O Mês em Resumo: Temer se salva de novo, drama nas escolas brasileiras, o maior tiroteio da história americana, o fim da era Nuzman no COB e o tetra de Lewis Hamilton

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos marcantes do mês de outubro.


Depois de escapar da primeira denúncia o presidente Michel Temer voltou a escapar de ser denunciado, desta vez por organização criminosa e obstrução de justiça. A denúncia apresentada pelo ex- procurador geral Rodrigo Janot foi rejeitada primeiro na CCJ e depois pelos deputados que aprovaram o parecer do relator Bonifácio de Andrada que sugeria o arquivamento da denúncia. Foram 251 votos à favor do arquivamento, mesmo assim o presidente perdeu apoio político.


Ao mesmo tempo no dia da sessão do Congresso o presidente foi internado com desconforto urológico, foi internado pra uma pequena cirurgia na próstata, mas já está recuperado.


O Senado anulou a decisão do STF que afastava Aécio Neves do mandato e com 44 votos à favor Aécio voltou a exercer o mandato de senador.


O ex- ativista político Cesare Battisti foi solto depois de ser detido ao tentar ir à Bolívia com mais de R$ 10 mil não declarados. Cesare Battisti está no Brasil desde 2004 e foi condenado por terrorismo na Itália. O governo italiano quer sua extradição, mas Battisti foi anistiado em 2010 pelo ex- presidente Lula.



Outubro ficará marcado como o mês em que houve dois atentados contra a educação e as crianças brasileiras. No dia 5 o vigia Damião Soares dos Santos ateou fogo em uma creche infantil em Janaúba, cidade do interior de Minas Gerais matando 10 crianças. A policia mineira afirmou que ele premeditou o crime. No dia 20 no Colégio Goyazes num bairro de classe média alta em Goiânia um adolescente de 14 anos usou a arma dos pais e atirou contra as crianças dentro da sala de aula. Dois jovens morreram. Ele alegou ter sido alvo de bullying e justificou o ato. O adolescente foi recolhido para um internato de 45 dias.


No Rio de Janeiro a guerra entre favelas fez mais uma vítima. A turista espanhola Maria Esperanza morre atingida por um tiro de fuzil disparado por um PM que fazia o bloqueio na comunidade da Rocinha. Ao mesmo tempo o comandante da PM carioca é morto à tiros elevando para 113 o número de policiais mortos só este ano no estado.


Os Estados Unidos voltam a sofrer com tiroteios. Na madrugada do dia 2 de outubro um aposentado de 64 anos abriu fogo do alto do hotel Mandalay Bay em Las Vegas e matou 59 pessoas nesse que é o maior atentado à tiros da história. Ele acabaria sendo morto pela polícia.



Na Espanha a agitação por causa da tentativa de independência da Catalunha termina com a deposição do governo catalão. No dia 1º referendo aprovava a independência do país, mas no dia 27 o primeiro ministro Mariano Rajoy destituiu o presidente Carles Puidgemont e convocou eleições para o dia 21 de dezembro.


Na Somália mais de 300 pessoas morrem em um atentado terrorista ocasionado pela explosão de dois caminhões bomba em uma área movimentada no centro de Mogadíscio, capital somali. Nenhum grupo assumiu a autoria dos ataques.


A crise hídrica em Brasília chega à níveis críticos. Os reservatórios chegam à índices preocupantes e a falta das chuvas obriga o governo a realizar racionamento de dois dias na região norte do DF.


Na Chapada dos Veadeiros o fogo destrói 1/4 da área no maior incêndio da história. Os focos de incêndio começaram no dia 10 e bombeiros e voluntários se uniram para conter o avanço das chamas.


Carlos Arthur Nuzman, o ex- presidente do COB foi preso por suspeita de participação no esquema de compra de votos na escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos do ano passado. Nuzman e o diretor do Comitê Organizador Leonardo Gryner foram presos e depois soltos. Nuzman renunciou ao mandato no dia 11 e o COI suspendeu temporariamente o COB. Paulo Wanderley, ex- presidente da Confederação Brasileira de Judô assume o cargo.


O português Cristiano Ronaldo leva pela quinta vez o prêmio de melhor jogador do mundo da FIFA se igualando à Lionel Messi. Nos últimos dez anos os dois jogadores vem sendo os bichos papões do prêmio. O brasileiro Neymar foi o terceiro colocado.


A FIFA reconheceu os títulos da Copa Intercontinental que foi disputada entre 1960 e 2004 antes da adoção do Mundial de Clubes em 2005. O confronto entre os campeões da Libertadores e da Champions League antigamente era disputado em jogos de ida e volta e depois em jogo único no Japão. Com isso ficam oficialmente reconhecidos os títulos do Santos de Pelé (1962 e 1963), do Flamengo de Zico (1981), do Grêmio de Renato Gaúcho (1983) e do São Paulo de Raí e Telê Santana (1992 e 1993).


O inglês Lewis Hamilton conquista por antecipação o tetracampeonato mundial de Fórmula 1 com o nono lugar no GP do México e se junta à Alain Prost e Sebastian Vettel na galeria dos pilotos tetracampeões estando à um de igualar Juan Manuel Fangio e a três de igualar o alemão Michael Schumacher.

Ruth Escobar em foto de 1999 (Foto: Kathia Tamanaha/Estadão Conteúdo/Arquivo)

Atriz e produtora cultural Ruth Escobar foi uma das mais importantes artistas que trabalhou pelo desenvolvimento do teatro brasileiro ao fundar a companhia Novo Teatro e também foi deputada estadual tendo como bandeira o feminismo. Sofrendo do Mal de Alzheimer Ruth Escobar morre no dia 5 aos 81 anos.

O quadro volta em novembro.

Postar um comentário

0 Comentários