O mês em resumo: Temer sobrevive, duplo naufrágio mata mais de 40, o terror mancha Barcelona e Neymar vira o mais caro jogador da história

O quadro O Mês em resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de agosto.


O presidente Michel Temer usou a máquina do governo e graças ao apoio dos deputados conseguiu escapar de perder o cargo. Os deputados se reuniram no dia 2 e depois de 13 horas de sessão barraram a denúncia de corrupção passiva pedida pela procuradoria geral. Para obter maioria o governo distribuiu cargos e verbas para garantir o arquivamento. Foram 263 votos à favor do presidente contra 227 que pediam o avanço das investigações.



Em agosto dois naufrágios em 48 horas deixaram mais de 40 mortes nos mares do Brasil. No dia 22 um barco clandestino deixou 21 pessoas mortas, um dia depois na Baía de todos os santos 23 pessoas morreram quando a embarcação tombou. Numa das cenas mais impactantes um bebê de seis meses foi reanimado, mas não resistiu e morreu.

O Rio de Janeiro vive um estado de guerra e registra 100 mortes no ano. A média de mortes é de três por semana.


Na Venezuela o grupo de Nicolás Maduro assumiu a Assembleia Constituinte endurecendo cada vez mais a repressão e por conta disso o país foi suspenso do Mercosul.


Em Charlottesville na Virgínia os conflitos raciais deixaram uma pessoa morta expondo a onda de violência entre negros e brancos.



Depois de Londres, Madri e Nice foi a vez de Barcelona sofrer com o terror. Na tarde do dia 17 uma van em alta velocidade invade o centro turístico, mais precisamente nas Ramblas matando 13 pessoas. O suspeito de dirigir o veículo acabaria sendo morto dias depois pela polícia espanhola.


Harvey causa tormenta aos americanos. O furacão foi rebaixado à tempestade tropical e já deixou 39 mortos e centenas de desabrigados nos estados do Texas e da Louisiana.


O jogador Neymar troca o Barcelona pelo Paris Saint Germain que pagou R$ 824 milhões para ter o jogador que foi apresentado em clima de festa em Paris. A transação é a mais cara da história.


Usain Bolt se despediu das pistas de uma forma inesperada. Ele sentiu cãibras e não completou o revezamento 4 x 100 durante o mundial de atletismo de Londres. Bolt ficou com o bronze nos 100 m na prova vencida por Justin Gathlin.


Um dos grandes nomes da MPB, o cantor e compositor Luiz Melodia é o autor de clássicos como Pérola Negra imortalizada na voz de Gal Costa, Juventude Transviada e Estácio Holly Estácio. O cantor lutava contra um câncer na medula óssea, mas não resistiu à quimioterapia e morreu no dia 4 aos 66 anos.


Criador de bordões que caíram na boca do povo o ator Paulo Silvino fez carreira fazendo humor e esteve em programas humorísticos como Faça Humor, não faça guerra, Satiricom, Viva o Gordo e sua eterna parceria com Jô Soares e Zorra e os personagens de sucesso foram o policial Fonseca, Olegário Carnaval e o porteiro Severino. Paulo Silvino morre no dia 17 aos 78 anos vítima de complicações causadas por um câncer no estômago descoberto há pouco mais de um ano.


Um dos maiores comediantes da história do cinema o americano Jerry Lewis fez grande sucesso com seu humor pastelão e a parceria com o ator Dean Martin e atuaram juntos em vários longas. Dentre os filmes de sucesso destacam - se O Mensageiro Trapalhão, Farra dos Malandros, O Bagunceiro Arrumadinho e O Professor Aloprado que ganhou uma refilmagem nos anos 90 com Eddie Murphy. Jerry Lewis morre no dia 20 aos 91 anos de causas naturais deixando órfãos milhares de fãs.


O sambista Wilson das Neves esteve presente em mais de 800 discos e gravou ao lado de grandes nomes da nossa MPB como Elza Soares, Roberto Carlos e Elis Regina além de ser baterista de Chico Buarque. Wilson morre no dia 26 aos 81 anos depois de lutar contra um câncer.

Outras mortes do mês: Miguel Angel Nieto (3 de agosto) 13 vezes campeão mundial de motovelocidade,  o cavalo Baloubet du Rouet (5 de agosto), montaria usada pelo cavaleiro Rodrigo Pessoa e que foi campeão olímpico em Atenas e tricampeão da Copa do Mundo, mas que ficou marcado pelo refugo em um obstáculo que tirou a medalha de ouro nos Jogos de Sydney em 2000, Carlos Araújo (12 de agosto), ex - marido da ex - presidente Dilma Rousseff, Alvaro de Moya (14 de agosto), um dos pioneiros da TV brasileira, Roger Pinto Molina (16 de agosto), ex- senador boliviano que morreu em acidente aéreo, Cesar Mata Pires (22 de agosto), fundador da empreiteira OAS e Tobe Hooper (27 de agosto), cineasta americano e diretor dos filmes Poltergeist e O Massacre da Serra Elétrica.

O quadro retorna em setembro.

Postar um comentário

0 Comentários