida na Suécia e precisariam da vitória na volta, mas esbarraram no ferrolho sueco diante de tantas oportunidades de gol criadas. Resultado: o 0 x 0 não foi suficiente e os italianos vão ver a Copa pela TV depois de 60 anos. O goleiro Gianluigi Buffon anunciou sua aposentadoria da seleção e não disputará sua sexta Copa do Mundo.

Jovem time alemão fatura a Copa das Confederações 

Lá vêm eles de novo: jovens prometem manter Alemanha no topo por muitos anos

Jogadores alemães comemoram a conquista da Copa das Confederações que pode ter sido a última

A Copa das Confederações disputada em junho na Rússia não teve a mesma repercussão que teve quatro anos atrás no Brasil. O evento teste da FIFA pode ter sido o último. A edição deste ano foi conquistada pela Alemanha que levou um time de jovens, o time B e não fez feio. Com média de quase 24 anos a seleção alemã apresentou novos talentos que já vinham jogando juntos há muito tempo nas categorias de base e que poderão brilhar num futuro próximo como Kimmich, Werner, Stindl e Goretska que foram os artilheiros com três gols cada e apenas um remanescente do título de 2014, o atacante Draxler que foi escolhido o melhor jogador do torneio. A final foi contra o Chile e os alemães venceram o jogo aproveitando uma falha mortal de Diaz que perdeu a bola pra Werner que rolou para Stindl marcar. A competição foi disputada em quatro cidades: Kazan, São Petersburgo, Sóchi e Moscou no estádio do Spartak. O Luzhniki, palco da abertura e da final foi reinaugurado em novembro em amistoso.

Sorteio coloca grupo tranquilo para o Brasil

Edu Gaspar (esq.), coordenador da seleção, e o técnico Tite após o sorteio dos grupos da Copa

Tite e o coordenador Edu Gaspar se descontraem após o sorteio dos grupos da Copa 

Em 1º de dezembro foram sorteadas as bolinhas e o mundo ficou sabendo a composição da fase de grupos do mundial. No sorteio realizado em Moscou foram definidos os grupos e o Brasil acabou parando no Grupo E e seus adversários na fase de grupos serão Suíça, Costa Rica e Sérvia.

Composição dos grupos da Copa do Mundo de 2018


No dia 17 de junho (15:00 - horário de Brasília) em Rostov a seleção de Tite estreia na Copa contra o time helvético. Famosa por adotar um irritante ferrolho defensivo a Suíça gosta de jogar fechado quando encara grandes seleções, que o digam os argentinos que sofreram nas oitavas da última Copa. O segundo jogo será no dia 22 (09:00) contra a Costa Rica em São Petersburgo. A equipe que chegou às quartas de final na última Copa é uma velha conhecida dos brasileiros e em Copas foram dois jogos e duas vitórias brasileiras. No dia 27 em Moscou (15:00) o Brasil encerra sua participação na primeira fase encarando a Sérvia, herdeira da antiga Iugoslávia. A seleção terá dois amistosos antes da convocação prevista para o começo de maio contra os anfitriões e contra os alemães numa prévia de um possível confronto na Copa. No fim de maio os convocados fazem o trabalho de preparação inicial em Teresópolis, viajam para Londres e só chegarão à Rússia faltando uma semana pra começar. A base da seleção ficará concentrada em Sóchi e o time viajará por quase 7 mil quilômetros durante a primeira fase. Se passar em primeiro do grupo poderá pegar logo de cara a Alemanha nas oitavas, só que para isso acontecer os alemães teriam de ficar em segundo. Se as duas seleções forem primeiras colocadas de seus grupos e avançarem só poderão se encontrar na final. A Copa do Mundo será aberta no dia 14 de junho com o duelo entre Rússia e Arábia Saudita em Moscou. É o duelo entre duas seleções de pior ranking da história.

E o Blog de knunes vai acompanhar tudo que vai acontecer antes e durante a Copa do Mundo. Antes da bola rolar vamos trazer a partir de abril um pacote especial apresentando as sedes e o raio - x das seleções. A história dos mundiais será contada de um jeito diferente comos personagens das 20 edições e assim que saírem os 23 jogadores que Tite irá convocar apresentaremos o perfil de cada um. Quando a bola rolar vamos trazer o relato das partidas e nos jogos do Brasil faremos a avaliação dos jogadores. Como em 2010 e 2014 vamos lançar um slogan que ficará na capa do site até o fim do torneio acreditando no hexa.

A Retrospectiva continua amanhã com o que de melhor aconteceu no mundo esportivo.

Postar um comentário

0 Comentários