Memória 2017: Quem nos deixou e as saudades

A Retrospectiva continua e o assunto de hoje é saudade. 2017 foi repleto de perdas em todas as áreas.

As perdas na música



Na música foram várias perdas. Uma delas foi a de Chuck Berry (18 de março), guitarrista americano autor de clássicos como Johnny be Goode e ídolo dos Beatles e Rolling Stones. Em 12 de fevereiro morria Al Jarreau, ganhador de sete prêmios Grammy, o Oscar da música, em 20 de julho Chester Bennington, vocalista da banda Linkin Park é encontrado morto dois meses depois da morte de Chris Cornell (17 de maio), vocalista da banda Audioslave, Fats Domino (25 de outubro), influenciador de Elvis Presley e dos Beatles, Tom Petty (2 de outubro), dono de uma das carreiras mais bem sucedidas do rock americano e Malcolm Young (18 de novembro),vocalista da banda de heavy metal ACDC.






No Brasil tivemos as perdas da cantora Loalwa Braz (19 de janeiro) que era vocalista da banda de lambada Kaoma que estourou no final dos anos 80, Jerry Adriani (23 de abril), ídolo da Jovem Guarda que sucumbiu a um câncer descoberto meses antes, Belchior (30 de abril), cantor e poeta cearense autor de clássicos da MPB como Apenas um rapaz latino americano e Como Nossos pais e nos últimos dez anos ninguém sabia do seu paradeiro, Almir Guineto (5 de maio), um dos sambistas que fundou o grupo Fundo de Quintal, Kid Vinil (19 de maio), amante fervoroso do rock e fez sucesso nos anos 80 com o grupo Magazine. Ele sofria de diabetes e teve uma parada cardíaca, Barros de Alencar (5 de junho), cantor e também radialista chegando a apresentar um programa de auditório nos anos 80 na TV Record, Wilson das Neves (26 de agosto), sambista que participou de 800 gravações com grandes nomes da MPB, Elson do Forrogode (1º de novembro), autor de Talismã, música que foi gravada pela dupla Leandro e Leonardo e que rendeu um disco de ouro e em 4 de agosto Luiz Melodia saía de cena. O cantor de sucessos como Juventude Transviada e Pérola Negra morre aos 66 anos vitimado por um câncer na medula.

O luto na televisão 




No começo do ano a TV perdia a atriz Vida Alves (3 de janeiro). Vida foi a primeira atriz a dar um beijo em uma novela. Em 28 de janeiro morria o assistente de palco Russo, famoso por ser auxiliar de Chacrinha e também de Xuxa durante muito tempo na Rede Globo. Em 10 de maio o ator Nelson Xavier morre aos 75 anos. Seus personagens de destaque foram o cangaceiro Lampião e no cinema no papel de Chico Xavier e em 17 de agosto o humor brasileiro ficou sem Paulo Silvino, autor de bordões que caíram na boca do povo com personagens lunáticos.





No dia 4 de setembro Rogéria saía de cena. Atriz, cantora, jurada, modelo e maquiadora Rogéria foi todas numa só e se considerava o primeiro travesti da família brasileira. No dia 5 de outubro Ruth Escobar morria aos 81 anos. A portuguesa que virou brasileira foi uma das mais notáveis personagens do teatro brasileiro e foi vítima do Mal de Alzheimer. Em 10 de novembro o câncer levou a atriz Márcia Cabrita aos 53 anos e que ficou conhecida pelo papel da empregada Neide Aparecida em Sai de Baixo, em 30 de novembro morria a atriz Ana Maria do Nascimento e Silva, no dia 10 de dezembro morria a atriz Eva Todor aos 98 anos. Eva nasceu na Hungria e veio para o Brasil após a Primeira Guerra Mundial. Atuou em novelas como Locomotivas (1977), Roque Santeiro, Partido Alto e seu último trabalho foi em Salve Jorge de 2012 e em 26 de dezembro morria a atriz Araci Cardoso aos 80 anos.

Silêncio no jornalismo




No jornalismo o ano foi de adeus para Jorge Bastos Moreno (14 de junho). O jornalista foi autor de furos que renderam dois Prêmios Esso e havia voltado a atuar no rádio com seu Moreno no Rádio na CBN. Carlos Chagas (26 de abril) acompanhou todos os passos da política brasileira desde a revolução de 1964 até o impeachment de Dilma no ano passado e ganhou um Prêmio Esso. No dia 29 de junho morria Paulo Nogueira, jornalista que passou pela redação das revistas Veja e Época e fundador do site independente Diário do Centro do Mundo. Arthur Almeida (24 de julho) estava em férias quando passou mal e morreu. Ele era o apresentador do telejornal MG TV pela Globo Minas e era entusiasta pelo jornalismo comunitário. No mesmo dia morria o argentino Domingo Alzugaray que veio para o Brasil para fazer fotonovelas e fundou a Editora Três além de criar a semanal Istoé.

E ele cortou pro céu


Foram apenas quatro meses de batalha e no dia 16 de setembro o câncer levou Marcelo Rezende. Aos 65 anos saía de cena o jornalista que começou no esporte, passou pela revista Placar e chegou à televisão, primeiro na Globo onde mudou de área se especializando no jornalismo investigativo. Em 1997 revelou para o Brasil a truculência de policiais na Favela Naval, depois passou por Rede TV, Band e duas vezes pela Record, a última à frente do renovado Cidade Alerta onde deu um toque de humor ao dar apelidos divertidos aos jornalistas de sua equipe além de criar o bordão Corta pra mim.

