O Mês em Resumo: Cariocas assistem a degradação do poder, Corinthians é hepta e a América aos pés do Imortal

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos do mês de novembro.




Um ano depois da prisão de Sérgio Cabral o Rio de Janeiro assiste à degradação administrativa que assola o estado e os governadores que assumiram o estado desde 1998 estão no xilindró. No dia 14 Jorge Picciani e mais dois deputados estaduais são presos, suspeitos de receberem propinas de empresas de transporte coletivo, dois dias depois os deputados da ALERJ decidiram soltar Picciani, mas não parou por aí. No dia 22 o casal Garotinho é preso sob acusação de financiamento ilegal de campanha, o popular Caixa 2. Anthony Garotinho mentiu ao dizer que foi agredido na prisão e como castigo é transferido para a penitenciária de segurança máxima de Bangu 8, no dia seguinte era a vez de Adriana Ancelmo, mulher de Cabral ir para a prisão de Benfica. No dia 29 Rosinha Matheus sai do complexo de Benfica e usará tornozeleira eletrônica.

O PSDB anuncia sua saída da base aliada do governo de Michel Temer. O partido tucano decide deixar o governo e com isso abre caminho para que o governador de São Paulo Geraldo Alckmin que será o novo presidente do partido seja o candidato do partido na próxima eleição presidencial.


Falando em eleição presidencial o apresentador Luciano Huck anuncia que não será candidato à presidente. Huck chegou a ser avaliado positivamente em uma pesquisa divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo e abriu mão de entrar pra política.


O presidente Temer se submete à um cateterismo para obstruir três artérias coronárias que estavam com 90% de bloqueio. A operação foi um sucesso e Temer teve alta no dia 27.


Na Polícia Federal o delegado Fernando Segóvia assume o posto de diretor geral da entidade em substituição à Leandro Daiello.



Em Alexânia um novo caso de tiroteio dentro de uma escola termina em nova morte. Rafaela Noviske de 16 anos é morta por Mizael Olair. Ele tentava um relacionamento com a moça que por sua vez recusou e gerou o ódio de Mizael que atirou e foi preso junto de outro comparsa.


Um vídeo divulgado nas redes sociais faz com que William Waack seja afastado do comando do Jornal da Globo. No vídeo Waack falou palavras supostamente racistas durante a cobertura da eleição presidencial americana do ano passado.


No Texas um atirador matou 26 pessoas dentro de uma igreja e é morto pela polícia. O caso é o segundo registrado neste ano e acontece um mês depois que 59 pessoas foram mortas em Las Vegas.


Em Lisboa a brasileira Ivanice Carvalho da Costa é morta pela polícia durante uma perseguição policial.


Drama no mar. O submarino San Juan desaparece no mar da Patagônia com 44 tripulantes à bordo. Há suspeita de que explodiu no mar.


Fim de uma era no Zimbábue. O ditador Robert Mugabe renuncia à presidência depois que militares tomaram o poder. O vice Emmerson Mnangagwa assume o poder e decreta eleições gerais para 2018. Mugabe governou o país com mãos de ferro desde 1980 numa das mais longevas ditaduras do mundo.


No Egito um atentado à uma mesquita mata 305 pessoas. Insurgentes invadiram e abriram fogo contra os fiéis. Ninguém assume a autoria dos ataques.


Numa temporada feita na base da superação Martin Truex Jr é o campeão da NASCAR Monster Energy Series ao vencer em Homestead a decisão do campeonato. Truex obteve oito vitórias no ano. Na World Series Pietro Fittipaldi se torna campeão e no WEC Bruno Senna fica com o título mundial.


Em novembro foram definidas as 32 seleções que vão pra copa da Rússia e a grande surpresa é a eliminação da Itália que não vai pra Copa ao ser eliminada pela Suécia na repescagem europeia. A Azzurra não ficava de fora de um mundial desde 1958 na Suécia.


O Internacional consegue seu retorno à Série A, mas o título da Série B foi do América Mineiro.


O atacante peruano Paolo Guerrero é flagrado no antidoping com o uso de metabólico da cocaína e jogo das eliminatórias sul americanas e suspenso preventivamente por 30 dias.



O Corinthians é heptacampeão brasileiro. O Timão ratificou a conquista no dia 15 vencendo o Fluminense de virada. A equipe que no começo do ano era a quarta força termina 2017 com dois títulos e desde a implantação do formato de pontos corridos se tornou o maior vencedor nesse formato em 2003.


E a América se tornou azul. O Grêmio se sagra tricampeão da Copa Libertadores vencendo os dois jogos contra o Lanús da Argentina. A equipe gaúcha se iguala ao Santos e ao São Paulo na galeria dos times brasileiros tricampeões continentais. Renato Gaúcho se torna o primeiro brasileiro a ser campeão como jogador e como técnico.


A atriz Márcia Cabrita lutava contra um câncer descoberto em 2010 e morre no dia 10 aos 53 anos. Ela ficou conhecida em todo país por sua atuação no humorístico Sai de Baixo nos anos 90 como a doméstica Neide Aparecida.


O artista plástico Frans Krajcberg usou a natureza em suas obras ao transformar resíduos em materiais para suas obras defendendo o meio ambiente. Krajcberg morre no dia 15 aos 96 anos.


O mafioso Salvatore "Totó" Rina era o mais sanguinário chefe da máfia italiana e ordenou mais de 150 assassinatos durante 20 anos. Totó Rina morre no dia 17 aos 87 anos vitimado por um câncer.


Charles Manson ficou conhecido ao liderar uma gangue que em 1969 cometeu um dos crimes mais horrendos do século 20 ao matar a atriz Sharon Tate que estava grávida de oito meses. Condenado à prisão perpétua Manson morre no dia 20 aos 83 anos.

Outros mortos do mês: Malcolm Young, músico e um dos fundadores da banda de heavy metal AC/DC (18 de novembro), Azzedine Alaiá, estilista que criou tendências para a moda (19 de novembro), Gonzaga Blota, ator e diretor de várias novelas de sucesso da Rede Globo entre as décadas de 70 e 80 (19 de novembro) e David Cassidy, ator e cantor que fez sucesso com o seriado A Família Dó Ré Mi na década de 70 (24 de novembro).

O quadro retorna em dezembro.

Postar um comentário

0 Comentários