Silêncio no set




No cinema as perdas mais marcantes foram as de Mary Tyler Moore (25 de janeiro), atriz americana conhecida por seu trabalho em séries como Mary Tyler Moore Show e Dick Van Dyke Show, Bill Paxton (27 de fevereiro), ator que participou de mais de 50 filmes e ganhador de um Emmy, Harry Dean Stanton (15 de setembro), ator americano que participou de filmes como Alien e Twin Peaks,  John G. Avdilsen (16 de junho), diretor que ganhou um Oscar com o filme Rocky, um lutador em 1977, John Hurt (27 de janeiro), ator que atuou em O Homem Elefante, Jonathan Demme (19 de abril), diretor do filme O Silêncio dos Inocentes, Roger Moore (23 de maio), ator inglês que foi o mais longevo a interpretar 007 nos filmes da série de James Bond, Adam West (10 de junho), o mais popular Batman já interpretado no seriado de TV na década de 60, Jeanne Moreau (31 de julho), atriz francesa que atuou em mais de 100 filmes, Tobe Hooper (27 de agosto), diretor da série de filmes de terror Poltergeist e Sam Shepard (30 de julho), ator e dramaturgo americano.


No dia 20 de agosto ficamos privados do humor de Jerry Lewis, o Rei da Comédia. Um dos maiores comediantes da história Lewis fez parceria com o ator Dean Martin e seus filmes viraram clássicos do gênero como O Bagunceiro Arrumadinho, O mensageiro trapalhão e o Professor Aloprado.

Fim de jogo na vida esportiva



Em janeiro morre no dia 20 Carlos Alberto Silva,ex- técnico da seleção entre 1987 e 1988 e treinando o Guarani foi campeão brasileiro em 1978. Em 3 de março morria o francês Raymond Kopa,um dos destaques da seleção francesa na Copa do Mundo de 1958, no dia 10 morria o ex- piloto John Surtees o único a ser campeão tanto na Fórmula 1 quanto nas motos. No dia 19 de abril morria o ex- jogador de futebol americano Aaron Hernandez. No dia 22 de maio morria o piloto americano Nicky Hayden,campeão da Moto GP em 2006. Em 23 de julho o ex- goleiro Waldir Peres, titular da seleção brasileira na Copa de 1982 morre vítima de ataque cardíaco fulminante. Dois ex- jogadores do Botafogo morreram em um espaço de dois dias: no dia 26 morria o ex- goleiro Max e no dia 27 o lateral Perivaldo que chegou a jogar na seleção brasileira.

Luto na política





No dia 19 de janeiro um acidente com um jatinho matou Teori Zavascki que era o relator da Lava Jato. No dia 3 de fevereiro morria a ex - primeira dama Marisa Letícia, esposa do ex- presidente Lula devido a um AVC. Em 16 de junho morria Wilma Faria, ex- governadora do Rio Grande do Norte vítima de câncer. No dia 20 de julho morria Marco Aurélio Garcia, um dos fundadores do PT, em 12 de agosto morria Carlos Araújo, ex- marido da ex- presidente Dilma Rousseff. O ano foi repleto de perdas políticas no mundo. O português Mário Soares (7 de janeiro) foi fundador do Partido Socialista, presidente e duas vezes primeiro ministro de Portugal, Manuel Noriega (30 de maio) foi o homem forte do Panamá até ser derrubado numa invasão dos Estados Unidos em 1989. Ele foi acusado de cometer diversas atrocidades, Helmut Kohl (16 de junho), ex- premier alemão e primeiro chanceler após a reunificação da Alemanha em 1990 e Roger Pinto Molina (16 de agosto), senador boliviano que em 2013 buscou asilo político ao alegar perseguição do então presidente Evo Morales. Ele morreu em decorrência de um acidente aéreo no entorno de Brasília.

Letras em silêncio com as mortes na literatura e adeus nas artes plásticas



As perdas na literatura foram as de Antônio Cândido (12 de maio), crítico literário e autor do livro Formação da Literatura Brasileira, Ricardo Piglia (6 de janeiro), escritor argentino que ganhou dois prêmios de literatura no continente e Luiz Carlos Maciel (9 de dezembro), ícone da contracultura, fundador do Pasquim e que já passou pelo extinto Jornal do Brasil. Nas artes plásticas tivemos a morte de Franz Krajcberg (15 de novembro), artista nascido na Polônia e radicado no Brasil usou as obras de arte para lutar contra o desmatamento na Amazônia e a devastação das florestas brasileiras.





Outras mortes do ano: Totó Rinna (18 de novembro), mafioso italiano e líder da máfia da Sicília que foi condenado à prisão perpétua, Charles Manson (20 de novembro), criminoso que em 1969 cometeu um dos mais horrendos crimes do século XX ao ordenar a morte da atriz americana Sharon Tate, grávida de oito meses, Hugh Hefner (27 de setembro), criador da revista Playboy, sinônimo de revista masculina onde mulheres posavam nuas, Farah Jorge Farah (22 de setembro), médico que em 2003 matou e esquartejou a amante que era sua paciente e foi condenado à pena em regime fechado. Ele foi encontrado morto dentro de sua casa, o publicitário José Zaragoza (15 de maio) fundou a agência de publicidade DPZ, o estilista Ocimar Versolato (8 de dezembro), ele ficou conhecido ao assinar o figurino de Ney Matogrosso e ser o estilista do filme Tieta do Agreste e da socialite Carmen Mayrink Veiga (3 de dezembro), símbolo da elegância carioca e chegou a ser considerada uma das mulheres mais bem vestidas do mundo pela revista Vanity Fair.

A retrospectiva termina nesta sexta com as frases e as pessoas que foram destaque no ano.

Postar um comentário

1 Comentários

Fabio Maksymczuk disse…
Olá, tudo bem? Realmente, 2017 ficará marcado pela morte do Marcelo Rezende......Aproveito para desejar um ótimo Ano Novo! Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net